2024

Enfermagem em Situações de Emergência, Exceção e Catástrofe

Nome: Enfermagem em Situações de Emergência, Exceção e Catástrofe
Cód.: ENF14485M
4 ECTS
Duração: 15 semanas/108 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Conheça as orientações nacionais e internacionais relativas ao modo de atuação dos vários organismos, serviços e estruturas a intervir em situações de emergência, exceção e catástrofe
Compreenda os processos de avaliação e intervenção, nas situações de emergência, exceção e catástrofe, numa perspetiva multidisciplinar
Analise cenários de atuação em situações de emergência, exceção e catástrofe
Compare a aplicação dos princípios de triagem, estabilização e evacuação de vítimas em diferentes cenários de atuação
Ajuíze acerca da interação e gestão de recursos face a situações de emergência, exceção e catástrofe
Analise protocolos de intervenção em situações de emergência, exceção e catástrofe de diferentes instituições
Reflita acerca do cuidar a pessoa vítima de situações de violência, maus-tratos e negligência e os recursos disponíveis
Analise procedimentos no cuidado à pessoa vítima de violência, maus-tratos e negligência na perspetiva ético-legal


Conteúdos Programáticos

1 - Situações de Emergência, Exceção e Catástrofe
o Conceptualização de cuidados de saúde em situações de emergência, exceção e catástrofe
o Gestão de situações de emergência, exceção e catástrofe
o Definição de cenário de acidente
o Caracterização dos meios disponíveis

2 - Conceptualização de Planos de Emergência, Exceção e Catástrofe
o Interação entre os vários organismos, serviços e estruturas que intervêm em situação de exceção e catástrofe
o Princípios de triagem e atuação
o Remoção, estabilização e evacuação de vítimas
o Avaliação do impacto nas equipas profissionais

3–Cuidado à pessoa vítima de Violência, Maus-tratos e Negligência

o Colheita, Preservação e Documentação de Provas (Vestígios forenses)
o Aspetos Ético-legais.

Métodos de Ensino

Modelo de ensino centrado no estudante e no grupo, que privilegie a partilha de perspetivas na análise de situações, face aos objetivos de aprendizagem definidos. Pretende-se que a metodologia conduza ao desenvolvimento da capacidade critico-reflexiva do estudante, na conceção de planos estratégicos em equipa, que possam dar especial ênfase à adequação dos saberes, de iniciativa, de liderança e de criatividade.
Método expositivo / Seminário / Trabalho de grupo / Análise de casos / Simulações / “Brainstorming” / Visualização e reflexão crítica de filmes.
A avaliação contínua contempla:
- Realização de Póster científico e respetivo resumo em grupo de 3-4 estudantes, com apresentação oral em sala de aula. O resultado final é obtido através da Avaliação dos pares (30%) e Avaliação Docente (70%).
A avaliação por exame contempla a realização de um póster e a sua apresentação oral e defesa perante dois professores.

Bibliografia

Bandeira, R. (2004). Medicina da Catástrofe: Uma nova necessidade formativa. In: Marques e Sousa (ed). Medicina de Emergência, dos Princípios à Organização. Vol I. Porto: Aventiz Pfeizer-Wyeth (p. 82-89)
Oliveira, M.S; Meira, L. ; Valente, M.; Catarino, R.; Cunha, S.; Brito, B.; Borges, B. (2012). Situação de Exceção. INEM. Versão 1.0
Edwards F.L. (2016) Crisis, Emergency, Disaster, and Catastrophe Defined. In: Farazmand A. (eds) Global Encyclopedia of Public Administration, Public Policy, and Governance. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-319-31816-5_2878-1
Powers, W.J., Rabinstein, A. A., Ackerson, T., Adeoye, O. M., Bambakidis, N. C., Becker, K., et al. (2019). Guidelines for the Early Management of Patients with Acute Ischemic Stroke: 2019 Update to the 2018 Guidelines for the Early Management of Acute Ishemic Stroke: A Guideline for Healthcare Professionals From the American Heart Association/American Stroke Association. Doi: https://doi.org/10.1161/STR.000000000000021