2024

Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica I

Nome: Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica I
Cód.: ENF14484M
5 ECTS
Duração: 15 semanas/135 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Espera-se que o estudante:
- Analise teorias e modelos concetuais com implicação na enfermagem médico-cirúrgica, pessoa em situação crítica e/ou falência orgânica;
- Saiba reconhecer a importância das teorias e modelos concetuais, na avaliação diagnóstica e na intervenção de enfermagem;
- Analise os Padrões de Qualidade dos Cuidados Especializados em Enfermagem em Pessoa em Situação Crítica da Ordem dos Enfermeiros;
- Identifique as diferenças nas diferentes classificações de intervenções e resultados em enfermagem, CIPE, NIC e NOC;
- Desenvolva o raciocínio clínico, na avaliação diagnóstica, no enunciado das intervenções e na avaliação dos resultados à pessoa em situação critica;
- Reconheça os diferentes contextos de cuidados e a gestão das prioridades de intervenção à pessoa/família em situação critica e/ou falência orgânica.

Conteúdos Programáticos

1 - Concetualização em Enfermagem:
- Teorias e modelos concetuais em enfermagem.
- Enquadramento concetual de enfermagem na área especifica da abordagem à Pessoa em situação crítica.
- Padrões de Qualidade dos Cuidados Especializados em Enfermagem em Pessoa em Situação Crítica da Ordem dos Enfermeiros;
- Linguagens Classificadas em Enfermagem (CIPE, NIC e NOC).

2 - Enfermagem à pessoa/família em situação crítica e/ou falência orgânica:
- Contextos da intervenção de enfermagem ao doente crítico.

Métodos de Ensino

Modelo de ensino centrado no estudante e nos resultados de aprendizagem definidos, que estimule a reflexão e valorize os processos de natureza cognitiva e interpessoal, defendendo a aquisição e desenvolvimento de conceitos, a resolução de problemas, a pesquisa constante e o trabalho prático onde se identifiquem claramente aspetos de intervenção terapêutica em enfermagem.
A procura de conhecimento resultante das evidências relacionadas com os temas que constam nos conteúdos programáticos, incute uma metodologia a que os estudantes devem recorrer durante o curso e posteriormente levar para os seus locais de estágio e de trabalho.
Avaliação:
A realização de um trabalho de grupo (máximo de 5 estudantes) – Trabalho que analise uma teoria ou modelo concetual e a sua aplicação na avaliação de uma situação diagnóstica e respetivas intervenções propostas (60%), apresentação do trabalho (40%).
Avaliação por exame: Trabalho escrito individual com discussão.

Bibliografia

AACN. (2018). The AACN Synergy Model for Patient Care. Disponível em: https://www.aacn.org/nursing-excellence/aacn-standards/synergy-model
International Council of Nurses (2015) Classificação International para a Prática de Enfermagem. CIPE, versão 2015. Lisboa: Ordem dos Enfermeiros
Jordan Z, Lockwood C, Aromataris E, Munn Z (2016). O modelo JBI atualizado para saúde baseada em evidências. Instituto Joanna Briggs. Disponível em https://joannabriggs.org/jbi-approach-to-EBHC
Johnson M. et al. (2013). Ligações NANDA, NOC-NIC. Condições Clínicas Suporte ao Raciocínio e Assistência de Qualidade. 3ªEdição. Iowa: Mosby Elsevier
Sanderson, S. (2014). EB65 Evidence-Based Staffing: Using the Synergy Model to Improve Patient and Nursing Outcomes in the Intensive Care Unit. Critical Care Nurse, 34(2), e9-e10
Tomey, A.M., Alligood, M.R. (2004). Teóricas de enfermagem e a sua obra: modelos e teorias de enfermagem. 5ª Edição. Loures: Lusodidacta. ISBN:972-8383-74-6