2024
Anatomia e Fisiologia II
Nome: Anatomia e Fisiologia II
Cód.: ENF13743I
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Ciências da Saúde
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Esta UC visa contribuir para a aquisição e desenvolvimento de conhecimentos relativamente à constituição e funcionamento dos sistemas de integração e controlo, sistemas de regulação e manutenção e sistemas de reprodução e desenvolvimento do organismo humano.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivos:
Adquirir conhecimentos relativamente aos Sistemas de Integração e Controlo, Sistemas de Regulação e Manutenção e, Sistemas de Reprodução e Desenvolvimento do Organismo Humano.
Desenvolver conhecimentos sobre a constituição e funcionamento do corpo humano.
Competências:
Compreende o processo de integração e controlo, de regulação e manutenção reprodução e desenvolvimento do organismo humano
Identifica as principais características estruturais e funcionais dos órgãos que compõem os sistemas do organismo humano
Explica o funcionamento dos vários órgãos do corpo humano de forma integrada.
Explicita as bases morfológicas e funcionais inerentes à anatomia humana da relação (da anatomia neurológica e estesiológica (Sistema nervoso central e periférico, e órgão dos sentidos)
Explicita as bases morfológicas e funcionais inerentes à anatomia humana da angiologia, Esplancnologia e da Endocrinologia.
Adquirir conhecimentos relativamente aos Sistemas de Integração e Controlo, Sistemas de Regulação e Manutenção e, Sistemas de Reprodução e Desenvolvimento do Organismo Humano.
Desenvolver conhecimentos sobre a constituição e funcionamento do corpo humano.
Competências:
Compreende o processo de integração e controlo, de regulação e manutenção reprodução e desenvolvimento do organismo humano
Identifica as principais características estruturais e funcionais dos órgãos que compõem os sistemas do organismo humano
Explica o funcionamento dos vários órgãos do corpo humano de forma integrada.
Explicita as bases morfológicas e funcionais inerentes à anatomia humana da relação (da anatomia neurológica e estesiológica (Sistema nervoso central e periférico, e órgão dos sentidos)
Explicita as bases morfológicas e funcionais inerentes à anatomia humana da angiologia, Esplancnologia e da Endocrinologia.
Conteúdos Programáticos
* Modulo I - Reprodução e Desenvolvimento
- Aparelho sexual e reprodutor feminino e masculino
Anatomia e fisiologia dos aparelhos sexuais e reprodutores
- Desenvolvimento, crescimento, e envelhecimento
Desenvolvimento pré-natal
Fases do ciclo de vida (nascimento, adolescência, envelhecimento e morte)
* Modulo II - Sistemas de Integração e de Controlo
- Sistema nervoso central: encéfalo e medula espinhal
- Sistema nervoso periférico: nervos cranianos e raquidianos
- Os sentidos
- Sistema endócrino
* Modulo III - Sistemas de Regulação e Manutenção
- Aparelho circulatório:
Anatomia e funções do coração
Circulação e regulação periférica
- Aparelho respiratório
Anatomia, histologia e funções do aparelho respiratório
- Aparelho digestivo:
Anatomia, e funções do aparelho digestivo
Histologia do tubo digestivo
- Aparelho urinário
Anatomia e histologia do rim
Funções do aparelho urinário
- Aparelho sexual e reprodutor feminino e masculino
Anatomia e fisiologia dos aparelhos sexuais e reprodutores
- Desenvolvimento, crescimento, e envelhecimento
Desenvolvimento pré-natal
Fases do ciclo de vida (nascimento, adolescência, envelhecimento e morte)
* Modulo II - Sistemas de Integração e de Controlo
- Sistema nervoso central: encéfalo e medula espinhal
- Sistema nervoso periférico: nervos cranianos e raquidianos
- Os sentidos
- Sistema endócrino
* Modulo III - Sistemas de Regulação e Manutenção
- Aparelho circulatório:
Anatomia e funções do coração
Circulação e regulação periférica
- Aparelho respiratório
Anatomia, histologia e funções do aparelho respiratório
- Aparelho digestivo:
Anatomia, e funções do aparelho digestivo
Histologia do tubo digestivo
- Aparelho urinário
Anatomia e histologia do rim
Funções do aparelho urinário
Métodos de Ensino
Uso de metodologias interativas e conducentes à participação ativa e corresponsabilização dos alunos. Utiliza-se:
A exposição em sala de aula, utilizando os programas Power-point e Prezi.
