2024
Literatura Portuguesa I
Nome: Literatura Portuguesa I
Cód.: LLT10855L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Literatura
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Visão clara do período denominado Idade Média Portuguesa, nas vertentes histórico cultural, e principalmente literária.
Perceção nítida da problemática inerente ao estudo da literatura produzida, transmitida e conservada em testemunhos manuscritos.
Caracterização do lirismo medieval e identificação da sua origem, dos vários géneros, bem como dos respetivos temas e formas poéticas convencionais.
Contextualização da obra de Fernão Lopes no desenvolvimento da historiografia portuguesa e reconhecimento da sua conceção de historiador e da dimensão literária da sua escrita.
Conhecimento da diversidade de géneros e de registos discursivos no teatro de Gil Vicente.
Consolidação das técnicas de análise dos textos líricos, narrativos e dramáticos e capacidade de elaboração de um comentário que integre os vários planos dessa análise, incluindo uma perspetiva crítica pessoal sobre os mesmos textos.
Perceção nítida da problemática inerente ao estudo da literatura produzida, transmitida e conservada em testemunhos manuscritos.
Caracterização do lirismo medieval e identificação da sua origem, dos vários géneros, bem como dos respetivos temas e formas poéticas convencionais.
Contextualização da obra de Fernão Lopes no desenvolvimento da historiografia portuguesa e reconhecimento da sua conceção de historiador e da dimensão literária da sua escrita.
Conhecimento da diversidade de géneros e de registos discursivos no teatro de Gil Vicente.
Consolidação das técnicas de análise dos textos líricos, narrativos e dramáticos e capacidade de elaboração de um comentário que integre os vários planos dessa análise, incluindo uma perspetiva crítica pessoal sobre os mesmos textos.
Conteúdos Programáticos
1. Introdução: marcos cronológicos, evolução histórica. Apresentação genérica da produção textual
correspondente a este período.
2. A Poesia Trovadoresca Galego Portuguesa.
2.1. A constituição da tradição manuscrita e os testemunhos conservados. As edições.
2.2. A Arte de Trovar. A homogeneidade de temas, motivos tópicos e formas poéticas nas cantigas de
amor e de amigo. O amor e o canto. A sátira literária.
3. A difusão da Matéria da Bretanha em Portugal. A Demanda do Santo Graal.
4. A Historiografia. Crónicas e Livros de Linhagens. Fernão Lopes e as Crónicas régias. A Crónica de
D. João I.
5. O Teatro Vicentino
5.1. A Copilaçam de todalas obras de Gil Vicente e a problemática dos géneros do teatro vicentino.
5.2. Visitação e o paradigma pastoril inicial.
5.3. O fundamento alegórico e a intenção edificante no Auto da Alma.
5.4. A sátira ao desconcerto do mundo no Auto do Velho da Horta e em Romagem de Agravados.
correspondente a este período.
2. A Poesia Trovadoresca Galego Portuguesa.
2.1. A constituição da tradição manuscrita e os testemunhos conservados. As edições.
2.2. A Arte de Trovar. A homogeneidade de temas, motivos tópicos e formas poéticas nas cantigas de
amor e de amigo. O amor e o canto. A sátira literária.
3. A difusão da Matéria da Bretanha em Portugal. A Demanda do Santo Graal.
4. A Historiografia. Crónicas e Livros de Linhagens. Fernão Lopes e as Crónicas régias. A Crónica de
D. João I.
5. O Teatro Vicentino
5.1. A Copilaçam de todalas obras de Gil Vicente e a problemática dos géneros do teatro vicentino.
5.2. Visitação e o paradigma pastoril inicial.
5.3. O fundamento alegórico e a intenção edificante no Auto da Alma.
5.4. A sátira ao desconcerto do mundo no Auto do Velho da Horta e em Romagem de Agravados.
Métodos de Ensino
A unidade curricular funciona em sessões colectivas e presenciais. Procura-se um equilíbrio entre as sessões dinamizadas pela docente, de exposição de conteúdos teóricos, de natureza histórica ou teórico - literária, como é o caso da periodização ou da importância dos géneros, ou ainda questões de crítica textual, indispensáveis quando se trabalha com um corpus textual em parte transmitido através de testemunhos manuscritos, com sessões de natureza prática. Estas últimas podem ser dedicadas ao comentário de textos literários ou alguns de natureza crítica e reflexiva sobre os temas propostos no Programa.
Bibliografia
AMADO, Teresa (ed.), 1980, Crónica de D. João I de Fernão Lopes, Lisboa, Ed. Comunicação.
BREA, Mercedes (coord.), 1996, Lírica Profana Galego Portuguesa, Santiago de Compostela: Centro
de Investigacións Linguísticas e Literárias Ramón Piñeiro.
PIEL, Joseph (ed.), 1988, A Demanda do Santo Graal, Lisboa, IN-CM.
As Obras de Gil Vicente, direção científica de José Camões, Lisboa, Centro de Estudos de Teatro da
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e IN CM, 2002 (vols.1 e 2).
Passiva:
BERNARDES, J. A., CAMÕES, J. (org.) 2019, Gil Vicente - Compêndio, Lisboa: IN- CM.
LANCIANI, Giulia e TAVANI, Giuseppe (org.), 1993, Dicionário da Literatura Medieval Galega e
Portuguesa, Lisboa, Ed. Caminho
MIRANDA, José Carlos, Como o Rei Artur e os cavaleiros da sua corte demandaram o reino de
Portugal, Colóquio-Letras, 142 (1996), pp.83-102.
TAVANI, Giuseppe, 2002, Trovadores e Jograis. Introdução à Poesia Medieval Galego Portuguesa,
Lisboa, Editorial Caminho.
BREA, Mercedes (coord.), 1996, Lírica Profana Galego Portuguesa, Santiago de Compostela: Centro
de Investigacións Linguísticas e Literárias Ramón Piñeiro.
PIEL, Joseph (ed.), 1988, A Demanda do Santo Graal, Lisboa, IN-CM.
As Obras de Gil Vicente, direção científica de José Camões, Lisboa, Centro de Estudos de Teatro da
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e IN CM, 2002 (vols.1 e 2).
Passiva:
BERNARDES, J. A., CAMÕES, J. (org.) 2019, Gil Vicente - Compêndio, Lisboa: IN- CM.
LANCIANI, Giulia e TAVANI, Giuseppe (org.), 1993, Dicionário da Literatura Medieval Galega e
Portuguesa, Lisboa, Ed. Caminho
MIRANDA, José Carlos, Como o Rei Artur e os cavaleiros da sua corte demandaram o reino de
Portugal, Colóquio-Letras, 142 (1996), pp.83-102.
TAVANI, Giuseppe, 2002, Trovadores e Jograis. Introdução à Poesia Medieval Galego Portuguesa,
Lisboa, Editorial Caminho.
Equipa Docente
- Elisa Rosa Pisco Nunes Esteves [responsável]