2024
Seminário Introdutório
Nome: Seminário Introdutório
Cód.: PED12661D
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Ciências da Educação
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
- Enquadrar a problemática da educação no contexto das ciências humanas e sociais.
- Identificar temáticas e modelos de análise presentes nos estudos desenvolvidos nesta área e em debate na atualidade.
- Conhecer as grandes linhas e projetos de investigação em curso no contexto institucional em que o ciclo de estudos se desenvolve.
- Refletir sobre a multiplicidade de fatores que contribuem para a análise da prática educativa e sobre o papel da inovação.
- Identificar temáticas e modelos de análise presentes nos estudos desenvolvidos nesta área e em debate na atualidade.
- Conhecer as grandes linhas e projetos de investigação em curso no contexto institucional em que o ciclo de estudos se desenvolve.
- Refletir sobre a multiplicidade de fatores que contribuem para a análise da prática educativa e sobre o papel da inovação.
Conteúdos Programáticos
1. Abordagem das grandes linhas do estado da arte do debate atual em Educação.
2. Temáticas e modelos de análise transversais às questões atuais em Educação.
2. Temáticas e modelos de análise transversais às questões atuais em Educação.
Métodos de Ensino
Esta unidade curricular, para além da coordenação e dinamização dos docentes diretamente implicados, conta ainda com a participação de diferentes especialistas, da universidade de Évora ou de outras instituições. A abordagem das temáticas consideradas prevê momentos de exposição, seguidos de um período de debate alargado. Incentiva-se, por outro lado, a leitura de textos pertinentes e a sua discussão coletiva, procurando sempre estabelecer múltiplas relações com as diferentes dimensões da Educação e ligações entre a teoria e a prática educativa, com recurso à realidade profissional dos doutorandos.
A avaliação é efetuada com base em dois elementos principais: (i) participação nas discussões ao longo das sessões (20%), e (ii) reflexão crítica individual sobre um artigo científico, seguindo guião fornecido (80%). Este trabalho inclui feedback pela docente.
A avaliação é efetuada com base em dois elementos principais: (i) participação nas discussões ao longo das sessões (20%), e (ii) reflexão crítica individual sobre um artigo científico, seguindo guião fornecido (80%). Este trabalho inclui feedback pela docente.
Bibliografia
Carvalho, R. (1985). História do Ensino em Portugal. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Cohen, L., Manion, L. & Morrison, K. (2000). Research methods in education. Londres: Routledge.
Fernandes, R. (1978). O pensamento pedagógico em Portugal. Lisboa: Instituto de Cultura Portuguesa.
Morin, E. (2000). Os sete saberes necessários à educação do futuro. S. Paulo: Cortéz Editora.
Nóvoa, A. (2012). Lumières sur lécole: Comment interpréter les débats éducatifs contemporains dans le monde? Administration et Éducation, 3, 9-17.
Sebastião, L. & Patrício, M. (2004). Conhecimento do mundo social e da vida. Passos para uma sabedoria da sageza. Lisboa: Universidade Aberta.
Cohen, L., Manion, L. & Morrison, K. (2000). Research methods in education. Londres: Routledge.
Fernandes, R. (1978). O pensamento pedagógico em Portugal. Lisboa: Instituto de Cultura Portuguesa.
Morin, E. (2000). Os sete saberes necessários à educação do futuro. S. Paulo: Cortéz Editora.
Nóvoa, A. (2012). Lumières sur lécole: Comment interpréter les débats éducatifs contemporains dans le monde? Administration et Éducation, 3, 9-17.
Sebastião, L. & Patrício, M. (2004). Conhecimento do mundo social e da vida. Passos para uma sabedoria da sageza. Lisboa: Universidade Aberta.
Equipa Docente
- Marília Pisco Castro Cid [responsável]