2025

Enfermagem de Reabilitação

Nome: Enfermagem de Reabilitação
Cód.: ENF14439L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A Unidade Curricular pretende conduzir o estudante à compreensão do processo de reabilitação na perturbação da saúde do adulto e do idoso

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos
- Compreender o processo de reabilitação na perturbação da saúde do adulto e do idoso
- Compreender os princípios na mecânica corporal aplicada ao contexto de cuidados
- Compreender as perturbações do processo de saúde-doença do Idoso (geriatria)
- Compreender os cuidados de enfermagem aos adultos e idosos com doença aguda e crónica, de
âmbito médico
- Compreender os cuidados de enfermagem aos adultos e idosos com lesões traumáticas musculo esqueléticas.
Competências:
-Revela conhecimento e compreensão sobre as situações de saúde-doença do âmbito médico que afetam adultos e idosos.
-Aplica conhecimentos e compreende sobre situações simuladas em laboratório
-Realiza julgamentos e toma decisões, com ajuda, em contexto de prática simulada.
- Comunica opiniões e ideias sobre situações em apreço usando a metodologia de processo de enfermagem
- Revela capacidade de autoaprendizagem pela leitura, análise de textos.

Conteúdos Programáticos

1 - Introdução aos aspetos conceptuais da Enfermagem de Reabilitação.
2- Princípios da Mecânica corporal aplicados ao contexto dos cuidados
3-Experiência de doença e envelhecimento
4- Cuidados de enfermagem em situações específicas de saúde-doença de âmbito médico (área respiratória que afetam os adultos e idosos (Avaliação Focos, Diagnósticos e Intervenções)
5- Cuidados de enfermagem em situações especificas de saúde-doença de âmbito médico (área neurológica) que afetam os adultos e idosos (Avaliação, Focos, Diagnósticos e Intervenções)
6- Cuidados de enfermagem em situações especificas de doença ou lesões musculo esqueléticas que afetam os adultos e idosos (Avaliação Focos, Diagnósticos e Intervenções)
7- Promoção do autocuidado e os recursos da comunidade de apoio à reabilitação (continuidade de cuidados)
8 - A problemática da Incapacidade e da deficiência- Classificação Internacional da Funcionalidade.
9 – Princípios gerais de radiologia.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino centradas nos estudantes promovem/facilitam o desenvolvimento de competências. A componente teórica decorre em sala de aula com metodologias de aprendizagem colaborativa, atividades de Case Based Learning (CBL), e flipped classroom, no âmbito de cada módulo temático.
A componente de práticas laboratoriais é desenvolvida em laboratórios com equipamentos de simulação de baixa e média fidelidade. A metodologia de práticas laboratoriais é a simulação com vista ao desenvolvimento do raciocínio clinico, da capacidade de decisão e da confiança. São utilizados os níveis SimZone 0 (treino de habilidades fundamentais com feedback diretivo) e SimZone 1 (Transferência das habilidades para cenários simulados com feedback menos diretivo e debriefing).
As sessões teóricas são essenciais para a orientação dos estudantes nas sessões de simulação em laboratório. A simulação e as práticas orientadas pelos professores são alicerçadas nas conceções teóricas previamente adquiridas.

Avaliação

A avaliação teórica consiste na realização de duas provas individuais.
A avaliação prática é realizada através de duas provas, a classificação é apurada através de grelhas de observação que são previamente apresentadas aos estudantes e ficam disponíveis na área MOODLE da UC.
Para aprovação na componente teórica a média aritmética das duas provas tem de ser superior ou igual a 9,5 valores.
Para aprovação na componente prática ambas as provas têm de ter nota superior ou igual a 9,5 valores. Adicionalmente, para obter frequência na Unidade Curricular, o estudante deverá ter comparecido em, pelo menos, 75% das aulas de Práticas Laboratoriais lecionadas (Artigo 105.º- ponto1 do RAUE).
Os estudantes que não atingirem a classificação mínima ficam sujeitos a avaliação final, que pode incluir:
· Prova da Componente Teórica e/ou Prova da componente Prática
· Só têm acesso à prova de avaliação final da componente prática os estudantes que tenham frequentado pelo menos 75% das aulas de Práticas Laboratoriais.
Para aprovação na UC, o estudante deverá obter classificação mínima de 9,5 valores em cada uma das componentes de avaliação.
A classificação final é obtida pela média ponderada dos seguintes fatores: Avaliação da componente teórica*75% + Avaliação da componente prática laboratorial*25%.

Bibliografia

Reis, G., Bule, M. J., Sousa, L. M. M. d., Marques-Vieira, C., & Ribeiro, O. (2021). Enfermagem de Reabilitação na idade adulta e velhice. In Olga Ribeiro (Ed.), Enfermagem de reabilitação conceções e práticas (pp. 154-163).
Reis, G., & Bule, M. J. (2017). Capacitação e Atividade de Vida. In C. Marques-Vieira & L. Sousa (Eds.), Cuidados de Enfermagem de Reabilitação ao longo da Vida (1ª ed., pp. 57-66). Loures: Lusodidacta.
Reis, G., Bule, M. J., & Martins, M. M. (2021). Refletir sobre os cuidados às famílias em situação de doença aguda. In C. Marques-Vieira, L. Sousa, & C. L. Baixinho (Eds.), Cuidados de Enfermagem à Pessoa com doença aguda (1ª ed., pp. 183-196). Loures: Sabook-Lusodidacta.
Stone, E. L. (2021). Best practices in nursing, an issue of nursing clinics. Elsevier.
Tyerman, J., Cobbett, S., Harding, M., Kwong, J., Roberts, D., Hagler, D., & Reinisch, C. (2022). Lewis's Medical- Surgical Nursing in Canada: Assessement and management of clinical problems (5 ed.). Elsevier.