2024

Bromatologia e Nutrição Humana

Nome: Bromatologia e Nutrição Humana
Cód.: CMS13809L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Bioquímica, Ciências Biológicas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Esta Unidade Curricular visa dotar os alunos de um conjunto de conhecimentos no domínio da Química e Bioquímica dos Alimentos e das Ciências da Nutrição, que lhes permita e caracterizar os principais grupos de alimentos, composição química e valor nutricional e métodos de controlo de qualidade.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Nesta Unidade Curricular (UC) pretende-se dotar os alunos de um conjunto de conhecimentos no domínio da Química e Bioquímica dos Alimentos e da Ciência da Nutrição, de modo a poder caracterizar os principais grupos de alimentos, sob o ponto de vista da composição química e valor nutricional e a saber elaborar uma dieta equilibrada. São também objetivos desta UC avaliar as alterações que poderão ocorrer durante o processamento e armazenamento dos alimentos e selecionar os métodos analíticos adequados à determinação dos diversos parâmetros e constituintes dos alimentos e ao controlo de qualidade dos mesmos.

Pretende-se desenvolver nos alunos um conjunto de competências interpessoais, instrumentais e sistemáticas, que lhes permitam recolher, selecionar e interpretar informação científica relevante, discutir sobre as suas implicações e comunicar ideias e conhecimentos científicos, sob forma oral e escrita, organizadas de modo coerente e lógico sobre assuntos do âmbito da UC.

Conteúdos Programáticos

Bromatologia, Alimentação e Nutrição. Conceitos e relações. Evolução histórica.
Princípios básicos da nutrição. Necessidades nutricionais do ser humano. Funções dos nutrientes. Macro e micronutrientes. Principais grupos de alimentos – Tabela dos Alimentos. Roda e Pirâmide Alimentares.
Caracterização dos vários grupos de alimentos. Métodos físicos e químicos de conservação. Análise básica dos alimentos. Segurança e qualidade alimentar.
Princípios de toxicologia alimentar. Toxinas naturais e de origem microbiana. Processos de determinação de tóxicos nos alimentos.
Informação nutricional de um alimento. Doses diárias recomendadas. Educação nutricional. Elaboração de um plano alimentar equilibrado. A nutrição nos vários escalões etários; a nutrição em pediatria e geriatria. Nutrição na prevenção de doenças.
Os novos alimentos: alimentos funcionais, alimentos dietéticos, alimentos transgénicos. Legislação nacional.

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino/aprendizagem proposta tem como objetivos dotar os alunos de conhecimentos sólidos em Bromatologia e Ciências dos Alimentos e em Nutrição, de modo a que os alunos possam ser capazes de identificar dos principais grupos de alimentos, com base na sua composição química, ação que estes têm no organismo, valor nutricional, bem como capacidade para apresentar uma proposta uma dieta equilibrada correspondente às necessidades específicas de determinados grupos populacionais.
O processo de ensino/aprendizagem baseia-se no trabalho individual dos alunos, apoiado em bibliografia recomendada, apelando à participação dos alunos na sala de aula e fora desta, procurando incutir nos alunos um comportamento proativo, privilegiando o desenvolvimento da capacidade analítica e de investigação, valorizando a pesquisa de informação, a interpretação e discussão de resultados do trabalho experimental e o desenvolvimento de uma atitude crítica e de rigor científico na identificação e na interpretação de problemas concretos aplicados.
A complementaridade das componentes teórica e prática laboratorial permitirá a integração dos conceitos adquiridos e sua aplicação em atividades experimentais, incluindo o seu planeamento, trabalho em equipa e a aplicação dos conhecimentos à resolução de problemas aplicados nos domínios da Bromatologia e da Nutrição.
As aulas teóricas serão plenárias e lecionadas com recurso a técnicas audiovisuais, para apresentação de conteúdos e exemplos aplicados. Nas aulas práticas, que incluem aulas de execução de trabalhos laboratoriais e aulas de aplicação teórico-prática, com exemplos de casos de estudo, os alunos deverão desenvolver trabalho em grupo, recorrendo ao planeamento e à execução e discussão de trabalhos que concretizem exemplos práticos dos conteúdos lecionados.

Avaliação

O sistema de avaliação está organizado de modo a ter em conta as componentes em que a unidade curricular se articula. A componente prática laboratorial (NL) é avaliada de uma forma contínua com base na assiduidade, no desempenho laboratorial, interpretação dos resultados obtidos, na discussão oral dos trabalhos realizados, bem como na elaboração de um trabalho de pesquisa sobre um tema da UC.
A componente teórica (NT) poderá ser avaliada em duas modalidades optativas: duas frequências ou um exame.
A nota final (NF) é calculada, atendendo às seguintes ponderações: NF=0.4*NL+0.6*NT.

Bibliografia

Belitz, H.D., Grosch, W. & Schieberle, P. (2009) Food Chemistry. 4th Edition, Springer-Verlag, Berlin.
Geissler, C., & Powers, H. (2023) ? Human Nutrition (14th ed.). Oxford University Press.
Lanham-New, S. A., Hill, T. R., Gallagher, A. M., & Vorster, H. H. (2019) - Introduction to Human Nutrition, 3rd ed, Published by Wiley-Blackwell.
Raymond J.L, Morrow K. (2022). Krause and Mahan?s Food and the Nutrition Care Process, 16th Edition. Elsevier.
Saldanha, H. (1999) ? Nutrição Clínica, LIDEL, Ed. Técnicas.
Saldanha, H. (2001) ? Nutrição Clínica Moderna na Saúde e na Doença, LIDEL, Ed. Técnicas.
Shibamoto, T. & Bjeldanes, L.F. (2009) ? Introduction to Food Toxicology, 2nd Ediytion, Academic Press, MA, USA.