2023

Investigação e Observação da Expressão Psicomotora

Nome: Investigação e Observação da Expressão Psicomotora
Cód.: DES13904M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Quer a intervenção terapêutica, quer a investigação científica requerem uma observação cuidada. Nesta UC pretende-se desenvolver conhecimentos e competências de investigação com recurso à Metodologia Observacional, orientadas para o estudo da Expressão Psicomotora.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Conhecimentos:
1.Conhecer os fundamentos da Metodologia Observacional da expressão psicomotora (EP)
2.Identificar os métodos observacionais qualitativos e quantitativos da EP
3.Compreender as qualidades psicométricas de um sistema de observação sistemática
4.Dominar as diferentes secções de artigos científicos dos diferentes tipos de investigação
5.Identificar os diferentes tipos de investigação da EP
6.Conhecer ferramentas de avaliação da qualidade metodológica dos estudos.

Competências:
1.Seleção de métodos observacionais de acordo com a natureza do estudo
2.Seleção, adaptação e criação de sistemas de observação sistemática da EP
3.Aplicação de técnicas de registo e de análise de dados
4.Aferição das qualidades psicométricas dos sistemas de observação sistemática
5.Criação de desenho de estudos dos diferentes tipos de investigação da EP
6.Pesquisa em bases de dados
7.Referenciação das fontes de informação
8.Conceção e redação de projetos de investigação de tese de Mestrado em EP

Conteúdos Programáticos

I.Fundamentos da Metodologia Observacional da EP
a.As origens e o desenvolvimento da metodologia observacional
b.Metodologia Observacional Quantitativa e Qualitativa
bi.A abordagem fenomenológica
bii.A abordagem sistemática

II.A observação sistemática da EP
a.Sistemas de observação sistemática (SOS)
b.A construção de novos SOS
c.Técnicas de registo, codificação e de análise de dados
d.Registo baseados no tempo e no evento
e.Codificação em direto e em deferido recorrendo a software específico
f.Análise dos dados recorrendo a software específico
g.Análise das qualidades psicométricas dos SOS

III. Investigação científica da EP
a.Investigação Descritiva (Estudos transversais, normativos, longitudinais)
b.Investigação Experimental (Tipos de desenhos de estudo)
c.Investigação Analítica (Revisão da literatura, revisão sistemática)

IV. Escrita científica
a.Conceção e redação de artigos
b.Pesquisa de artigos
c.Referências bibliográficas
d.Etapas do projeto de investigação da tese de Mestrado

Métodos de Ensino

As aulas desenvolvem-se em regime concentrado em aulas teóricas e teórico-práticas. As aulas baseiam-se no modelo de aprendizagem ativa. Desta forma, as aulas envolvem a breve exposição de conteúdos que os alunos aprofundam e aplicam na resolução de tarefas práticas (e.g., análise de artigos com metodologia observacional, codificação de vídeos, construção de sistemas de observação, análise da qualidade metodológica de estudos, discussão de metodologias, etc.) que implicam a aplicação dos conhecimentos e o desenvolvimento de competências com a orientação e supervisão das professoras.
Quer a avaliação contínua, quer a avaliação por exame, compreendem a entrega de (a) um guião de um sistema de observação sistemática (30% peso avaliação final) e de (b) um projeto de investigação da expressão psicomotora envolvendo a metodologia observacional (70% peso avaliação final).

Bibliografia

Hintze, J. M., Volpe, R. J., & Shapiro, E. S. (2002). Best practices in the systematic direct observation of student behavior. Best practices in school psychology, 4, 993-1006.

Hornet, E., Meirelles, R., Eckschmidt, S., & Saura Chung, S. (2019). Miradas – Território do brincar. São Paulo: Alana.

Moher, D., Liberati, A., Tetzlaff, J., & Altman, D. G. (2010). Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement. Int J Surg, 8(5), 336-341.

Pellegrini, A., Symons, F. J., Hoch, J. (1996). Observing children in their natural worlds: a methodological primer. New York: Lawrence Erlbaum Associates.

Thomas, J., Nelson, J., & Silverman, S. (2005). Research methods in physical activity. (5ª ed). Champaign: Human Kinetics.

Veiga, G. & Rieffe, C. (2018). Monitoring children’s behaviors in their natural settings: Applying RFID sensors to study child development. Sage Research Methods Cases. doi: 10.4135/9781526446435.