2024
Teoria e Pensamento Contemporâneo
Nome: Teoria e Pensamento Contemporâneo
Cód.: VIS14108D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Artes Plásticas
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
O curso pretende introduzir, através de uma consciência crítica do contemporâneo, temas e problemas relevantes na reflexão filosófica actual que repercutem, de modo essencial e decisivo, nas perspectivas disciplinares dos estudantes de doutoramento, na formulação de propostas de pesquisa e nos projectos a que se propõem.
Conteúdos Programáticos
1. O contemporâneo, como problema para a reflexão filosófica, a experiência estética e a vivência comum. A modernidade estendida:
culturalização mundial, globalização económica e crise ecológica. A reformulação do humano.
2. Acerca da teckné, como questão: tecnologias, dispositivos, artes;
3. Acerca do tempo, como enigma: historicidade, temporalidade, acontecimentos. Agir, actuar, fazer;
4. Acerca do espaço, como situação: escalas, lugares, paisagens.
culturalização mundial, globalização económica e crise ecológica. A reformulação do humano.
2. Acerca da teckné, como questão: tecnologias, dispositivos, artes;
3. Acerca do tempo, como enigma: historicidade, temporalidade, acontecimentos. Agir, actuar, fazer;
4. Acerca do espaço, como situação: escalas, lugares, paisagens.
Métodos de Ensino
Metodologia teórico-prática, combinando o método expositivo com o incitamento à intervenção do aluno, nos seus mais variados aspectos (participação na aula, comentário de texto, leituras próprias, investigação individual, etc.). Promover-se-á a análise de exemplos e casos propostos pelos estudantes, a partir da sua própria experiência e investigação.
A avaliação combinará o desempenho do aluno nas aulas com a produção e discussão de um ensaio final, previamente combinado.
Não é considerada a avaliação contínua.
A avaliação combinará o desempenho do aluno nas aulas com a produção e discussão de um ensaio final, previamente combinado.
Não é considerada a avaliação contínua.
Bibliografia
ADORNO, Th.: Ästhetische Theorie (1970). Tr.pt.: Teoria Estética. Lisboa, Ed.70, 1993.
AGAMBEN, G.(2009).: Che cosè il contemporâneo? (2008). Tr.pt.: O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Chapecó, Argos,
AGAMBEN, G.: Che cosè un dispositivo? (2006).Tr. ing. "What is an Apparatus?" in What is an Apparatus? And Other Essays. Stanford: Stanford University Press, 2009: p. 14.
DE ASSIS, P. & SCHWAB, M. (eds) , (2019).: Futures of the Contemporary Contemporaneity, Untimeliness, and Artistic Research. Leuven: Leuven University Press
DESCOLA, Ph(2005)..: Au-delà nature et culture. Paris : Gallimard,
INGOLD, T(2013)..: Making: Anthropology, Archaeology, Art and Architecture. London: Routledge,
JANOWSKI, M. & INGOLD, T. (eds.) (2011)Imagining Landscapes: Past, Present and Future. Abington: Ashgate,.
SERRÃO, A. V. (ed.) , (2013): Filosofia da Paisagem: uma Antologia. Lisboa: CFUL.
AGAMBEN, G.(2009).: Che cosè il contemporâneo? (2008). Tr.pt.: O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Chapecó, Argos,
AGAMBEN, G.: Che cosè un dispositivo? (2006).Tr. ing. "What is an Apparatus?" in What is an Apparatus? And Other Essays. Stanford: Stanford University Press, 2009: p. 14.
DE ASSIS, P. & SCHWAB, M. (eds) , (2019).: Futures of the Contemporary Contemporaneity, Untimeliness, and Artistic Research. Leuven: Leuven University Press
DESCOLA, Ph(2005)..: Au-delà nature et culture. Paris : Gallimard,
INGOLD, T(2013)..: Making: Anthropology, Archaeology, Art and Architecture. London: Routledge,
JANOWSKI, M. & INGOLD, T. (eds.) (2011)Imagining Landscapes: Past, Present and Future. Abington: Ashgate,.
SERRÃO, A. V. (ed.) , (2013): Filosofia da Paisagem: uma Antologia. Lisboa: CFUL.
Equipa Docente
- José Manuel Barrisco Martins [responsável]