2023

Estágio em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública

Nome: Estágio em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública
Cód.: ENF14470M
15 ECTS
Duração: 15 semanas/405 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Com esta Unidade Curricular espera-se que o estudante adquira e desenvolva conhecimentos e aptidões, na área da Saúde Comunitária e da Saúde Pública, que lhe permitam, tendo por base a metodologia do planeamento em saúde e uma análise epidemiológica

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Com esta Unidade Curricular espera-se que o estudante adquira e desenvolva conhecimentos e aptidões, na área da Saúde Comunitária e da Saúde Pública, que lhe permitam, tendo por base a metodologia do planeamento em saúde e uma análise epidemiológica:
• Estabelecer, com base na Metodologia do Planeamento em Saúde, projetos/programas de intervenção, no âmbito da prevenção, proteção e promoção da saúde realizando o diagnóstico de saúde de uma comunidade;
• Identificar os determinantes que condicionam a saúde de grupos/comunidade/população;
• Participar na vigilância epidemiológica numa área geográfica definida;
• Participar na execução das atividades dos programas e/ou planos de saúde, no que respeita aos determinantes globais da saúde ao nível dos comportamentos e do ambiente.

Conteúdos Programáticos

1. Diagnóstico da situação de saúde;
2. Meta, objetivos e prioridades do projeto a desenvolver no estágio;
3. Identificação dos determinantes de saúde;
4. Definição de prioridades;

5. Definição de indicadores conducentes ao perfil epidemiológico da população
6. Elaboração de cronograma.
O total de horas da Unidade Curricular inclui 40h para relatório

Métodos de Ensino

O estágio deverá realizar-se sob a orientação e supervisão de enfermeiros especialistas na área, em Unidades de Saúde Pública ou Unidades de Cuidados na Comunidade.
No final do Mestrado o estudante deverá ter efetuado pelo menos 500h totais em cada contexto.
A avaliação do estudante resulta da avaliação de duas componentes, a componente clínica (50%), que resulta da heteroavaliação (35%) e da autoavaliação (15%) e a segunda componente corresponde à elaboração do relatório (50%), que expresse o diagnóstico de saúde realizado.
O estudante terá aproveitamento se a classificação final for igual ou superior a 10 valores.

Bibliografia

Arco, H. & Costa, M. (2020). Urinary incontinence in the elderly: The importance of self-care promotion. In C. Fonseca, M. Lopes, D. Mendes, F. Mendes, & J. García-Alonso (eds.), Handbook of research on health systems and organizations for an aging society (pp. 208-224). Hershey, PA: IGI Global. doi:10.4018/97
Luis, I., Lacerda, L., Fonseca, S., Sousa, S. & Arco, H. (2019, abril). Intervenções de enfermagem à pessoa com pé diabético: Revisão integrativa da literatura. RIASE – Revista Ibero-Americana de Saúde e Envelhecimento, 5 (1), 1728-1741. ISSN: 2183-6663 (versão eletrónica). Disponível em http://www.revistas.uevora.pt/index.php/saude_envelhecimento/article/view/318
Melo, Pedro (2020). Enfermagem de saúde comunitária e de Saúde Pública. Lisboa: Lidel.
Regulamento nº 428 (2018). Regulamento de Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública e na área de Enfermagem de Saúde Familiar. D.R., 2ª