2023

Projetos e Fontes de Financiamento

Nome: Projetos e Fontes de Financiamento
Cód.: ECN13504M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Economia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Partindo do enquadramento da integração portuguesa no contexto da União Europeia, e dos efeitos que tal provoca, esta unidade curricular tem como objetivo contribuir para um conhecimento aprofundado:
i) Das orientações metodológicas e de certificação para a elaboração, implementação e gestão de projetos;
ii) Dos diferentes instrumentos de intervenção sectorial e territorial, nacionais e da União Europeia;
iii) Das fontes de financiamento de apoio ao investimento em Portugal e na União Europeia.
Esta unidade curricular procura assegurar as seguintes principais competências:
i) Capacidade para conceber, implementar e gerir projetos;
ii) Capacidade para identificar, para cada caso concreto de um projeto de investimento, os enquadramentos existentes em termos de planos e políticas;
iii) Capacidade para identificar as diferentes fontes de financiamento disponíveis e escolher as melhor opções;
iv) Capacidade para elaborar uma candidatura a financiamento de um projeto concreto

Conteúdos Programáticos

Introdução
1. Conceção, implementação e gestão de projetos;
2. As políticas públicas e os instrumentos financeiros de apoio ao desenvolvimento em Portugal e da União Europeia;
3. Os incentivos e as decisões de financiamento das empresas;
4. Análise pormenorizada e demonstrativa das fontes de financiamento disponíveis, nacionais e da União Europeia, por sectores de atividade, e dos canais, condições, modos e procedimentos para candidatura;
5. Análise pormenorizada e demonstrativa das fontes de financiamento disponíveis, nacionais e da União Europeia, para projetos de base territorial e dos canais, condições, modos e procedimentos para candidatura;
6. Fontes de financiamento alternativas e/ ou complementares: fundos de capital de risco crowdfunding (financiamento colaborativo); Business Angels; microcrédito.
Conclusões

Métodos de Ensino

Dado o teor prático desta unidade, as aulas desta unidade curricular serão lecionadas de modo a garantir uma forte articulação entre os conhecimentos teóricos transmitidos e a demonstração da sua aplicabilidade, para o que contamos com a colaboração de algumas entidades responsáveis pelas políticas e principais fontes de financiamento em Portugal, quer através da realização de conferências na Universidade, quer através da organização de visitas de estudo com os alunos.
Nesta unidade curricular existem dois tipos de avaliação: Avaliação Contínua e Avaliação por Exame. RA1- Avaliação Contínua. Nesta modalidade de avaliação os estudantes deverão realizar as seguintes provas: 1. Um trabalho individual, apresentado e discutido em aula, com um peso de 60% na classificação final; 2. Prova escrita individual, com um peso de 40% na classificação final.
RA2- Avaliação por exame. Nesta modalidade, o aluno realiza uma prova escrita (Exame) no final do semestre que vale 100% da classificação final

Avaliação

Em conformidade com as normas regulamentares da Universidade de Évora, a avaliação desta unidade curricular compreende as seguintes alternativas:

A.Regime de avaliação contínua
Este regime de avaliação é composto por um trabalho de grupo (3 a 4 elementos), no âmbito do programa da unidade curricular, a desenvolver ao longo do semestre. O objetivo do trabalho é elaborar, em equipa, um projeto.
As componentes de avaliação e respetivas ponderações são as seguintes:
- Dossier de projeto (avaliação comum a todos os membros do grupo): 60%;
- Relatório individual: 30%;
- Apresentação oral (dois momentos): 10%.

B. Regime de exame
Este regime de avaliação é composto por uma prova escrita individual que abarca todo o programa da unidade curricular.
Nota: No caso dos/as alunos/as que elaboraram o dossier de projeto em grupo, este passa a assumir um peso de 50% e a prova individual assume peso igual.

Bibliografia

ISO (2015). ISO 21504:2015-Project, Programme and Portfolio Management–Guidance on Portfolio Management. Geneva: International Standarts Organization.
ISO (2017). ISO 21503:2017-Project, Programme and Portfolio Management–Guidance on Programme Management. Geneva: International Standarts Organization.
ISO (2017). ISO 21505:2017-Project, Programme and Portfolio Management–Guidance on Governance. Geneva: International Standarts Organization. Geneva: International Standarts Organization.
ISO (2018). ISO 21508:2018-Earned Value Management in Project and Programme Management. Geneva: International Standarts Organization.
ISO (2018). ISO 21511:2018-Work Breakdown Structures for Project and Programme Management. Geneva: International Standarts Organization.
Miguel, A. (2019). Gestão moderna de projetos. Melhores técnicas e práticas. Lisboa: FCA–Editora de informática, Lda.
Comissão Europeia - https://ec.europa.eu/info/index_pt
Agência para o Desenvolvimento e Coesão - https://www.adcoesao.pt