2023

Psicologia do Desenvolvimento

Nome: Psicologia do Desenvolvimento
Cód.: PSI02477L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta unidade curricular foi programada com o objetivo de capacitar os alunos com as bases teóricas fundamentais para uma compreensão integrada do desenvolvimento psicológico humano. Assim tem como objetivos:


- Levar à conceptualização do desenvolvimento, enquanto processo de transformação que ocorre ao longo de todo o ciclo vital.


- Promover uma compreensão do desenvolvimento humano, que passe pela capacidade de descrever, explicar e intervir na promoção desse mesmo desenvolvimento.


- Aprofundar o conhecimento das transformações desenvolvimentais que ocorrem ao longo da infância, adolescência, idade adulta e velhice, através da reflexão em torno das teorias do desenvolvimento


Competências


No final desta unidade curricular, o/a aluno/a deverá estar apto a:


- Descrever os principais modelos teóricos, conceptuais e métodos de investigação sobre o desenvolvimento humano;


- Identificar o impacto da hereditariedade vs ambiente no desenvolvimento.


- Descrever, de forma sistémica e integrada, a sequência de desenvolvimento em cada etapa;


 - Analisar, refletir e discutir criticamente as temáticas abordadas

Conteúdos Programáticos

1. INTRODUÇÃO à teoria e investigação no desenvolvimento humano. Conceitos e questões fundamentais. Questões desenvolvimentais. Perspetivas teóricas. Métodos de investigação do desenvolvimento. Os fundamentos do desenvolvimento Hereditariedade versus ambiente.


2. RECÉM-NASCIDO Desenvolvimento pré-natal e recém-nascido


3. INFÂNCIA Desenvolvimento físico e motor, desenvolvimento cognitivo desenvolvimento psicossocial


4. A ADOLESCÊNCIA Introdução à problemática da adolescência. A Puberdade e o Desenvolvimento da Sexualidade. Desenvolvimento Cognitivo na Adolescência. O Desenvolvimento Sócio-Afectivo e a Construção da Identidade. Contextos de desenvolvimento na adolescência (A família e o grupo de amigos; a escola e os espaços de lazer). Da Adolescência à Idade Adulta


5. A IDADE ADULTA E O IDOSO Introdução à problemática do estudo do desenvolvimento do adulto e do idoso. O desenvolvimento cognitivo no adulto e no idoso. Aspectos do desenvolvimento psicossocial do adulto e do idoso. Dos riscos do envelhecimento ao envelhecimento bem-sucedido. Riscos, oportunidades e desafios adaptativos do envelhecimento.

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos desta unidade curricular são lecionados em aulas teóricas e práticas.


AULAS TEÓRICAS


Tendo em conta os objetivos da disciplina e os seus conteúdos programáticos, as aulas teóricas, apesar de serem predominantemente expositivas, serão um espaço onde se procurará aprofundar as diferentes temáticas através da reflexão e discussão.


AULAS PRÁTICAS


Os alunos deverão durante as aulas práticas realizar, apresentar e discutir um trabalho sobre uma temática à sua escolha ou sugerida pela docente da UC. Os trabalhos a apresentar pelos alunos deverão versar sobre temas que estejam relacionados com o desenvolvimento, considerando as diferentes etapas.

Avaliação

O regime de avaliação contínua pressupõe a realização obrigatória de dois elementos de avaliação: um teste escrito e um trabalho de grupo a apresentar nas aulas práticas não podendo ter em qualquer dos elementos de avaliação nota inferior a 8,5 valores.


Consideram-se aprovados(as) os(as) alunos(as) que obtiverem uma classificação igual ou superior a 10(dez) valores.


A classificação final será apurada com base nos dois elementos de avaliação, com a seguinte ponderação: teste escrito (70%) trabalho de grupo (30%).


Consideram-se aprovados(as) os(as) alunos(as) que obtiverem uma classificação igual ou superior a 10(dez) valores.

Bibliografia

BRAZELTON, T. (2004). O grande livro da criança. Lisboa: Editorial Presença.


COLE, M., & COLE, S. R. (2003). O desenvolvimento da criança e do adolescente. Porto       Alegre: Artmed.


LOURENÇO, O. (1997). Psicologia do desenvolvimento cognitivo. teoria, dados e  implicações. Coimbra: Almedina.


PAPALIA, D., OLDS, S., & FELDMAN, R. (2001). O mundo da criança. Lisboa: McGraw-Hill.


VASTA, R. & MILLER S. (2001). Psicologia infantil. Barcelona: Ariel


BRACONNIER, A. & MARCELLI, D. (2004). As mil faces da adolescência. Lisboa: Ed. Climepsi.


COLL, C.; MARCHESI, A. E. PALACIOS, J (2004).Desenvolvimento Psicológico e Educação. Porto Alegre: Artmed Ed.


FLEMING, M (2005). Entre o medo e o desejo de crescer – Psicologia da Adolescência. Porto: Ed. Afrontamento.

Equipa Docente