2025
Língua - Português
Nome: Língua - Português
Cód.: LLT11045M
2.5 ECTS
Duração: 15 semanas/65 horas
Área Científica:
Línguas e Literaturas
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Francês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
O Programa de Língua Portuguesa (Iniciação) para os estudantes do Master TPTI visa, essencialmente, iniciar e desenvolver uma competência comunicativa básica em Língua Portuguesa, de modo a capacitar os estudantes a uma aprendizagem eficaz e a uma interação prática e útil com a comunidade universitária e a sociedade portuguesa em geral.
Este Programa pretende ainda, complementarmente, apetrechar os alunos com noções elementares sobre a estrutura e as regras linguísticas do Português, de forma a aliar a correção gramatical à utilização funcional da língua (oral e escrita).
Este Programa pretende ainda, complementarmente, apetrechar os alunos com noções elementares sobre a estrutura e as regras linguísticas do Português, de forma a aliar a correção gramatical à utilização funcional da língua (oral e escrita).
Conteúdos Programáticos
A - Áreas Temáticas e Lexicais
1. Vida em sociedade: gostos, ocupações e actividades; tempos livres e desportos; países e línguas; no hotel; no banco
2. Quotidiano: meios de transporte; família; refeições e bebidas; partes do dia, dias da semana, meses do ano; numerais ordinais; rotina diária; movimentações;
B - Actos de Fala
1. Apresentar e apresentar-se; cumprimentar, agradecer e despedir-se;
2. Localizar, descrever e pedir informações sobre lugares; falar de acções da vida quotidiana; falar de acções que decorrem no momento; expressar reacções pessoais (concordância, discordância, incerteza, satisfação, etc.)
C - Conteúdos Gramaticais
1. Gramática da frase:
1.1 Estrutura da frase simples;
1.2 Tipos de frase (afirmativa, interrogativa, negativa).
2. Gramática das palavras:
2.1 Artigos;
2.2 Determinantes possessivos
2.3 Substantivos (géneros e número)
2.4 Pronomes (pessoais sujeito e reflexo; formas de tratamento);
2.5 Verbos no presente do indicativo: regulares terminados em ??ar?, ?-er? e ?.ir?; verbos fazer, ler, ir; verbos reflexos; ir + infinitivo
2.6 Preposições (de, em);
2.7 Expressões interrogativas
3. Gramática dos sons:
3.1 Fonética (sons portugueses, vogais/ditongos orais e nasais, consoantes);
3.2 Grafia (ortografia, pontuação e acentuação).
1. Vida em sociedade: gostos, ocupações e actividades; tempos livres e desportos; países e línguas; no hotel; no banco
2. Quotidiano: meios de transporte; família; refeições e bebidas; partes do dia, dias da semana, meses do ano; numerais ordinais; rotina diária; movimentações;
B - Actos de Fala
1. Apresentar e apresentar-se; cumprimentar, agradecer e despedir-se;
2. Localizar, descrever e pedir informações sobre lugares; falar de acções da vida quotidiana; falar de acções que decorrem no momento; expressar reacções pessoais (concordância, discordância, incerteza, satisfação, etc.)
C - Conteúdos Gramaticais
1. Gramática da frase:
1.1 Estrutura da frase simples;
1.2 Tipos de frase (afirmativa, interrogativa, negativa).
2. Gramática das palavras:
2.1 Artigos;
2.2 Determinantes possessivos
2.3 Substantivos (géneros e número)
2.4 Pronomes (pessoais sujeito e reflexo; formas de tratamento);
2.5 Verbos no presente do indicativo: regulares terminados em ??ar?, ?-er? e ?.ir?; verbos fazer, ler, ir; verbos reflexos; ir + infinitivo
2.6 Preposições (de, em);
2.7 Expressões interrogativas
3. Gramática dos sons:
3.1 Fonética (sons portugueses, vogais/ditongos orais e nasais, consoantes);
3.2 Grafia (ortografia, pontuação e acentuação).
Métodos de Ensino
- Audição de gravações;
- Visionamento de imagens;
- Exercícios de compreensão/expressão oral e escrita;
- Exercícios de aplicação de regras gramaticais;
- Diálogo;
- Leitura;
- Produção de texto (resposta a questionário, bilhete informal, título, diálogo, comentário pessoal, relato, anedota...).
- Visionamento de imagens;
- Exercícios de compreensão/expressão oral e escrita;
- Exercícios de aplicação de regras gramaticais;
- Diálogo;
- Leitura;
- Produção de texto (resposta a questionário, bilhete informal, título, diálogo, comentário pessoal, relato, anedota...).
Avaliação
A avaliação é contínua, privilegiando a progressão observada ao longo das sessões presenciais, tanto na dimensão oral como na dimensão escrita.
A avaliação consistirá na assistência às aulas (75%), a participação nas atividades das aulas e a realização de um prova escrita no final das 10 semanas de trabalho.
A referida prova final inclui uma componente escrita e uma componente oral, sendo que a classificação final resulta da média dessas duas componentes.
Com uma duração de apenas 10 semanas de trabalho, esta UC não prevê a modalidade de exame, pois tem cariz prático.
A avaliação consistirá na assistência às aulas (75%), a participação nas atividades das aulas e a realização de um prova escrita no final das 10 semanas de trabalho.
A referida prova final inclui uma componente escrita e uma componente oral, sendo que a classificação final resulta da média dessas duas componentes.
Com uma duração de apenas 10 semanas de trabalho, esta UC não prevê a modalidade de exame, pois tem cariz prático.
Bibliografia
CARMO, Leonete. Olá! Como está?. (Livro de Textos e Livro de Actividades), Lisboa, Lidel, 2004.
CUNHA, Celso e LINDLEY CINTRA, Luís. Nova Gramática do Português Contemporâneo (9ª ed.), Lisboa, Sá da Costa, 1992.
DICIONÁRIO HOUAISS da LÍNGUA PORTUGUESA, Lisboa, Círculo de Leitores, 2002.
FERREIRA, Carla e CARAPINHA, Conceição (coords.); LOUREIRO, Ana Paula, MARTINS, Cristina, PEREIRA, Isabe, e CHAPOUTO, Sandra, A1+ em Português: Manual de Português língua não materna. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2022.
TAVARES, Ana & SOUSA, Renato Borges de, Português XXI, A1, Lisboa, Lidel, 2018.
CUNHA, Celso e LINDLEY CINTRA, Luís. Nova Gramática do Português Contemporâneo (9ª ed.), Lisboa, Sá da Costa, 1992.
DICIONÁRIO HOUAISS da LÍNGUA PORTUGUESA, Lisboa, Círculo de Leitores, 2002.
FERREIRA, Carla e CARAPINHA, Conceição (coords.); LOUREIRO, Ana Paula, MARTINS, Cristina, PEREIRA, Isabe, e CHAPOUTO, Sandra, A1+ em Português: Manual de Português língua não materna. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2022.
TAVARES, Ana & SOUSA, Renato Borges de, Português XXI, A1, Lisboa, Lidel, 2018.
Equipa Docente
- Maria Filomena Candeias Gonçalves [responsável]
