2024
Métodos de Investigação em Paisagem
Nome: Métodos de Investigação em Paisagem
Cód.: PAO14105D
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Arquitectura Paisagista
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
A unidade curricular tem um carácter prático e aplicado, e nela propõe-se um modelo de ensino-aprendizagem privilegiando o desenvolvimento de competências de tipo genérico, comuns às diferentes áreas de conhecimento, e também de competência relativas aos diversos domínios de conhecimento deste programa de doutoramento. Com esta uc, os estudantes devem atingir os seguintes objectivos: aquisição de capacidade de compreensão dos métodos de investigação próprios das áreas disciplinares do programa de doutoramento, capacidade para desenvolver um plano de tese identificando os métodos e técnicas de investigação que melhor se adequem aos objetivos do estudo, conhecimento e capacidade de utilização dos métodos e técnicas de referência na área da tese.
Conteúdos Programáticos
Pela natureza do programa de doutoramento, o estudante é confrontado com distintos fenómenos e processos, e dados de diferente natureza. De modo a proporcionar uma sólida formação no plano metodológico, esta unidade curricular compreende, nos domínios da paisagem, os seguintes conteúdos:
1.Identificação de questões e das metodologias e técnicas a elas relativas;
2. Identificação dos objetivos da investigação;
3.Seleção de métodos e técnicas adequadas aos objetivos de estudo estabelecidos;
4.Uso de ferramentas metodológicas e técnicas coerentes com a procura de respostas para os problemas identificados
1.Identificação de questões e das metodologias e técnicas a elas relativas;
2. Identificação dos objetivos da investigação;
3.Seleção de métodos e técnicas adequadas aos objetivos de estudo estabelecidos;
4.Uso de ferramentas metodológicas e técnicas coerentes com a procura de respostas para os problemas identificados
Métodos de Ensino
(1000 caracteres)
A aquisição das competências nesta unidade curricular processa-se através de sessões teórico-práticas, de sessões do tipo tutorial, da realização de trabalhos práticos, em grupo e individualmente, de trabalho autónomo individual. A unidade curricular é de avaliação contínua.
A aquisição das competências nesta unidade curricular processa-se através de sessões teórico-práticas, de sessões do tipo tutorial, da realização de trabalhos práticos, em grupo e individualmente, de trabalho autónomo individual. A unidade curricular é de avaliação contínua.
Bibliografia
Conley, S., Monday S., (2020), A sense of place: Texas landscape art quilts. Texas: Independently published
Flink. C. A., (2020), The greenway imperative: connecting communities and landscapes for an sustainable future. Florida: University Press of Florida
Mc Neill, D., (1999), On interdisciplinary research: with particular reference to the field of environment and development. Higher Education Quarterly 53 (4):312-332. Electronic Reserve.
Rubenstein, J. M., (2017), The cultural landscape: an introduction to human geography (12th edition), Global edition: Person.
Tress, Barbel, Gunther, Décamps, Henri, dHauteserre, Anne-Marie., (2001), Bridging human and natural sciences in landscape research. Landscape and Urban Planning 57(3-4): 137-141
Van der Brink, Adri, Bruns, Diedrich, Tobi, Hilde, Bell (eds.), (2016), Research in Landscape Architecture: Methods and Methodology, N.Y: Routledge.
Flink. C. A., (2020), The greenway imperative: connecting communities and landscapes for an sustainable future. Florida: University Press of Florida
Mc Neill, D., (1999), On interdisciplinary research: with particular reference to the field of environment and development. Higher Education Quarterly 53 (4):312-332. Electronic Reserve.
Rubenstein, J. M., (2017), The cultural landscape: an introduction to human geography (12th edition), Global edition: Person.
Tress, Barbel, Gunther, Décamps, Henri, dHauteserre, Anne-Marie., (2001), Bridging human and natural sciences in landscape research. Landscape and Urban Planning 57(3-4): 137-141
Van der Brink, Adri, Bruns, Diedrich, Tobi, Hilde, Bell (eds.), (2016), Research in Landscape Architecture: Methods and Methodology, N.Y: Routledge.
Equipa Docente
- Rute Sousa Matos [responsável]