2024
Start-up PhD
Nome: Start-up PhD
Cód.: GES14077D
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Gestão
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
A UC irá constituir uma oportunidade para compreender as vantagens, as armadilhas e os processos de estruturação de uma ideia para criar start-ups de alto potencial de crescimento.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Este mini-UC de Empreendedorismo tem os seguintes objetivos:
Melhorar a compreensão sobre o que é o empreendedorismo e as suas principais potencialidades;
Explicar como o conhecimento adquirido no Doutoramento pode ser uma fonte de start-ups inovadoras;
Explicar os princípios de criação de start-ups, com especial ênfase na metodologia de lean start-up.
Para alcançar estes objetivos, a UC fornece aos doutorandos um pequeno conjunto de instrumentos e técnicas que lhes permite compreender o que é o empreendedorismo e a inovação, e explorar e projetar os seus próprios projetos de start-up através de metodologias concretas. Para os doutorandos, esta UC irá constituir uma oportunidade para compreender as vantagens, as armadilhas e os processos de estruturação de uma ideia para criar start-ups de alto potencial de crescimento.
Melhorar a compreensão sobre o que é o empreendedorismo e as suas principais potencialidades;
Explicar como o conhecimento adquirido no Doutoramento pode ser uma fonte de start-ups inovadoras;
Explicar os princípios de criação de start-ups, com especial ênfase na metodologia de lean start-up.
Para alcançar estes objetivos, a UC fornece aos doutorandos um pequeno conjunto de instrumentos e técnicas que lhes permite compreender o que é o empreendedorismo e a inovação, e explorar e projetar os seus próprios projetos de start-up através de metodologias concretas. Para os doutorandos, esta UC irá constituir uma oportunidade para compreender as vantagens, as armadilhas e os processos de estruturação de uma ideia para criar start-ups de alto potencial de crescimento.
Conteúdos Programáticos
I. Navegar no mar dos Empreendedores: por que razão há start-ups que falham e outras que têm sucesso?
O que é um empreendedor e de que é feito o empreendedorismo?
Personalidade empreendedora, capacidades empreendedoras e equipas de empreendedorismo.
O poder da inovação e ingredientes para se inovar.
Empreendedorismo e sentido crítico identificar as próprias fraquezas e ameaças através da análise SWOT.
II. Design de uma Proposta de Valor
A validação de necessidades.
Como suprimir os problemas de um público-alvo?
A conceptualização de uma solução/protótipo.
Testar e obter feedback.
III. Minimum Viable Product (MVP): do compromisso de funcionalidades à prototipagem rápida
IV. Lean start-up: um modelo integrado
Da estratégia empresarial ao modelo de negócio: um roadmap para o futuro.
O poder da comunicação empresarial.
V. Propriedade intelectual e Proteção da Inovação
VI. Fontes de Financiamento: das rondas de investimento ao crowdfunding
O que é um empreendedor e de que é feito o empreendedorismo?
Personalidade empreendedora, capacidades empreendedoras e equipas de empreendedorismo.
O poder da inovação e ingredientes para se inovar.
Empreendedorismo e sentido crítico identificar as próprias fraquezas e ameaças através da análise SWOT.
II. Design de uma Proposta de Valor
A validação de necessidades.
Como suprimir os problemas de um público-alvo?
A conceptualização de uma solução/protótipo.
Testar e obter feedback.
III. Minimum Viable Product (MVP): do compromisso de funcionalidades à prototipagem rápida
IV. Lean start-up: um modelo integrado
Da estratégia empresarial ao modelo de negócio: um roadmap para o futuro.
O poder da comunicação empresarial.
V. Propriedade intelectual e Proteção da Inovação
VI. Fontes de Financiamento: das rondas de investimento ao crowdfunding
Métodos de Ensino
As sessões de ensino são teórico-práticas, combinando os conceitos com a sua aplicação a casos concretos. As sessões incluem discussão de casos, elaboração de estratégia de inovação para ideias que surgem das teses, usando principalmente uma metodologia adaptada de lean start-ups,
A divulgação do conteúdo das aulas e a indicação de bibliografia a partir de textos básicos será feito uma semana antes, através da página da Universidade de Évora na intranet, na plataforma de e-learning da Universidade: www.moodle.uevora.pt.
A avaliação é feita através de trabalho escrito, por via de um relatório assente no desenvolvimento de uma ideia de negócio, utilizando-se um template explorado em contexto de sala de aula.
A divulgação do conteúdo das aulas e a indicação de bibliografia a partir de textos básicos será feito uma semana antes, através da página da Universidade de Évora na intranet, na plataforma de e-learning da Universidade: www.moodle.uevora.pt.
A avaliação é feita através de trabalho escrito, por via de um relatório assente no desenvolvimento de uma ideia de negócio, utilizando-se um template explorado em contexto de sala de aula.
Bibliografia
Barringer, B. R. and Ireland, R. D. (2016). Entrepreneurship Successfully Launching New Ventures (Fifth Edition); Pearson International Edition.
Bygrave, W., & Zacharakis, A. (2017) Entrepreneurship, 4th Edition (3rd Edition is ok too) Wiley.
Drucker, Peter F. (1985). Innovative and Entrepreneurship, Practice and Principles. Harper & Row, Publishers, Inc.
Osterwalder, A. and Pigneur, Y. (2013). Business Model Generation. Hoboken, NJ: Wiley.
Sarkar, S. (2014). Empreendedorismo e Inovação, Escolar Editora, 3ª Edição.
Ries, E. (2011). The lean startup: How today's entrepreneurs use continuous innovation to create radically successful businesses. New York: Crown Business.
Journals Relevant for this Course:
The Journal of Entrepreneurship Sage publications
The International Journal of Entrepreneurship and Innovation Sage publications
Strategic Entrepreneurship Journal - Wiley Online Library
International Journal of Entrepreneurship and Small Business InterScience
Bygrave, W., & Zacharakis, A. (2017) Entrepreneurship, 4th Edition (3rd Edition is ok too) Wiley.
Drucker, Peter F. (1985). Innovative and Entrepreneurship, Practice and Principles. Harper & Row, Publishers, Inc.
Osterwalder, A. and Pigneur, Y. (2013). Business Model Generation. Hoboken, NJ: Wiley.
Sarkar, S. (2014). Empreendedorismo e Inovação, Escolar Editora, 3ª Edição.
Ries, E. (2011). The lean startup: How today's entrepreneurs use continuous innovation to create radically successful businesses. New York: Crown Business.
Journals Relevant for this Course:
The Journal of Entrepreneurship Sage publications
The International Journal of Entrepreneurship and Innovation Sage publications
Strategic Entrepreneurship Journal - Wiley Online Library
International Journal of Entrepreneurship and Small Business InterScience
Equipa Docente
- Rui Manuel de Sousa Fragoso
- Soumodip Sarkar [responsável]