Orientação tutorial, presencial e/ou por videoconferência (Skipe, Messenger, Colibri).
Os recursos: quadro interativo, modelos anatómicos e moodle. Este será usado frequentemente para apresentação do conteúdo a lecionar e para a realização de testes formativos.
A metodologia e-learning será utilizada para divulgação do conteúdo e como complemento das aulas teórico e teórico-práticas presenciais.
Conforme preconizado no regulamento escolar interno da UÉ, os estudantes podem optar pelo regime de avaliação contínua ou pelo regime de exame. A avaliação contínua prevê a realização de 2 testes presenciais via Moodle (50% cada). Os alunos que não obtiverem classificação igual ou superior a 10 valores ficam sujeitos a exame. O Júri do exame será apresentado e divulgado, anualmente, nos meios próprios
A exposição em sala de aula, utilizando os programas Power-point e Prezi.
Orientação tutorial, presencial e/ou por videoconferência (Skipe, Messenger, Colibri).
Os recursos: quadro interativo, modelos anatómicos e moodle. Este será usado frequentemente para apresentação do conteúdo a lecionar e para a realização de testes formativos.
A metodologia e-learning será utilizada para divulgação do conteúdo e como complemento das aulas teórico e teórico-práticas presenciais.
Conforme preconizado no regulamento escolar interno da UÉ, os estudantes podem optar pelo regime de avaliação contínua ou pelo regime de exame. A avaliação contínua prevê a realização de 2 testes presenciais via Moodle (50% cada). Os alunos que não obtiverem classificação igual ou superior a 10 valores ficam sujeitos a exame. O Júri do exame será apresentado e divulgado, anualmente, nos meios próprios
Bibliografia
Drake, R. L., Vogl, A. W., & Mitchell, A. W. M. (2015). Gray's anatomia clínica para estudantes (3ª ed.). Rio de Janeiro: Elsevier.
Guyton & Hall.(2016). Tratado de Fisiologia Médica. Rio de Janeiro: Elsevier. 13ªed. ISBN 978-85-352-62858
Humberto Machado (Coord.). (2018). Fisiologia Clinica. Lisboa: Lidel Edições Técnicas Lda.
Marques, E. (2011). Anatomia e Fisiologia Humana. São Paulo: Martinari, ISBN 978-85-89788-94-6
Moore, K. L., Dalley, A. F., & Agur, A. M. R. (2018). Anatomia orientada para a clinica (8 ed.). Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan LTDA.
Pina, J. A. E. (2017). Anatomia Humana dos Orgãos (2ª ed.). Lisboa: Lidel.
Seeley, R., Stephens, D. & Tate, P. (2011). Anatomia & fisiologia. 8:ªed, Lisboa : Lusodidacta. ISBN 978- 972-8930-62-2.
Tortora, G. J., & Derrickson, B. H. (2016). Princípios de anatomia e fisiologia (14 ed.). Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.
Guyton & Hall.(2016). Tratado de Fisiologia Médica. Rio de Janeiro: Elsevier. 13ªed. ISBN 978-85-352-62858
Humberto Machado (Coord.). (2018). Fisiologia Clinica. Lisboa: Lidel Edições Técnicas Lda.
Marques, E. (2011). Anatomia e Fisiologia Humana. São Paulo: Martinari, ISBN 978-85-89788-94-6
Moore, K. L., Dalley, A. F., & Agur, A. M. R. (2018). Anatomia orientada para a clinica (8 ed.). Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan LTDA.
Pina, J. A. E. (2017). Anatomia Humana dos Orgãos (2ª ed.). Lisboa: Lidel.
Seeley, R., Stephens, D. & Tate, P. (2011). Anatomia & fisiologia. 8:ªed, Lisboa : Lusodidacta. ISBN 978- 972-8930-62-2.
Tortora, G. J., & Derrickson, B. H. (2016). Princípios de anatomia e fisiologia (14 ed.). Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.
Equipa Docente
- Ana Maria Aguiar Frias [responsável]
- Filipe Jorge Pencas Alfaiate
- Irene Verdasca