2023
Estágio em Enfermagem de Saúde Familiar
Nome: Estágio em Enfermagem de Saúde Familiar
Cód.: ENF14468M
15 ECTS
Duração: 15 semanas/405 horas
Área Científica:
Enfermagem
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
O Estágio em Enfermagem de Saúde Familiar pretende proporcionar aos estudantes o desenvolvimento e consolidação de competências no âmbito da Enfermagem de Saúde Familiar.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivo:
- Desenvolver e consolidar competências no âmbito da Enfermagem de Saúde Familiar.
Competências:
- Aprofundar competências de raciocínio clínico no domínio da prestação e gestão de cuidados de enfermagem à família, ao longo do seu ciclo vital e aos diferentes níveis de prevenção;
- Compreender o processo saúdedoença da família enquanto unidade de cuidados, nos diferentes contextos e o modo como a sua estrutura e dinâmica o influenciam;
- Desenvolver competências que lhe permitam planear, intervir e avaliar de forma eficiente e eficaz intervenções no âmbito da promoção e da recuperação do bem-estar da família, em situações complexas;
- Aprofundar competências que lhe permitam elaborar um projeto de intervenção familiar.
- Desenvolver e consolidar competências no âmbito da Enfermagem de Saúde Familiar.
Competências:
- Aprofundar competências de raciocínio clínico no domínio da prestação e gestão de cuidados de enfermagem à família, ao longo do seu ciclo vital e aos diferentes níveis de prevenção;
- Compreender o processo saúdedoença da família enquanto unidade de cuidados, nos diferentes contextos e o modo como a sua estrutura e dinâmica o influenciam;
- Desenvolver competências que lhe permitam planear, intervir e avaliar de forma eficiente e eficaz intervenções no âmbito da promoção e da recuperação do bem-estar da família, em situações complexas;
- Aprofundar competências que lhe permitam elaborar um projeto de intervenção familiar.
Conteúdos Programáticos
- Intervenção comunitária no âmbito da promoção da saúde e prevenção da doença à família enquanto unidade de cuidados, e de cada um dos seus membros, ao longo do ciclo vital e nos diferentes níveis de prevenção;
- Intervenção na promoção e na recuperação do bem-estar da família, em situações complexas;
- Aplicação do raciocínio clínico no domínio da prestação e gestão de cuidados de enfermagem à família (Apreciação/diagnóstico; Planeamento; Execução e Avaliação);
- Avaliação de Enfermagem da Família com recurso a instrumentos específicos;
- Intervenção de Enfermagem na Família com recurso a estratégias específicas.
O total de horas da UC inclui 40h para relatório.
- Intervenção na promoção e na recuperação do bem-estar da família, em situações complexas;
- Aplicação do raciocínio clínico no domínio da prestação e gestão de cuidados de enfermagem à família (Apreciação/diagnóstico; Planeamento; Execução e Avaliação);
- Avaliação de Enfermagem da Família com recurso a instrumentos específicos;
- Intervenção de Enfermagem na Família com recurso a estratégias específicas.
O total de horas da UC inclui 40h para relatório.
Métodos de Ensino
O Estágio decorre preferencialmente em USF ou UCSP, sob responsabilidade do docente e supervisão de um enfermeiro especialista da Unidade Funcional (não havendo Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Familiar, deverá ser um Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária).
O docente é responsável pela orientação, supervisão pedagógica e avaliação final. A avaliação resulta da avaliação de duas componentes, a componente clínica (50%) (heteroavaliação (35%) e autoavaliação (15%)) e a elaboração de um relatório (50%), onde seja apresentada, analisada e fundamentada a avaliação diagnóstica de famílias, bem como o padrão familiar e que expresse a apreciação/diagnóstico de saúde dessas mesmas famílias, tendo em conta as suas necessidades, prioridades e contextos. O estudante terá aproveitamento se a classificação final for igual ou superior a 10 valores.
O docente é responsável pela orientação, supervisão pedagógica e avaliação final. A avaliação resulta da avaliação de duas componentes, a componente clínica (50%) (heteroavaliação (35%) e autoavaliação (15%)) e a elaboração de um relatório (50%), onde seja apresentada, analisada e fundamentada a avaliação diagnóstica de famílias, bem como o padrão familiar e que expresse a apreciação/diagnóstico de saúde dessas mesmas famílias, tendo em conta as suas necessidades, prioridades e contextos. O estudante terá aproveitamento se a classificação final for igual ou superior a 10 valores.
Bibliografia
Figueiredo, M. H. (2012). Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar uma abordagem colaborativa em Enfermagem de Família. Loures: Lusociência
Marcon, S., Teston, E., Barreto M. & Elsen, I. (2019). A família como foco no fazer cotidiano do ensino, pesquisa e assistência de enfermagem. Londrina: Eduel
Melo, P. (2020). Enfermagem de Saúde Comunitária e de saúde Pública. Lisboa: LIDEL
Mendes, F., Gemito, L., Caldeira, E., Serra, I. & Casas-Novas, M. (2017). Continuity of care from the perspective of users. Revista Ciência & Saúde Coletiva, 22(3), 841-853
Souza, M. & Horta, N. (2017). Enfermagem de Saúde Coletiva Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan
World Health Organization. (2020). The Family Health Nurse Context, Concept, Conceptual Framework and curriculum. Copenhagen: Regional Office for Europe
https://www.euro.who.int/__data/assets/pdf_file/0004/53860/E92341.pdf
Marcon, S., Teston, E., Barreto M. & Elsen, I. (2019). A família como foco no fazer cotidiano do ensino, pesquisa e assistência de enfermagem. Londrina: Eduel
Melo, P. (2020). Enfermagem de Saúde Comunitária e de saúde Pública. Lisboa: LIDEL
Mendes, F., Gemito, L., Caldeira, E., Serra, I. & Casas-Novas, M. (2017). Continuity of care from the perspective of users. Revista Ciência & Saúde Coletiva, 22(3), 841-853
Souza, M. & Horta, N. (2017). Enfermagem de Saúde Coletiva Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan
World Health Organization. (2020). The Family Health Nurse Context, Concept, Conceptual Framework and curriculum. Copenhagen: Regional Office for Europe
https://www.euro.who.int/__data/assets/pdf_file/0004/53860/E92341.pdf