2023

Terapias Expressivas e Corporeidade

Nome: Terapias Expressivas e Corporeidade
Cód.: PSI12071M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A-Conhecer:
1- E relacionar aspetos da Corporeidade, da saúde e da doença, assim como de processos terapêuticos básicos que os articulam
2- Proximidades, destrinças e interceções entre Psicomotricidade e Terapias Expressivas
3- Aspetos conceptuais, metodológicos e de práticas de várias abordagens de Terapias Expressivas (TE)
4- O desenvolvimento de processos e intervenções de diferentes abordagens de TE com diferentes populações;
5- Técnicas básicas de TE que podem ser utilizadas por psicomotricistas com diferentes populações;
6- E ser sensível às dimensões éticas e deontológicas destas práticas
B – Desenvolver competências
1 De aprofundamento da reflexão a partir de vivências com mediadores expressivos em contexto de dinâmicas de grupo;
2 De identificação de necessidades, escolha de metodologias e abordagens adequadas para diferentes populações
3 De desenvolvimento de sessões em prática simulada integrando na prática psicomotora técnicas de TE

Conteúdos Programáticos

1- Corporeidade, saúde, doença e processos terapêuticos
2- Psicomotricidade e Terapias Expressivas
3- Princípios e Práticas das Terapias Expressivas
4- Aspetos conceptuais e metodológicos das Terapias Expressivas: Perspetivas uni e multimodais
5- Terapias Expressivas com diferentes populações:
5.1 Saúde Mental
5.2 Perturbações do Espetro do Autismo
5.3 Perturbações Comportamento Social
5.4 Trauma
5.5 Oncologia
5.6 Cuidados Paliativos
5.7 Demência
6- Ateliers de Expressão e prática simulada

Métodos de Ensino

Componente teórica –pretende aprofundamento teórico e desenvolvimento de competências pessoais, privilegiando debate após exposição de
temas com recurso a materiais audio-visuais.
Componente Teórico- Prática –pretende aprofundamento do desenvolvimento pessoal e de competências de escuta e relacionamento recorrendo a
um trabalho vivencial baseado em técnicas deTE; o desenvolvimento de competências de planeamento e treino de sessões em prática simulada
Orientação Tutorial- orienta o aluno na realização do seu trabalho autónomo e de concretização de tarefas sujeitas a avaliação.
Avaliação contínua:
-Trabalho teórico sobre tema no âmbito da disciplina, que deverá ser apresentado à turma(50%)
-Dinamização em pequeno grupo de sessão prática com recurso a um dos mediadores expressivos na prática psicomotora(40%)
- Participação nas aulas e grupos de debate(10%)
Exame
- Prova escrita de exame sobre todos os conteúdos programáticos(70%)
- Prova oral(30%)

Bibliografia

Booker, M. (2011). Developmental Drama. Jessica Kingsley Pub.
Goodill , S. (2005).An Introduction to Medical Dance/Movement Therapy. Jessica Kingsley Pub.
Green,E. & Drewes,A. (2014) Integrating Expressive Arts and Play Therapy With Children and Adolescents. Wiley.
Hass-Cohen,N. & Carr, R. (2008). Art Therapy and Clinical Neuroscience. Jessica Kingsley Pub.
Miller, C. (2016). Arts Therapists in Multidisciplinary Settings. Jessica Kingsley Pub
Pearson, M. & Wilson, H. (2009). Using Expressive Arts to Work with Mind, Body and Emotions. Jessica Kingsley Pub.
Santos,G.(2007). Dançoterapia Integrativa- metodologia de intervenção nos comportamentos agressivos (Unpublished Doctoral Dissertation).
Universidade de Évora.
Santos, G.(2019). Corpo, Presença e Expressão em Psicoterapia. Em C. Biscaia & D. Neto, D.(coord) A prática profissional da Psicoterapia (pp
423-437). O.P.P.
Thaut,M. & Hoemberg, V. (2014).Handbook of Neurologic Music Therapy. Oxford University Press

Equipa Docente