2024

Referenciais Sociopolíticos e Epistemológicos

Nome: Referenciais Sociopolíticos e Epistemológicos
Cód.: ENF14494M
5 ECTS
Duração: 15 semanas/135 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

• Compreender os referenciais sociopolíticos e epistemológicos da enfermagem de saúde familiar;
• Aprofundar conhecimentos sobre as conceções dominantes na enfermagem de saúde familiar;
• Desenvolver uma postura reflexiva e crítica sobre o percurso e enquadramento da enfermagem de saúde familiar, enquanto área de atuação especializada.

Conteúdos Programáticos

1. Políticas sociais e de saúde da família
2. Referências internacionais e nacionais da enfermagem de saúde familiar
3. Referenciais epistemológicos e de enfermagem de saúde familiar:
Teoria de enfermagem de família
Teoria de desenvolvimento familiar
Teoria dos sistemas familiares

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino/aprendizagem centram-se em abordagens de cariz reflexivo, direcionadas para a compreensão das diferentes conceções teóricas, articuladas com as vivências dos estudantes e estimuladoras da interação entre mestrandos e docentes visando a promoção do desenvolvimento de competências, através de, métodos: expositivos, interrogativos e ativos (brainstorming e técnica de painel, role-play, estudo de caso, debate, trabalho de grupo) e leitura e análise orientada de artigos científicos. A análise, reflexão e discussão sobre a aplicação das diferentes teorias aos cuidados de enfermagem de saúde familiar serão realizadas através das propostas dos mestrandos, emergentes das práticas em diferentes contextos e devidamente orientadas pelas docentes.

Avaliação

A avaliação será contínua e contemplará a participação ativa do estudante nas diversas atividades propostas. Para os estudantes que optem pelo regime de avaliação contínua prevê-se a realização de dois momentos de avaliação ? Entrega de trabalho escrito de grupo (60%) no término das sessões letivas com a apresentação de PITCH individual na última aula teórico-prática (40%).
Os estudantes que não obtiverem nota igual ou superior a 9,5 valores, ficam sujeitos a avaliação final por trabalho escrito individual. De acordo com o Regulamento da Universidade de Évora, o estudante que não realize um dos momentos de avaliação previstos opta automaticamente pelo regime de avaliação final, aplicando-se o disposto no referido regulamento.

Bibliografia

1.Coelho, A., Lopes, M., Barata, M., Sousa, S., Goes, M., Bia, F., Dias, A., João, A., Lusquinhos, L., Oliveira, H & Gaspar, T. (2023). Biopsychosocial factors that influence the purpose in life among working adults and retirees. International Journal of Environmental Research and Public Health, 20(8)
2.Deatrick J. A. (2017). Where Is "Family" in the Social Determinants of Health? Implications for Family Nursing Practice, Research, Education, and Policy. Journal of family nursing, 23(4), 423?433.
3.Golden, T. L., & Wendel, M. L. (2020). Public Health's Next Step in Advancing Equity: Re-evaluating Epistemological Assumptions to Move Social Determinants From Theory to Practice. Frontiers in public health, 8, 131.
4.Thürlimann, E., Verweij, L., & Naef, R. (2022). The Implementation of Evidence-Informed Family Nursing Practices: A Scoping Review of Strategies, Contextual Determinants, and Outcomes. Journal of family nursing, 28(3), 258?276.