2024
Comunicação Pedagógica
Nome: Comunicação Pedagógica
Cód.: PED02483L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Ciências da Educação
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1. Fazer uma abordagem da comunicação humana e retirar dela fundamentos para uma pedagogia da comunicação em Educação.
2. Interpretar a influência da comunicação humana sobre interacções profissionais, na área da Educação.
3. Analisar as qualidades de uma mensagem verbal e de uma mensagem não-verbal eficazes com vista a uma boa competência comunicativa do docente, tendo em conta a necessidade de harmonização entre a comunicação verbal e a comunicação não-verbal.
2. Interpretar a influência da comunicação humana sobre interacções profissionais, na área da Educação.
3. Analisar as qualidades de uma mensagem verbal e de uma mensagem não-verbal eficazes com vista a uma boa competência comunicativa do docente, tendo em conta a necessidade de harmonização entre a comunicação verbal e a comunicação não-verbal.
Conteúdos Programáticos
1. A comunicação humana.
1.1. Aspecto verbal.
1.1.1. Modelos de comunicação.
1.2. Aspecto não-verbal.
1.2.1. Funções da comunicação não-verbal.
1.2.2. O corpo.
1.2.3. A comunicação não-verbal em Educação.
2. Barreiras à comunicação.
2.1. Entre pessoas, entre pessoas e grupos e entre grupos.
1.1. Aspecto verbal.
1.1.1. Modelos de comunicação.
1.2. Aspecto não-verbal.
1.2.1. Funções da comunicação não-verbal.
1.2.2. O corpo.
1.2.3. A comunicação não-verbal em Educação.
2. Barreiras à comunicação.
2.1. Entre pessoas, entre pessoas e grupos e entre grupos.
Métodos de Ensino
Exposição teórica pelo professor
Exposição teórica pelos alunos
Apresentação (ões) oral (is) individ. (Testes orais).
Trabalho individual
Trabalho de grupo
Relatório (s)
Testes escritos
Testes orais
Exposição teórica pelos alunos
Apresentação (ões) oral (is) individ. (Testes orais).
Trabalho individual
Trabalho de grupo
Relatório (s)
Testes escritos
Testes orais
Avaliação
Avaliação Contínua
A avaliação será de natureza essencialmente formativa, decorrerá ao longo das aulas e terá em conta a assiduidade e participação dos alunos em todas as atividades desenvolvidas. Para além disso, cada aluno/a terá de concretizar, individualmente, uma prova escita e uma apresentação de trabalho individual.
Critérios de avaliação
Clareza na escrita: A linguagem escrita deve ser clara e corretamente utilizada e permite comunicar as ideias sem problemas.
Organização: O trabalho deve estar adequadamente organizado, permitindo um encadeamento das ideias, conceitos ou teorias em discussão.
Profundidade: A discussão dos assuntos deve ser baseada num enquadramento concetual sólido, permitindo relacionar ideias, conceitos ou teorias.
Crítica: A discussão deve evidenciar o espírito crítico, não se limitando a reproduzir informação, deve revelar capacidade para sugerir, fundamentadamente, outras visões para os problemas.
Determinação da Classificação:
Assiduidade e participação de atividades em sala de aula: 20 %
Prova Escrita - 40%
Apresentação de trabalho ? 40%
Avaliação Final- Prova Escrita (100%)
A avaliação será de natureza essencialmente formativa, decorrerá ao longo das aulas e terá em conta a assiduidade e participação dos alunos em todas as atividades desenvolvidas. Para além disso, cada aluno/a terá de concretizar, individualmente, uma prova escita e uma apresentação de trabalho individual.
Critérios de avaliação
Clareza na escrita: A linguagem escrita deve ser clara e corretamente utilizada e permite comunicar as ideias sem problemas.
Organização: O trabalho deve estar adequadamente organizado, permitindo um encadeamento das ideias, conceitos ou teorias em discussão.
Profundidade: A discussão dos assuntos deve ser baseada num enquadramento concetual sólido, permitindo relacionar ideias, conceitos ou teorias.
Crítica: A discussão deve evidenciar o espírito crítico, não se limitando a reproduzir informação, deve revelar capacidade para sugerir, fundamentadamente, outras visões para os problemas.
Determinação da Classificação:
Assiduidade e participação de atividades em sala de aula: 20 %
Prova Escrita - 40%
Apresentação de trabalho ? 40%
Avaliação Final- Prova Escrita (100%)
Bibliografia
ALARCIA, M. C. S. (1997). Los elementos no verbales en la comunicación profesional. In Marín, R. C. & Romero, A. N. (orgs.) Lenguas Aplicadas a las Ciencias y la Tecnología: Aproximaciones (pp. 49-51). Universidad de Extremadura, Servicio de Publicaciones.
CAMACHO, S. P. & SÁENZ, O. B. (2000). Técnicas de comunicación eficaz para profesores y formadores. Marfil.
MIRA, A. Ricardo. (1992). Professor e aluno - O valor da interacção comunicativa. In Livro de Actas do II Simposium Infad (Infancia y Adolescencia) - Psicología de la Educación y del Desarrollo, (pp. 701-706). Universidad de Badajoz
MIRA, A. Ricardo. (1997). O poder do verbo, o valor do silêncio. In A escola cultural e os valores. Porto Editora.
MIRA, A. Ricardo (2003). Primeira impressão tida do professor - Aspecto não-verbal - e processo pedagógico. Tese de Doutoramento. Universidade de Extremadura, Cáceres/Badajoz, Espanha.
VIEIRA, Helena (2000): A Comunicação na sala de Aula. Lisboa: Editorial Presença
CAMACHO, S. P. & SÁENZ, O. B. (2000). Técnicas de comunicación eficaz para profesores y formadores. Marfil.
MIRA, A. Ricardo. (1992). Professor e aluno - O valor da interacção comunicativa. In Livro de Actas do II Simposium Infad (Infancia y Adolescencia) - Psicología de la Educación y del Desarrollo, (pp. 701-706). Universidad de Badajoz
MIRA, A. Ricardo. (1997). O poder do verbo, o valor do silêncio. In A escola cultural e os valores. Porto Editora.
MIRA, A. Ricardo (2003). Primeira impressão tida do professor - Aspecto não-verbal - e processo pedagógico. Tese de Doutoramento. Universidade de Extremadura, Cáceres/Badajoz, Espanha.
VIEIRA, Helena (2000): A Comunicação na sala de Aula. Lisboa: Editorial Presença
Equipa Docente
- Ana Maria Lopes Cristóvão
- Marília Evangelina Sota Favinha [responsável]
