2023

Comunicação Não-Verbal na Prática Psicomotora

Nome: Comunicação Não-Verbal na Prática Psicomotora
Cód.: PED12078M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Este módulo curricular tem como objectivo fazer uma abordagem da comunicação não-verbal humana e
retirar dela fundamentos para uma pedagogia da comunicação na prática psicomotora. Fará, pois, uma
identificação e interpretação da influência da comunicação não-verbal humana na comunicação funcional
como ferramenta profissional.
Com base na fundamentação teórica do aspecto não-verbal da comunicação utilizada pelo homem,
estudar-se-ão atitudes e comportamentos que beneficiam a comunicação e outros que a desfavorecem,
além de se abordarem alguns obstáculos à mesma. Focar-se-ão as ambiguidades e lacunas na
comunicação não-verbal humana. Nesta linha, analisar-se-ão as qualidades de uma mensagem facilitadora
de uma prática psicomotora eficaz do prestador de cuidados, tendo em conta a necessidade de
concordância entre comunicação verbal e comunicação não-verbal.

Conteúdos Programáticos

1. A comunicação humana.
1.1 Aspecto verbal.
1.2 Aspecto não-verbal.
1.2.1 Âmbito e funções da comunicação não-verbal.
1.2.1.1 A linguagem do corpo.
1.2.2 A comunicação não-verbal na prática psicomotora.
2. Barreiras, de raiz não verbal, à comunicação, na prática psicomotora.
2.1 Entre pessoas, entre pessoas e grupos e entre grupos.
2.2 Em situação.

Métodos de Ensino

As metodologias fundam-se, fundamentalmente, nas teorias cognitivas da aprendizagem: relacionação do
novo com o adquirido (Piaget), com a sistematização (Bruner) e a transferência para situações novas,
idênticas (Ausubal).
1. Exposições teóricas pelo professor e pelos alunos.
2. Trabalho(s) de investigação individual(ais) e/ou em grupo.
Nota 1: As exposições teóricas feitas pelos alunos surgem dos seus trabalhos autónomos de investigação.
3. Trabalho(s) prático(s) individual(ais).
Nota 2: O(s) trabalho(s) prático(s) feito(s) pelos alunos são execuções de micro sequências de
comunicação não-verbal planificadas, subordinadas a temas e assuntos específicos.
4. Relatório(s).
5. Teste(s) escrito(s).
A avaliação, de acordo com o ensino-aprendizagem realizados, far-se-á ao nível da teoria e da prática.
Nota 3: A nota final será = 2 x nota do teste escrito ou média deles + 1 x nota do trabalho prático ou a
média aritmética deles, onde se pode incluir nota de relatório(s) : 3.

Bibliografia

Corraze, J. (1982). As comunicações não-verbais. Rio de Janeiro (Brasil): Zahar Editores.
Davis, F. (1996). La Comunicación no Verbal. Madrid: Alianza Editorial.
Phaneuf, M. (2005). Comunicação, entrevista, relação de ajuda e validação. Loures: Lusociência.
Fast, J. (1998). El lenguaje del cuerpo. Barcelona: Kairós.
Gomes-Pedro, J. & Barbosa, A. (2004). Comunicar na clínica, na educação, na investigação e no ensino.
Lisboa: Climepsi Editores.