2024
Enfermagem Médico-cirúrgica
Nome: Enfermagem Médico-cirúrgica
Cód.: ENF14441L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Enfermagem
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Através da Unidade Curricular pretende-se desenvolver conhecimentos e competências que permitam incrementar o processo de cuidados à pessoa em situação de doença, aguda ou crónica, do foro médico-cirúrgico.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivo:Desenvolver conhecimentos e competências que permitam incrementar o processo de cuidados à pessoa em situação de doença, aguda ou crónica, do foro médico-cirúrgico.
Competências: Compreende as referências concetuais do processo de cuidados à pessoa em situação de doença, aguda ou crónica, do foro médico-cirúrgico; Demonstra conhecimentos e competências de avaliação diagnóstica e planeamento de cuidados a pessoas em situação de doença, aguda ou crónica, do foro médico-cirúrgico; Demonstra conhecimentos e competências sobre técnicas de intervenção terapêutica e avaliação de resultados em saúde a pessoas em situação de doença, aguda ou crónica, do foro médico-cirúrgico; Demonstra conhecimento de medidas imediatas de suporte básico de vida e interpreta situações de crise e catástrofe; Demonstra conhecimento para capacitar pessoas/famílias/grupos a adotar estilos de vida saudáveis e cuidados pessoais, com base nos conhecimentos e aptidões; Demonstra competências metacognitivas
Competências: Compreende as referências concetuais do processo de cuidados à pessoa em situação de doença, aguda ou crónica, do foro médico-cirúrgico; Demonstra conhecimentos e competências de avaliação diagnóstica e planeamento de cuidados a pessoas em situação de doença, aguda ou crónica, do foro médico-cirúrgico; Demonstra conhecimentos e competências sobre técnicas de intervenção terapêutica e avaliação de resultados em saúde a pessoas em situação de doença, aguda ou crónica, do foro médico-cirúrgico; Demonstra conhecimento de medidas imediatas de suporte básico de vida e interpreta situações de crise e catástrofe; Demonstra conhecimento para capacitar pessoas/famílias/grupos a adotar estilos de vida saudáveis e cuidados pessoais, com base nos conhecimentos e aptidões; Demonstra competências metacognitivas
Conteúdos Programáticos
Referências concetuais essenciais ao processo de cuidados à pessoa em situação de doença, aguda ou crónica, do foro médico-cirúrgico
Teorias: Autocuidado na Doença Crónica; transição de Meleis; médio alcance de Lopes; autogestão da doença crónica
Avaliação diagnóstica, planeamento, identificação de instrumentos de intervenção e de avaliação de resultados nas seguintes situações de doença aguda e crónica: A Pessoa em situação de doença: cardiovascular; renal; endócrina e metabólica; gastrointestinal; neurológica; oncológica; intoxicação e intervenção cirúrgica; SBV+DAE; Autocuidado na promoção da saúde; prevenção de risco; gestão da doença e cuidado terapêutico
Treino de: Organização e interpretação dos dados recolhidos de acordo com os modelos teóricos, conhecimento científico e taxonomias; utilização de instrumentos de avaliação; planeamento, prescrição de intervenções e avaliação de resultados; Treino: instrumentos de intervenção terapêutica e de competências metacognitivas
Teorias: Autocuidado na Doença Crónica; transição de Meleis; médio alcance de Lopes; autogestão da doença crónica
Avaliação diagnóstica, planeamento, identificação de instrumentos de intervenção e de avaliação de resultados nas seguintes situações de doença aguda e crónica: A Pessoa em situação de doença: cardiovascular; renal; endócrina e metabólica; gastrointestinal; neurológica; oncológica; intoxicação e intervenção cirúrgica; SBV+DAE; Autocuidado na promoção da saúde; prevenção de risco; gestão da doença e cuidado terapêutico
Treino de: Organização e interpretação dos dados recolhidos de acordo com os modelos teóricos, conhecimento científico e taxonomias; utilização de instrumentos de avaliação; planeamento, prescrição de intervenções e avaliação de resultados; Treino: instrumentos de intervenção terapêutica e de competências metacognitivas
Métodos de Ensino
No contexto desta UC pretende-se que o ensino dê particular ênfase aos objetivos e às capacidades que promovem a autonomia intelectual do estudante, a capacidade de refletir, resolver problemas, comunicar, trabalhar em equipa, liderar, inovar e de se adaptar à mudança. Prevê-se a discussão com os estudantes a fim de se encontrar a forma de implementação de metodologias de ensino e de aprendizagem mais ativas e cooperativas. Pretendendo-se desenvolver um ensino que incentive a reflexão e que valorize processos de natureza cognitiva e interpessoal, defendendo-se a aquisição de conceitos, a resolução de problemas, a pesquisa e os trabalhos práticos.
Nas aulas de práticas laboratoriais simulam-se ambientes de prática clínica, com um acompanhamento individual dos estudantes. Na componente teórica prevemos a realização de dois momentos de avaliação periódica, com nota mínima de 8 valores e a avaliação contínua em práticas laboratoriais, com nota mínima de 9,5 val.
Nas aulas de práticas laboratoriais simulam-se ambientes de prática clínica, com um acompanhamento individual dos estudantes. Na componente teórica prevemos a realização de dois momentos de avaliação periódica, com nota mínima de 8 valores e a avaliação contínua em práticas laboratoriais, com nota mínima de 9,5 val.
Bibliografia
- Butcher, H.K., Bulechek, G.M., Dochterman, J.M., & Wagner, C.M. (2018). Nursing Interventions classification. 7th Ed. Missouri: Elsevier Health Sciences
- Coimbra, N. et al. (2021). Enfermagem de Urgência e Emergência. LIDEL edições técnicas, Lda.
- Lopes, M. J. (2006). A relação enfermeiro-doente como intervenção terapêutica: proposta de uma teoria de médio alcance. Formasau.
- Herdman, H.T., & Kamitsuru, S. editors. (2018). NANDA international nursing diagnoses: definitions & classification 2018-2020. 11th Ed. New York: Thieme Publishers
- Moorhead, S., Johnson, M., Maas, M.L., & Swanson, E. (2018) Nursing Outcomes Classification (NOC): Measurement of Health Outcomes. 6th Ed. Missouri: Elsevier Health Sciences
- Phipps, W. et al. (2010). Enfermagem médico-cirúrgica: Perspetivas de saúde doença, 8ª ed. Loures: Lusodidacta.
- Marques-Vieira, C. et al. (2021). Cuidados de enfermagem à pessoa com doença aguda. Loures: Lusodidacta
- Coimbra, N. et al. (2021). Enfermagem de Urgência e Emergência. LIDEL edições técnicas, Lda.
- Lopes, M. J. (2006). A relação enfermeiro-doente como intervenção terapêutica: proposta de uma teoria de médio alcance. Formasau.
- Herdman, H.T., & Kamitsuru, S. editors. (2018). NANDA international nursing diagnoses: definitions & classification 2018-2020. 11th Ed. New York: Thieme Publishers
- Moorhead, S., Johnson, M., Maas, M.L., & Swanson, E. (2018) Nursing Outcomes Classification (NOC): Measurement of Health Outcomes. 6th Ed. Missouri: Elsevier Health Sciences
- Phipps, W. et al. (2010). Enfermagem médico-cirúrgica: Perspetivas de saúde doença, 8ª ed. Loures: Lusodidacta.
- Marques-Vieira, C. et al. (2021). Cuidados de enfermagem à pessoa com doença aguda. Loures: Lusodidacta