2024
PSICOPATOLOGIA E PSICOMOTRICIDADE
Nome: PSICOPATOLOGIA E PSICOMOTRICIDADE
Cód.: PSI13894M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Psicologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
A UC pretende esenvolver competências para uma abordagem crítica e reflexiva da investigação científica da área da Psicopatologia, e saber extrair implicações relevantes para a intervenção e investigação em Psicomotricidade
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1. Apreciar o comportamento humano de modo informado e crítico quanto à dimensão normal-patológico.
2. Conhecer as abordagens de classificação em psicopatologia mais relevantes na atualidade.
3. Aprofundar o conhecimento sobre diversos quadros psicopatológicos mais frequentes no trabalho do/a Psicomotricista (ex., psicopatologia descritiva; principais fatores etiológicos, fatores de risco e de proteção; trajetórias de desenvolvimento ao longo da vida; fenomenologia e dimensões mais significativas da expressão psicomotora).
4. Aplicar os conhecimentos sobre os quadros psicopatológicos ao estudo e formulação de casos clínicos, habitualmente elaborados no contexto de equipas de saúde mental, e tê-los em consideração no delinear da intervenção psicomotora.
5. Desenvolver competências para uma abordagem crítica e reflexiva da investigação científica da área da Psicopatologia, e saber extrair implicações relevantes para a intervenção e investigação em Psicomotricidade.
2. Conhecer as abordagens de classificação em psicopatologia mais relevantes na atualidade.
3. Aprofundar o conhecimento sobre diversos quadros psicopatológicos mais frequentes no trabalho do/a Psicomotricista (ex., psicopatologia descritiva; principais fatores etiológicos, fatores de risco e de proteção; trajetórias de desenvolvimento ao longo da vida; fenomenologia e dimensões mais significativas da expressão psicomotora).
4. Aplicar os conhecimentos sobre os quadros psicopatológicos ao estudo e formulação de casos clínicos, habitualmente elaborados no contexto de equipas de saúde mental, e tê-los em consideração no delinear da intervenção psicomotora.
5. Desenvolver competências para uma abordagem crítica e reflexiva da investigação científica da área da Psicopatologia, e saber extrair implicações relevantes para a intervenção e investigação em Psicomotricidade.
Conteúdos Programáticos
1. A noção de normal e patológico ao longo do desenvolvimento
2. Perspetivas teóricas e classificação em psicopatologia
3. Corpo e expressão psicomotora na psicopatologia
4. Uma abordagem compreensiva de alguns quadros psicopatológicos mais relevantes
4.1. Perturbações do neurodesenvolvimento
4.2. Perturbações psicóticas?
4.3. Perturbações depressivas
4.4. Perturbações da ansiedade ?
4.5. Perturbações do comportamento alimentar ?
4.6. Perturbações disruptivas e do comportamento
4.7. Perturbações de somatização
4.8. Perturbações neurocognitivas: o caso das demências
2. Perspetivas teóricas e classificação em psicopatologia
3. Corpo e expressão psicomotora na psicopatologia
4. Uma abordagem compreensiva de alguns quadros psicopatológicos mais relevantes
4.1. Perturbações do neurodesenvolvimento
4.2. Perturbações psicóticas?
4.3. Perturbações depressivas
4.4. Perturbações da ansiedade ?
4.5. Perturbações do comportamento alimentar ?
4.6. Perturbações disruptivas e do comportamento
4.7. Perturbações de somatização
4.8. Perturbações neurocognitivas: o caso das demências
Métodos de Ensino
Nas aulas de natureza teórica o docente apresenta os diversos tópicos do programa através de uma metodologia de ensino mais expositivo. Os alunos serão sempre encorajados a participar, colocando dúvidas ou realizando comentários críticos sobre os diversos tópicos do programa. Esta abordagem é complementada através de aulas de natureza teórico-prática, nomeadamente através do estudo de casos e da discussão em grupo sobre aspectos relevantes ligados aos diferentes quadros clínicos e sua compreensão. Nestas aulas serão também apresentados trabalhos realizados pelos alunos.
Avaliação
A avaliação de conhecimentos segue o regime de avaliação contínua ou, se for a opção do(a) aluno(a), de avaliação final.
O regime de avaliação contínua pressupõe a participação dos alunos nas aulas (presença em pelo menos 75% das aulas) e a realização de dois trabalhos, um de natureza mais teórica em grupo, com uma ponderação de 35% da nota final, e outro de natureza mais clínica, e reflexiva, individual, com uma ponderação de 30% da nota final e, ainda, da realização de um teste individual com uma ponderação da nota final de 35%.
O regime de avaliação final é composto pelos seguintes elementos:
1- Exame escrito sobre todos os temas leccionados nas aulas teóricas e teórico-práticas com uma ponderação de 50% na nota final,
2- Componente prática obrigatória com uma ponderação de 50% na nota final. Trata-se de realizar dois trabalhos, idênticos aos propostos no sistema de avaliação contínua, com uma ponderação de 25% cada.
O regime de avaliação contínua pressupõe a participação dos alunos nas aulas (presença em pelo menos 75% das aulas) e a realização de dois trabalhos, um de natureza mais teórica em grupo, com uma ponderação de 35% da nota final, e outro de natureza mais clínica, e reflexiva, individual, com uma ponderação de 30% da nota final e, ainda, da realização de um teste individual com uma ponderação da nota final de 35%.
O regime de avaliação final é composto pelos seguintes elementos:
1- Exame escrito sobre todos os temas leccionados nas aulas teóricas e teórico-práticas com uma ponderação de 50% na nota final,
2- Componente prática obrigatória com uma ponderação de 50% na nota final. Trata-se de realizar dois trabalhos, idênticos aos propostos no sistema de avaliação contínua, com uma ponderação de 25% cada.
Bibliografia
Associação Psiquiátrica Americana (2023). DSM-5-TR: Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais. Climepsi.
André, P., Bénavidès, T., & Canchy-Giromini, F. (1996). Corps et Psychiatrie. Heures de France.?
Campos, R. C. (2012). Textos sobre psicopatologia e diagnóstico psicodinâmico. Climepsi.
Cicchetti, D. (Ed.) (2016). Developmental Psychopathology (3rd ed). Wiley.
Coimbra de Matos, A. (2002). O desespero: Aquém da depressão. Climepsi.
Costa, J. (2008). Um olhar para a criança: Psicomotricidade relacional. Trilhos.
Giromini, F., Albaret, J., & Scialom, P. (2015). Manuel d?enseignement de psychomotricité. Clinique et thérapeutiques. Boeck solal.
André, P., Bénavidès, T., & Canchy-Giromini, F. (1996). Corps et Psychiatrie. Heures de France.?
Campos, R. C. (2012). Textos sobre psicopatologia e diagnóstico psicodinâmico. Climepsi.
Cicchetti, D. (Ed.) (2016). Developmental Psychopathology (3rd ed). Wiley.
Coimbra de Matos, A. (2002). O desespero: Aquém da depressão. Climepsi.
Costa, J. (2008). Um olhar para a criança: Psicomotricidade relacional. Trilhos.
Giromini, F., Albaret, J., & Scialom, P. (2015). Manuel d?enseignement de psychomotricité. Clinique et thérapeutiques. Boeck solal.
Equipa Docente
- Rui Alexandre Godinho da Costa Campos [responsável]
