Estudos Literários II
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Conteúdos Programáticos
2. A poesia em língua portuguesa dos grandes períodos literários.
3. A poesia ao espelho: problematização do literário e da linguagem.
Métodos de Ensino
Avaliação nas modalidades contínua (incentivada) e final, de acordo com Regulamento Académico da Universidade de Évora e o Regulamento do DLL.
Avaliação
Avaliação
1. De acordo com o estabelecido no Regulamento de Avaliação de Conhecimentos, cada aluno poderá optar pelos seguintes regimes:
1.1 Avaliação Contínua – duas provas escritas, cada uma com peso de 50% da classificação final.
1.2 Avaliação Mista – uma das provas da Avaliação Contínua e Exame, com os pesos respetivos de 20 e 80%.
1.3 Avaliação Final – prova escrita de Exame (100% da classificação final).
2. Para os alunos poderem realizar as suas provas de avaliação, e de acordo com o disposto no artigo 6º do REI, a frequência das sessões de ensino presenciais é obrigatória. O Departamento estabelece a obrigatoriedade de frequência das sessões coletivas das unidades curriculares teórico-práticas, nos seguintes parâmetros:
2.1 Avaliação Contínua (Ordem de Serviço nº 3/ECS/2012) – O aluno só poderá realizar este tipo de avaliação se tiver 75% de assiduidade nas sessões coletivas de ensino;
2.2 Avaliação Final (n.º 4, Art.º 17º e Capítulo VI do REI) - O aluno só poderá realizar este tipo de avaliação se tiver 30% de assiduidade nas sessões coletivas de ensino;
2.3 Avaliação Mista – O aluno só poderá realizar este tipo de avaliação se tiver 50% de assiduidade nas sessões.
Excetuam-se destas disposições os alunos ao abrigo de regimes especiais (nº 3 do Art.º 6 e Capítulo IV do REI), cuja avaliação será definida no seio do júri da unidade curricular; excetuam-se, igualmente, os alunos que se submeterem aos exames nas épocas de recurso e especial
Bibliografia
Aguiar e Silva, Vítor Manuel, Teoria e Metodologia Literárias, Lisboa, Universidade Aberta, 1990.
Carvalho, Amorim, Tratado de Versificação Portuguesa, Lisboa, Almedina, 1991.
Borges, Jorge Luís, Este Ofício de Poeta, Lisboa, Teorema, 2002.
Brooks, Cleanth e Warren, Robert Penn, Understanding Poetry, Boston, Wadsworth, 1978.
Gusmão, Manuel, Tatuagem & Palimpsesto, Lisboa, Assírio e Alvim, 2010.
Matos, Maria Vitalina Leal de e Borges, Vera, Introdução aos Estudos Literários, Coimbra, Almedina, 2017.
Nota: no que respeita à bibliografia ativa, o docentes selecionará o conjunto de poemas que entender mais pertinente para as suas aulas.
Equipa Docente
- Maria Cristina Firmino Santos [responsável]