2024

Cuidados Paliativos e Cuidados Continuados Integrados

Nome: Cuidados Paliativos e Cuidados Continuados Integrados
Cód.: ENF14437L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Desenvolver conhecimento e capacitar para a compreensão da Enfermagem de Cuidados Paliativos.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivo:
- Desenvolver conhecimento e capacitar para a compreensão sobre a informação a recolher, de modo a emitir juízo clínico que permite avaliação diagnóstica.
- Planear a intervenção e avaliação de resultados em enfermagem, face à pessoa/família em cuidados paliativos e em continuidade de cuidados integrados

Competências:
- Conhece Focos de Enfermagem face à pessoa em cuidados paliativos e na integridade de cuidados;
- Analisa os dados necessários para conseguir elaborar Diagnósticos de Enfermagem;
- Seleciona intervenções de acordo com a avaliação diagnóstica, tendo em conta os princípios da defesa da liberdade da pessoa, na sua dignidade humana e qualidade de vida.
- Identifica recursos para a intervenção
- Demonstra conhecimento para capacitar doente/família para a gestão de autocuidado, emoções e perdas, com base nos conhecimentos e aptidões
- Revela competências de autoaprendizagem e utiliza a evidência disponível na resposta aos cuidados centrados na pessoa/família.

Conteúdos Programáticos

- Enfermagem de Cuidados Paliativos.
- Conceito, filosofia, valores e princípios Éticos e técnico científicos da Intervenção.
- Aspetos da evolução histórica
- O Modelo da Preservação da Dignidade
- Diagnósticos resultados e intervenções: Cuidados Paliativos para uma morte digna
- Dignidade – Repertório de conservação
- PLANO ESTRATÉGICO PARA O DESENVOLVIMENTO DOS CUIDADOS PALIATIVOS
- RNCCI: - Objetivos e Princípios base da rede; Unidades de cuidados em Internamento; Unidades de cuidados em Domicilio.

Métodos de Ensino

Considerando a natureza dos conteúdos prevê-se a tipologia de aulas teóricas com recurso ao método expositivo e interativo. Aulas teórico-práticas, com recurso a grupos de trabalho, aprendizagem com base na resolução de problemas; Problem - Based Learning (PBL); análise crítico-reflexiva; técnica de role-playing, análise de casos clínicos e labirinto de ações.

Avaliação

A avaliação será contínua, mediante a análise de casos clínicos e prova individual de conhecimentos, resultando numa média de conhecimentos teóricos e teórico-práticos.

NF= (Frequência + Trabalho de Grupo):2=x

Bibliografia

- Bico, I., Afonso, A., Sousa, L., Bule, M. J., & Lopes, M. J. (2024). Empowering Cancer Patients with Self-Care and Pain Management Skills: A Quasi-Experimental Study. Pain Management Nursing.
- Wallerstedt, B., Benzein, E., Schildmeijer, K., & Sandgren, A. (2019). What is palliative care? Perceptions of healthcare professionals. Scandinavian journal of caring sciences, 33(1), 77-84.
- Saunders, S., Killackey, T., Kurahashi, A., Walsh, C., Wentlandt, K., Lovrics, E., ... & Wong, S. (2019). Palliative care transitions from acute care to community-based care—a systematic review. Journal of pain and symptom management, 58(4), 721-734.
-Resolução da Assembleia da República n.º 5/2017- Diário da República, 1.ª série — N.º 3 — 4 de janeiro de 2017