2024
Literatura Espanhola I
Nome: Literatura Espanhola I
Cód.: LLT10861L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Literatura
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
A unidade curricular tem como objetivos gerais proporcionar uma visão integrada da história da literatura
espanhola, entre o séc. XIII e o séc. XVI, e o conhecimento dos códigos estilísticos e temáticos
presentes nas obras mais importantes deste período, em diferentes géneros e modos do discurso. No
final, os estudantes deverão estar aptos a compreender a evolução e a diversidade da literatura deste
período e a sua importância na consolidação da língua e da identidade castelhanas. Deverão também
ser capazes de realizar, de modo autónomo, uma leitura analítica e crítica dos textos.
espanhola, entre o séc. XIII e o séc. XVI, e o conhecimento dos códigos estilísticos e temáticos
presentes nas obras mais importantes deste período, em diferentes géneros e modos do discurso. No
final, os estudantes deverão estar aptos a compreender a evolução e a diversidade da literatura deste
período e a sua importância na consolidação da língua e da identidade castelhanas. Deverão também
ser capazes de realizar, de modo autónomo, uma leitura analítica e crítica dos textos.
Conteúdos Programáticos
1. Introdução. Breve resenha histórico-cultural (séc. XIII séc. XVI).
2. A Poesia
2.1. Poesia épica. Poema de Mio Cid.
2.2. O mester de clerecía. Arcipreste de Hita, Libro de Buen Amor.
2.3. A lírica do séc. XV
2.3.1. A obra poética do Marquês de Santillana.
2.3.2. Jorge Manrique, Coplas por la muerte de su padre.
3. A Prosa
3.1. Alfonso X e a prosa histórica em língua vulgar: Estoria de España (excertos).
3.2. Os contos de carácter didáctico: D. Juan Manuel, Libro del Conde Lucanor.
3.3. Prosa de ficção: Amadís de Gaula (excertos).
4. Fernando de Rojas, La Celestina: o género, a estrutura, as personagens.
2. A Poesia
2.1. Poesia épica. Poema de Mio Cid.
2.2. O mester de clerecía. Arcipreste de Hita, Libro de Buen Amor.
2.3. A lírica do séc. XV
2.3.1. A obra poética do Marquês de Santillana.
2.3.2. Jorge Manrique, Coplas por la muerte de su padre.
3. A Prosa
3.1. Alfonso X e a prosa histórica em língua vulgar: Estoria de España (excertos).
3.2. Os contos de carácter didáctico: D. Juan Manuel, Libro del Conde Lucanor.
3.3. Prosa de ficção: Amadís de Gaula (excertos).
4. Fernando de Rojas, La Celestina: o género, a estrutura, as personagens.
Métodos de Ensino
A unidade curricular funciona em sessões coletivas e presenciais. Procura-se um equilíbrio entre as
sessões dinamizadas pela docente, de exposição de conteúdos teóricos sobre a envolvente contextual
do autor e da produção das obras, a problemática da transmissão textual de textos antigos, com sessões
de natureza prática, de comentário de textos literários.
Os alunos são avaliados através da realização de duas provas escritas individuais, (50% cada) realizadas na aula,
nas quais deverão comprovar o conhecimento aprofundado das obras de leitura obrigatória previstas no
programa e a sua competência no campo da análise crítica dos excertos textuais propostos, em toda a
sua coerência e globalidade. (cf. Regulamento Académico da UE, artº 102º)
sessões dinamizadas pela docente, de exposição de conteúdos teóricos sobre a envolvente contextual
do autor e da produção das obras, a problemática da transmissão textual de textos antigos, com sessões
de natureza prática, de comentário de textos literários.
Os alunos são avaliados através da realização de duas provas escritas individuais, (50% cada) realizadas na aula,
nas quais deverão comprovar o conhecimento aprofundado das obras de leitura obrigatória previstas no
programa e a sua competência no campo da análise crítica dos excertos textuais propostos, em toda a
sua coerência e globalidade. (cf. Regulamento Académico da UE, artº 102º)
Avaliação
Os alunos são avaliados através da realização de duas provas escritas individuais, realizadas na aula, nas quais deverão comprovar o conhecimento aprofundado das obras de leitura obrigatória previstas no programa e a sua competência no campo da análise crítica dos excertos textuais propostos, em toda a sua coerência e globalidade.
Em alternativa à avaliação contínua, os alunos poderão submeter-se a exame final (época normal e de recurso).
Bibliografia
Bibliografia Ativa:
Poema del Cid, (ed. F. L. Estrada), Madrid, Castalia Odres Nuevos, 1999.
Poema de Mio Cid (ed. C. Smith), Madrid, Cátedra, 1989.
Juan Ruiz, Arcipreste de Hita, Libro de Buen Amor (ed. A. Blecua), Madrid, Cátedra, 1996.
Marqués de Santillana, Poesías Completas (ed. M. M. Kerkhof y A. Gomez Moreno), Madrid, Clásicos
Castalia, 2003.
Jorge Manrique, Poesía (ed. J.-M. Alda Tésan), Madrid, Cátedra, 2008.
Alfonso X, el Sábio, Prosa histórica (ed. B. Brancaforte), Madrid, Cátedra, 1990.
Don Juan Manuel, El Conde Lucanor, Madrid, Castalia Odres Nuevos, 1998.
Garci Rodriguez de Montalvo, Amadís de Gaula (ed. Cacho Blecua), Madrid, Cátedra, 2004 (2 vols.).
Fernando de Rojas, La Celestina (ed. E. Hernández), Madrid, Cátedra Base, 2004.
Bibliografia Passiva:
Mainer, José-Carlos (Dir.), Historia de la Literatura Española, Barcelona, Crítica, 2012-2013 (vols. I e
II).
Poema del Cid, (ed. F. L. Estrada), Madrid, Castalia Odres Nuevos, 1999.
Poema de Mio Cid (ed. C. Smith), Madrid, Cátedra, 1989.
Juan Ruiz, Arcipreste de Hita, Libro de Buen Amor (ed. A. Blecua), Madrid, Cátedra, 1996.
Marqués de Santillana, Poesías Completas (ed. M. M. Kerkhof y A. Gomez Moreno), Madrid, Clásicos
Castalia, 2003.
Jorge Manrique, Poesía (ed. J.-M. Alda Tésan), Madrid, Cátedra, 2008.
Alfonso X, el Sábio, Prosa histórica (ed. B. Brancaforte), Madrid, Cátedra, 1990.
Don Juan Manuel, El Conde Lucanor, Madrid, Castalia Odres Nuevos, 1998.
Garci Rodriguez de Montalvo, Amadís de Gaula (ed. Cacho Blecua), Madrid, Cátedra, 2004 (2 vols.).
Fernando de Rojas, La Celestina (ed. E. Hernández), Madrid, Cátedra Base, 2004.
Bibliografia Passiva:
Mainer, José-Carlos (Dir.), Historia de la Literatura Española, Barcelona, Crítica, 2012-2013 (vols. I e
II).
Equipa Docente
- Elisa Rosa Pisco Nunes Esteves [responsável]