2023
Investigação em Enfermagem
Nome: Investigação em Enfermagem
Cód.: ENF14473M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/81 horas
Área Científica:
Enfermagem
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Espera-se que o estudante:
Desenvolva compreensão sobre as metodologias de investigação quantitativas e qualitativas;
Desenvolva autoaprendizagem na realização de projetos/estudos/problemas de investigação de natureza quantitativa e qualitativa;
Promova a disseminação dos resultados da investigação;
Promova o desenvolvimento da prática baseada na evidencia.
Desenvolva compreensão sobre as metodologias de investigação quantitativas e qualitativas;
Desenvolva autoaprendizagem na realização de projetos/estudos/problemas de investigação de natureza quantitativa e qualitativa;
Promova a disseminação dos resultados da investigação;
Promova o desenvolvimento da prática baseada na evidencia.
Conteúdos Programáticos
Metodologias de investigação: qualitativas e quantitativas
Construção de projeto e relatório de investigação
Comunicação de resultados de investigação
Prática baseada na evidência
Construção de projeto e relatório de investigação
Comunicação de resultados de investigação
Prática baseada na evidência
Métodos de Ensino
Optou-se por um modelo centrado no estudante.
Pretendemos usar o método expositivo nas aulas teóricas recorrendo sempre a exemplos práticos que incentivem a participação ativa do estudante, organizados em pequenos grupos de trabalho, através da análise, reflexão critica e discussão sobre os conteúdos programáticos lecionados. Nas aulas teórico práticas pretendemos lecionar as temáticas de forma interativa, recorrer a exercícios práticos fazendo uso da simulação, nomeadamente, sobre como construir um projeto de investigação, como elaborar um relatório, como divulgar os resultados e como aplicá-los na prática clínica.
A avaliação será continua e culmina com a realização de um trabalho de grupo. A avaliação continua resultante da participação individual dos estudantes nos trabalhos práticos corresponde a 10%, os restantes 90% correspondem à avaliação do trabalho escrito realizado em grupo. A nota final resulta da média ponderada das duas componentes.
A avaliação por exame - prova escrita.
Pretendemos usar o método expositivo nas aulas teóricas recorrendo sempre a exemplos práticos que incentivem a participação ativa do estudante, organizados em pequenos grupos de trabalho, através da análise, reflexão critica e discussão sobre os conteúdos programáticos lecionados. Nas aulas teórico práticas pretendemos lecionar as temáticas de forma interativa, recorrer a exercícios práticos fazendo uso da simulação, nomeadamente, sobre como construir um projeto de investigação, como elaborar um relatório, como divulgar os resultados e como aplicá-los na prática clínica.
A avaliação será continua e culmina com a realização de um trabalho de grupo. A avaliação continua resultante da participação individual dos estudantes nos trabalhos práticos corresponde a 10%, os restantes 90% correspondem à avaliação do trabalho escrito realizado em grupo. A nota final resulta da média ponderada das duas componentes.
A avaliação por exame - prova escrita.
Bibliografia
Apóstolo, J. (2017). Síntese da evidência no contexto da translação da ciência. Coimbra, Portugal. Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. ESEnfC. ISBNp: 978-989-99426-5-3.
Bardin, L. (2016). Análise de Conteúdo. São Paulo, Brasil: Edições 70.
Coutinho, C. (2021). Metodologia de investigação em Ciências Sociais e Humanas: teoria e prática. Reimpressão. Coimbra: Edições Almedina. Creswell, J. W. & Creswell, J. D. (2021). Projeto de pesquisa, métodos qualitativo, quantitativo e misto. 5ªedição. Porto Alegre: Penso.
Flick, U. (2018). An introduction to qualitative research. 5th Edition. London: sage.
Vilelas, José. (2017). Investigação Processo de Construção do Conhecimento. 2ªedição. Edições Sílabo.
Larrabee, June H. (2011). Nurse to Nurse Prática Baseada em Evidências em Enfermagem. São Paulo. AMGH Editora LtDa
Bardin, L. (2016). Análise de Conteúdo. São Paulo, Brasil: Edições 70.
Coutinho, C. (2021). Metodologia de investigação em Ciências Sociais e Humanas: teoria e prática. Reimpressão. Coimbra: Edições Almedina. Creswell, J. W. & Creswell, J. D. (2021). Projeto de pesquisa, métodos qualitativo, quantitativo e misto. 5ªedição. Porto Alegre: Penso.
Flick, U. (2018). An introduction to qualitative research. 5th Edition. London: sage.
Vilelas, José. (2017). Investigação Processo de Construção do Conhecimento. 2ªedição. Edições Sílabo.
Larrabee, June H. (2011). Nurse to Nurse Prática Baseada em Evidências em Enfermagem. São Paulo. AMGH Editora LtDa
Equipa Docente
- Maria do Céu Mendes Pinto Marques [responsável]