2024
Anatomia Funcional e Atividade Humana
Nome: Anatomia Funcional e Atividade Humana
Cód.: ENF14500M
4 ECTS
Duração: 15 semanas/108 horas
Área Científica:
Ciências da Saúde
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Explicitar os fundamentos descritivos da anatomia funcional humana.
Aplicar os princípios da anatomia funcional na análise das atividades motoras.
Discriminar as referências da anatomia de superfície, no corpo humano.
Relacionar a atividade física com a saúde.
Analisar a relação do meio físico com a atividade humana (ergonomia).
Aplicar os princípios da anatomia funcional na análise das atividades motoras.
Discriminar as referências da anatomia de superfície, no corpo humano.
Relacionar a atividade física com a saúde.
Analisar a relação do meio físico com a atividade humana (ergonomia).
Conteúdos Programáticos
1- Anatomia funcional.
Movimentos articulares no esqueleto axial.
Movimentos articulares no esqueleto apendicular.
2 Ações musculares
Fisiologia da contração muscular.
Tipos de contração e de movimento.
Grupos funcionais.
Coordenação das funções musculares.
Força de alavanca no corpo humano.
3 Anatomia de superfície.
Referências ósseas, musculares e cutâneas da cabeça, tronco e membros.
4- Postura e marcha.
Avaliação da postura no plano frontal, sagital e transversal.
Ciclo da marcha.
Ações musculares no ciclo da marcha.
5 Atividade física e saúde.
Exercício físico em populações saudáveis.
6 Atividade humana e meio físico.
Conceito de ergonomia.
Posturas de trabalho.
Natureza das tarefas.
Movimentos articulares no esqueleto axial.
Movimentos articulares no esqueleto apendicular.
2 Ações musculares
Fisiologia da contração muscular.
Tipos de contração e de movimento.
Grupos funcionais.
Coordenação das funções musculares.
Força de alavanca no corpo humano.
3 Anatomia de superfície.
Referências ósseas, musculares e cutâneas da cabeça, tronco e membros.
4- Postura e marcha.
Avaliação da postura no plano frontal, sagital e transversal.
Ciclo da marcha.
Ações musculares no ciclo da marcha.
5 Atividade física e saúde.
Exercício físico em populações saudáveis.
6 Atividade humana e meio físico.
Conceito de ergonomia.
Posturas de trabalho.
Natureza das tarefas.
Métodos de Ensino
As metodologias visam produzir aprendizagens e tornar os estudantes autónomos nos processos de pesquisa e apropriação de conhecimentos. Associam-se estratégias de transmissão de conteúdos com discussão e análise dos temas propostos, articulando o conhecimento da anatomia funcional com a utilidade clinica e conceptual em enfermagem de reabilitação. Estratégias convergentes com o desenvolvimento de competências incluem pesquisas teóricas e debates em sala de aula. A orientação dos estudantes é centrada na análise das situações problema propostas. Competências de escrita e oralidade são desenvolvidas paralelamente com a aquisição de conhecimentos.
Avaliação
Os estudantes realizam uma prova individual cujo resultado define a classificação fina, na escala de 0-20 valores. Em conformidade com o Regulamento académico podem os estudantes optar pelo método de avaliação final.
Bibliografia
- Correia, J. (2016). Aparelho locomotor: Função neuromuscular e adaptações à atividade física (2 ed.). Cruz Quebrada: Faculdade de Motricidade Humana.
- Ferreira, A., Furtado, I., Neto, L. (2020). Anatomia Humana - Manual para Estudantes. (1ªed.). Estoril: PrimeBooks. ISBN 978-989-655-322-7
- Kapandji, A.(2019). The psysiology of the loints (7ª ed. Vol. 1,2,3). Pencaitland: Handspring Publishing.
- Neumann, D.(2018). Cinesiologia do aparelho músculoesquelético: Fundamentos para reabilitação (3ª ed). Rio de Janeiro: Elsevier.
- Pina, J. (2017). Anatomia Humana da Locomoção (5 ed). Lisboa: Lidel.
- Seeley, R., Stephens, T., & Tate, P. (2011). Anatomia e Fisiologia (8ªed). Loures: Lusodidacta
- Tortora, G., & Derrickson, B.(2016). Principios de anatomia e fisiologia (14ªed). Rio de Janeiro: Guanabara Koogan
- Yasuda, T. (2019). Field-Based Simplified Approach of Evaluating Knee Extensor Muscle Strength and Size in University Freshmen Women. Journal of Sport Rehabilitation, 28(5),398-401
- Ferreira, A., Furtado, I., Neto, L. (2020). Anatomia Humana - Manual para Estudantes. (1ªed.). Estoril: PrimeBooks. ISBN 978-989-655-322-7
- Kapandji, A.(2019). The psysiology of the loints (7ª ed. Vol. 1,2,3). Pencaitland: Handspring Publishing.
- Neumann, D.(2018). Cinesiologia do aparelho músculoesquelético: Fundamentos para reabilitação (3ª ed). Rio de Janeiro: Elsevier.
- Pina, J. (2017). Anatomia Humana da Locomoção (5 ed). Lisboa: Lidel.
- Seeley, R., Stephens, T., & Tate, P. (2011). Anatomia e Fisiologia (8ªed). Loures: Lusodidacta
- Tortora, G., & Derrickson, B.(2016). Principios de anatomia e fisiologia (14ªed). Rio de Janeiro: Guanabara Koogan
- Yasuda, T. (2019). Field-Based Simplified Approach of Evaluating Knee Extensor Muscle Strength and Size in University Freshmen Women. Journal of Sport Rehabilitation, 28(5),398-401
