2024
Estágio em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica com Relatório
Nome: Estágio em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica com Relatório
Cód.: ENF14539M
30 ECTS
Duração: 15 semanas/810 horas
Área Científica:
Enfermagem
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivo de aprendizagem: desenvolver competências de avaliação diagnóstica, planeamento, prestação e avaliação de cuidados especializados em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica, a pessoas e famílias, grupos e/ou comunidade
Competências
Desenvolve as atividades previstas no projeto de estágio, centrando-se no processo de cuidados
Assume a coordenação do processo de cuidados e discute-o com a equipa
Realiza todas as etapas do processo de enfermagem, utilizando instrumentos de diagnóstico e avaliação considerados adequados, tendo em conta os contextos
Delega e supervisiona os cuidados prestados pelos enfermeiros generalistas
Faz uma análise e reflexão crítica do processo de desenvolvimento de competências especializadas na prática clínica
Justifica as escolhas com base na teorização e na evidência científica
Elabora o relatório que corresponda aos requisitos exigidos para provas públicas
Competências
Desenvolve as atividades previstas no projeto de estágio, centrando-se no processo de cuidados
Assume a coordenação do processo de cuidados e discute-o com a equipa
Realiza todas as etapas do processo de enfermagem, utilizando instrumentos de diagnóstico e avaliação considerados adequados, tendo em conta os contextos
Delega e supervisiona os cuidados prestados pelos enfermeiros generalistas
Faz uma análise e reflexão crítica do processo de desenvolvimento de competências especializadas na prática clínica
Justifica as escolhas com base na teorização e na evidência científica
Elabora o relatório que corresponda aos requisitos exigidos para provas públicas
Conteúdos Programáticos
Aplicação na prática clínica de instrumentos de diagnóstico e avaliação de cuidados de enfermagem especializados em saúde mental e psiquiátrica, à pessoa e família, tendo em conta os diferentes contextos, e sua consequente avaliação;
Processo de cuidados à pessoa com perturbação mental ou em risco de a desenvolver, família, grupo ou comunidade, em contexto de internamento de doentes em fase de descompensação clínica aguda (adultos) e/ou contexto de comunidade e/ou contexto de respostas diferenciadas, conforme planeamento do projeto de estágio;
Processo de gestão e liderança de cuidados.
Justificação das escolhas, com base na teorização e na evidência científica.
Além dos conteúdos clínicos o estudante é orientado individualmente para a redação de relatório com ligação à experiência do Estágio de Natureza Profissional devendo demonstrar a aquisição de Competências de escrita e comunicação científicas.
O total de horas da UC inclui 160 horas para Relatório
Processo de cuidados à pessoa com perturbação mental ou em risco de a desenvolver, família, grupo ou comunidade, em contexto de internamento de doentes em fase de descompensação clínica aguda (adultos) e/ou contexto de comunidade e/ou contexto de respostas diferenciadas, conforme planeamento do projeto de estágio;
Processo de gestão e liderança de cuidados.
Justificação das escolhas, com base na teorização e na evidência científica.
Além dos conteúdos clínicos o estudante é orientado individualmente para a redação de relatório com ligação à experiência do Estágio de Natureza Profissional devendo demonstrar a aquisição de Competências de escrita e comunicação científicas.
O total de horas da UC inclui 160 horas para Relatório
Métodos de Ensino
Prática clínica com pessoas e famílias, grupos e/ou comunidades com perturbação mental ou em risco de a desenvolver.
Os contextos estão definidos no projeto de estágio individual e têm uma ligação com o Estágio em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, estando ainda explicitados no relatório de estágio. No final deste estágio o estudante deverá ter efetuado pelo menos 175h de contacto no contexto de internamento de agudos, 175h de contacto no contexto de comunidade e 150h de contacto no contexto de respostas diferenciadas.
Supervisão clínica ? enfermeiro especialista em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica (ESMP) do contexto clínico.
Supervisão pedagógica ? docente da Escola ESMP que acompanha o estudante no projeto de estágio, em ambos os estágios e no relatório de estágio.
Os contextos estão definidos no projeto de estágio individual e têm uma ligação com o Estágio em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, estando ainda explicitados no relatório de estágio. No final deste estágio o estudante deverá ter efetuado pelo menos 175h de contacto no contexto de internamento de agudos, 175h de contacto no contexto de comunidade e 150h de contacto no contexto de respostas diferenciadas.
Supervisão clínica ? enfermeiro especialista em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica (ESMP) do contexto clínico.
Supervisão pedagógica ? docente da Escola ESMP que acompanha o estudante no projeto de estágio, em ambos os estágios e no relatório de estágio.
Avaliação
Avaliação final:
Componente Clínica: 50% (35% docente e orientador clínico + 15% estudante)
Relatório: 50%
Nota mínima admissível de 10 valores em cada componente.
A UC só fica concluída depois da discussão pública do Relatório.
Componente Clínica: 50% (35% docente e orientador clínico + 15% estudante)
Relatório: 50%
Nota mínima admissível de 10 valores em cada componente.
A UC só fica concluída depois da discussão pública do Relatório.
Bibliografia
American Psychiatric Association. (2014). DSM-5- Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais. (5a ed.). Climepsi Editores.
Cerejeira, J. e Saraiva, C. (2018). Psiquiatria Fundamental. Lidel. ISBN: 9789897520716
Pinho, L. G. et al (2021). Patient-Centered Care for Patients with Depression or Anxiety Disorder: An Integrative Review. Journal of Personalized Medicine. 11(8):776.
Pinho, L. G., Sequeira, C., Sampaio, F., Rocha, N. B., Ozaslan, Z. & Ferre?Grau, C. (2020). Assessing the efficacy and feasibility of providing metacognitive training for patients with schizophrenia by mental health nurses: a randomized controlled trial. Journal of Advanced Nursing.
Santos, J. C., & Cutcliffe, J. R. (Eds.). (2018). European Psychiatric/Mental Health Nursing in the 21st Century: A Person-Centred Evidence-Based Approach. Springer.
Sequeira, C. & Sampaio, F. (2020). Enfermagem em Saúde Mental diagnósticos e intervenções. Lidel Edições Técnicas, Lda.
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Pinho, L. G. et al (2021). Patient-Centered Care for Patients with Depression or Anxiety Disorder: An Integrative Review. Journal of Personalized Medicine. 11(8):776.
Pinho, L. G., Sequeira, C., Sampaio, F., Rocha, N. B., Ozaslan, Z. & Ferre?Grau, C. (2020). Assessing the efficacy and feasibility of providing metacognitive training for patients with schizophrenia by mental health nurses: a randomized controlled trial. Journal of Advanced Nursing.
Santos, J. C., & Cutcliffe, J. R. (Eds.). (2018). European Psychiatric/Mental Health Nursing in the 21st Century: A Person-Centred Evidence-Based Approach. Springer.
Sequeira, C. & Sampaio, F. (2020). Enfermagem em Saúde Mental diagnósticos e intervenções. Lidel Edições Técnicas, Lda.