2024

Biomonitorização Humana

Nome: Biomonitorização Humana
Cód.: BIO13895L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências Biológicas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Esta unidade optativa para o terceiro ano de Biologia Humana, pretende dotar os alunos de conhecimentos fundamentais a profissionais da área de Ciências Biológicas, por meio da criação, dado o actual curso de eventos, de uma forte identificação pessoal e colectiva com a área disciplinar em apreço.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

No términus da unidade curricular o discente será capaz de:
Definir as principais fontes de agentes biológicos, químicos e físicos presentes na água, no ar, no solo e nos alimentos.
Identificar os principais perigos ambientais, históricos e presentes, para a saúde e descrever as várias abordagens na identificação e estudo destes perigos.
Compreender as vias de exposição a químicos e a agentes patogénicos, os mecanismos de toxicidade e a associação a impactos na saúde humana.
Compreender os métodos de aquisição, validade e aplicação dos dados obtidos na biomonitorização humana.
Descrever o papel dos paradigmas da Avaliação de Risco, Gestão de Risco e Comunicação de Risco na prevenção, deteção, gestão, controlo e remoção de agentes perigosos presentes em ambientes humanos.
Compreender o enquadramento regulamentar e as políticas utilizadas a nível nacional e internacional no controlo de agentes ambientais com influência na Saúde Humana.

Conteúdos Programáticos

Introdução à Saúde Ambiental e à Biomonitorização Humana.
Panorâmica dos fatores ambientais biológicos, químicos e físicos.
Vias de Exposição.
Exposição e Saúde/Doença.
Concentração-Efeito-Dose-Resposta.
Toxicologia e Doença Ambiental.
Poluição do Ar.
- Caso de Estudo: Exposição a produtos da combustão de gasóleo.
Ambiente Edificado.
- Caso de Estudo: Poluição Interior (fungos, químicos) e risco para a Saúde.
Poluição da Água.
- Caso de Estudo: Fármacos, Disruptores Endócrinos (EDCs) e Nanomateriais no meio aquático.
Resíduos Perigosos.
- Caso de Estudo: Lixo eletrónico.
Mudança Climática e Saúde Global
- Caso de Estudo: Zoonoses – transferência de agentes microbiológicos de animais para humanos.
Segurança Alimentar.
- Caso de Estudo: Mercúrio em bens alimentares (e.g. peixe e marisco).
Biomarcadores: utilidade, classificações e aplicações.
Oes, Tipos,
Avaliação de Risco e Gestão de Risco.
O conceito de “One Health” e o “Modelo Ecológico” em Saúde Humana.

Métodos de Ensino

As aulas teóricas serão ministradas através de exposição oral, sustentada numa forte interação com os estudantes e apoiada em recursos audiovisuais (apresentações em PowerPoint, vídeos, modelos computacionais). A utilização de artigos científicos complementará estas sessões, proporcionando estudos de caso que ilustram conceitos e aplicações fundamentais na área.
As aulas teórico-práticas promoverão a discussão crítica de artigos científicos representativos do estado da arte, bem como de outros materiais pedagógicos, incluindo filmes. Estes materiais serão preparados previamente de forma coletiva pela turma e apresentados por um grupo designado de estudantes, cuja função será estimular o debate analítico entre os colegas, sob a orientação e moderação da docente.

Avaliação

A avaliação é contínua e integra diferentes componentes:
Trabalhos de grupo: trabalho escrito (30%) e apresentação oral com discussão (20%);
Concurso de fotografia sobre Biomonitorização (individual): 10%;
Protocolo de Projeto de Biomonitorização (individual): 40%.

Os estudantes que não obtenham aprovação por avaliação contínua poderão realizar uma avaliação final por exame, de caráter individual, que incidirá sobre todos os conteúdos programáticos da unidade curricular.

Bibliografia

Human biomonitoring. Basics: educational course. Copenhagen: WHO Regional Office for Europe; 2023. License: CC BY-NC-SA 3.0 IGO.
Kishi, R., Grandjean, P. (2020). Health Impacts of Developmental Exposure to Environmental Chemicals, 1st Ed. Springer.
Carson, R. (1962). Silent Spring. Boston: Houghton Mifflin, Mariner Books.
Colborn, T., D. Dumanoski and J. P. Myers (1996). Our stolen future. New York, Plume, Penguin group.

Equipa Docente