2023

Problemas e Debates em História

Nome: Problemas e Debates em História
Cód.: HIS11631M
12 ECTS
Duração: 15 semanas/312 horas
Área Científica: História

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: B-learning

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objectivos:
- Compreender o papel da História na cidadania.
- Estimular os mestrandos na prática do debate crítico e fundamentado.
- Identificar os grandes temas em debate na historiografia e sublinhar a sua importância nos dias de hoje.
- Convocar a História como espaço de formação fundamental para a compreensão das sociedades contemporâneas.
- Contextualizar os debates historiográficos e identificar os temas conjunturais e dos temas recorrentes no debate historiográfico.

Competências:
- Capacidade de compreender as origens das actuais disfunções à escola nacional e internacional.
- Ser capaz de compreender e intervir nos debates da historiografia e também nos que têm lugar na própria sociedade.
- Desenvolver competências na análise crítica dos textos, na interpretação da posição dos autores e identificação das controvérsias nos diferentes campos historiográficos.

Conteúdos Programáticos

1 - A História como poder: escrever História no Ocidente
-História, nacionalismo, colonialismo e pós-colonialismo: Reconstruir a história e a busca de raízes
-Como pode o "outro" reescrever a sua história? História, etnocentrismo e multiculturalidade
-A história das mulheres e a história de género

2 - Dentro da História
- A história e o historiador hoje. Problemas de cidadania
-Os arquivos. Da prática de antiquário à problematização do passado
-A História digital existe? Desafios face às novas tecnologias

3 - Os "eternos" debates. Exemplos:
-História Militar: o exercício da violência, insegurança e dominação
-História Religiosa: a Igreja e as fontes da cultura ocidental
-O papel das crises na História (ss. III-XXI)
-História das Ideias: os debates ideológicos de alcance universal (de Platão, ao marxismo e ao liberalismo).
-História da Ciência e da Técnica: rupturas epistemológicas e práticas sociais
-História Global, Imperial, do Atlântico. A globalização em debate
-Arte e História

Métodos de Ensino

- Sessões preferencialmente em ambiente de sala de aula.
- Organização de debates concretos sobre temas do programa (entre alunos e entre docentes ou convidados). Os estudantes serão encorajados a apresentar propostas para animação do debate, de acordo com o elenco de tópicos sugerido - 30% da classificação final
- Preparação antecipada dos temas a partir de textos previamente distribuídos
- Valorização da participação oral
- Redacção de dois trabalhos sobre dois temas do programa (1000-1200 palavras, cada) - 70% da classificação final.

Bibliografia

AZEVEDO, C. M. (dir.), (2000-2002) - História Religiosa de Portugal, 3 v., Lisboa
BARATA, M.T. e TEIXEIRA, N.S. (dir.) (2003-2004)- Nova História Militar de Portugal, 5 v., Lisboa
BETHENCOURT, F. e CHAUDHURI, K. (dir.) (1998-1999) - História da Expansão Portuguesa, 5 v., Lisboa
CAÑIZARRES-ESGUERRA e SEEMAN, E.R. (ed.) (2007) - The Atlantic in Global History. 1500-2000, New Jersey
COSTA, L. F., LAINS, P. e MIRANDA, S. M. (2011) - História Económica de Portugal (1143-2010). Lisboa
GODINHO, V. M. (2009) - Os problemas de Portugal, Lisboa
MATTOSO, J. (dir.) (2010-2011) - História da Vida Privada em Portugal, 4v, Lisboa
MILLER, Jr.,G. T. (2007), Living in the Environment - Principles, Connections, and Solutions, 5th Ed, Thomson
PEREIRA, P. (dir.) (1995) - História da Arte Portuguesa, 4 v, Lisboa
SKOCPOL, Theda (1985) - Estados e Revoluções Sociais, Análise Comparativa da França, Rússia e China, Lisboa (trad.)