Psicologia do Desenvolvimento
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Esta unidade curricular foi programada com o objetivo de capacitar os alunos com as bases teóricas fundamentais para uma compreensão integrada do desenvolvimento psicológico humano. Assim tem como objetivos:
- Levar à conceptualização do desenvolvimento, enquanto processo de transformação que ocorre ao longo de todo o ciclo vital.
- Promover uma compreensão do desenvolvimento humano, que passe pela capacidade de descrever, explicar e intervir na promoção desse mesmo desenvolvimento.
- Aprofundar o conhecimento das transformações desenvolvimentais que ocorrem ao longo da infância, adolescência, idade adulta e velhice, através da reflexão em torno das teorias do desenvolvimento
Competências
No final desta unidade curricular, o/a aluno/a deverá estar apto a:
- Descrever os principais modelos teóricos, conceptuais e métodos de investigação sobre o desenvolvimento humano;
- Identificar o impacto da hereditariedade vs ambiente no desenvolvimento.
- Descrever, de forma sistémica e integrada, a sequência de desenvolvimento em cada etapa;
- Analisar, refletir e discutir criticamente as temáticas abordadas
Conteúdos Programáticos
1. INTRODUÇÃO à teoria e investigação no desenvolvimento humano. Conceitos e questões fundamentais. Questões desenvolvimentais. Perspetivas teóricas. Métodos de investigação do desenvolvimento. Os fundamentos do desenvolvimento Hereditariedade versus ambiente.
2. RECÉM-NASCIDO Desenvolvimento pré-natal e recém-nascido
3. INFÂNCIA Desenvolvimento físico e motor, desenvolvimento cognitivo desenvolvimento psicossocial
4. A ADOLESCÊNCIA Introdução à problemática da adolescência. A Puberdade e o Desenvolvimento da Sexualidade. Desenvolvimento Cognitivo na Adolescência. O Desenvolvimento Sócio-Afectivo e a Construção da Identidade. Contextos de desenvolvimento na adolescência (A família e o grupo de amigos; a escola e os espaços de lazer). Da Adolescência à Idade Adulta
5. A IDADE ADULTA E O IDOSO Introdução à problemática do estudo do desenvolvimento do adulto e do idoso. O desenvolvimento cognitivo no adulto e no idoso. Aspectos do desenvolvimento psicossocial do adulto e do idoso. Dos riscos do envelhecimento ao envelhecimento bem-sucedido. Riscos, oportunidades e desafios adaptativos do envelhecimento.
Métodos de Ensino
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular são lecionados em aulas teóricas e práticas.
AULAS TEÓRICAS
Tendo em conta os objetivos da disciplina e os seus conteúdos programáticos, as aulas teóricas, apesar de serem predominantemente expositivas, serão um espaço onde se procurará aprofundar as diferentes temáticas através da reflexão e discussão.
AULAS PRÁTICAS
Os alunos deverão durante as aulas práticas realizar, apresentar e discutir um trabalho sobre uma temática à sua escolha ou sugerida pela docente da UC. Os trabalhos a apresentar pelos alunos deverão versar sobre temas que estejam relacionados com o desenvolvimento, considerando as diferentes etapas.
Avaliação
O regime de avaliação contínua pressupõe a realização obrigatória de dois elementos de avaliação: um teste escrito e um trabalho de grupo a apresentar nas aulas práticas não podendo ter em qualquer dos elementos de avaliação nota inferior a 8,5 valores.
Consideram-se aprovados(as) os(as) alunos(as) que obtiverem uma classificação igual ou superior a 10(dez) valores.
A classificação final será apurada com base nos dois elementos de avaliação, com a seguinte ponderação: teste escrito (70%) trabalho de grupo (30%).
Consideram-se aprovados(as) os(as) alunos(as) que obtiverem uma classificação igual ou superior a 10(dez) valores.
Bibliografia
BRAZELTON, T. (2004). O grande livro da criança. Lisboa: Editorial Presença.
COLE, M., & COLE, S. R. (2003). O desenvolvimento da criança e do adolescente. Porto Alegre: Artmed.
LOURENÇO, O. (1997). Psicologia do desenvolvimento cognitivo. teoria, dados e implicações. Coimbra: Almedina.
PAPALIA, D., OLDS, S., & FELDMAN, R. (2001). O mundo da criança. Lisboa: McGraw-Hill.
VASTA, R. & MILLER S. (2001). Psicologia infantil. Barcelona: Ariel
BRACONNIER, A. & MARCELLI, D. (2004). As mil faces da adolescência. Lisboa: Ed. Climepsi.
COLL, C.; MARCHESI, A. E. PALACIOS, J (2004).Desenvolvimento Psicológico e Educação. Porto Alegre: Artmed Ed.
FLEMING, M (2005). Entre o medo e o desejo de crescer – Psicologia da Adolescência. Porto: Ed. Afrontamento.
Equipa Docente
- Maria Luísa Fonseca Grácio [responsável]