2023

Modelos Paradigmas e Itinerários Monumentais

Nome: Modelos Paradigmas e Itinerários Monumentais
Cód.: HIS13184M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Património Cultural

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Estudo das ideias interpretativas, dos modos de registo e do conhecimento da valorização de lugares e complexos construtivos especialmente definidos como arquétipos da percepção estética e da intervenção cultural na longa duração, conducentes à compreensão das noções de monumentalidade e património monumental nos Estudos em Património e temáticas correlativas com os estudos em História da Arte, das formas arquitectónicas e urbanas e sua gestão.

Conteúdos Programáticos

1. Modelos e abordagens da monumentalidade: espaço, lugar e paisagem; Natureza e construção cultural; identidade e memória.
2. Modelos sagrados, religiosos e simbólicos e a expressão dos arquétipos: as tipologias antigas, a cidade, o templo e a peregrinação.
3. Modelos históricos e instauração dos itinerários: o modelo bíblico da Terra Santa, o referente helenístico das Sete Maravilhas e a consagração civilizacional e religiosa de Roma.
4. Os modelos monumentais e a fixação das tipologias arquitetónicas e sua conotação imagética e civilizacional; o monumento como didática.
5. Modelos e itinerários monumentais: as descobertas arqueológicas e especulações estéticas dos sécs. XVI-XVII, ao Grand Tour e redescoberta do Oriente de sécs. XVIII-XIX.
6. Modelos cosmopolitas: renovação urbana e confrontos revivalistas.
7. Modelos utópicos e distópicos: das paisagens e territórios imaginários à recriação arquitetónica e urbana nas Artes e literaturas; a reconstituição virtual e digital.

Métodos de Ensino

Lecionação de temas com recurso a meios auxiliares de ensino, conducente ao confronto expositivo com exemplos significativos e acompanhamento orientado do progresso de conhecimentos.

Avaliação contínua:
elaboração de um trabalho escrito, contendo um relatório crítico-descritivo de dois temas da unidade curricular(com registo das atividades programadas) (20%) e que contribua, em termos temáticos, para a realização de um Paper (com texto até 5000 caracteres, sem espaços incluídos, bibliografia e anexos não incluídos) (65%), com apresentação oral (15%).
Exame: Entrega de um trabalho escrito sobre tema acordado com a equipa docente (100%).



Bibliografia

AAVV. (1997). Science et Conscience du Patrimoine. Paris.
Adam, J.-P.; Blanc, N. (1989). Les Sept Merveilles du Monde. Paris.
Barkan, L. (1999). Unearthing the Past. Archaeology and Aesthetics in the making of Renaissance Culture. New Haven – London.
Boyer, M. C. (1996). The City of Collective Memory. Historical Imagery and Architectural Entertainments. Massachusetts.
Choay, F. Alegoria do Património. Lisboa: vvs.eds.
Idem. (2007). A Regra e o Modelo. Sobre a Teoria da Arquitectura e do Urbanismo. Casal de Cambra.
Gombrich, E.H. (1999). The Uses of Image. Studies in the Social Function of Art. Londres.
Lowenthal, D. (2002). The Past is a Foreign Country. Cambridge.

Equipa Docente