2024

Educação e Tecnologias Digitais

Nome: Educação e Tecnologias Digitais
Cód.: PED12655D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A unidade curricular tem como objetivos gerais analisar os processos de transformação digital e respetivos impactos na sociedade e dotar os estudantes de conhecimentos e competências que lhes permitam enfrentar os desafios e oportunidades decorrentes desses processos, no domínio da educação e da investigação.
No final da unidade curricular os estudantes devem ser capazes de alcançar os seguintes objetivos específicos:
1. Sustentar uma visão atualizada, crítica e informada face ao papel das tecnologias digitais no campo da educação e da formação.
2. Conhecer as perspectivas e abordagens pedagógicas emergentes relativas aos processos de integração das tecnologias digitais em contextos educativos.
3. Identificar as áreas e tendências da investigação no domínio das tecnologias digitais em educação
4. Selecionar e usar ferramentas e tecnologias adequadas aos diversos processos envolvidos na educação e investigação educacional.


Conteúdos Programáticos

1. Os processos de transformação digital e a necessidade de construir um rationale para o uso das tecnologias em Educação.
2. Perspectivas e abordagens emergentes no uso das tecnologias digitais em educação.
3. Áreas e tendências da investigação no domínio das tecnologias digitais em educação.
4. Ferramentas e aplicações computacionais no domínio das tecnologias digitais em educação.

Métodos de Ensino

Em linha com a Política Pedagógica da UÉ, as metodologias da UC, sustentadas na abordagem socioconstrutivista, pressupõem que os estudantes participem ativamente em atividades autónomas (pesquisa, leitura, análise de obras/artigos e preparação de conteúdos), colaborativas (discussão, argumentação, produção de artefactos digitais, apresentação e peer review) e reflexivas (sobre o percurso e o trabalho realizados). Estas atividades serão integradas em sessões diversas, incluindo: i) sessões temáticas de apresentação e discussão, conduzidas pela docente e por investigadores convidados (presenciais ou à distância); ii) sessões de aprendizagem baseadas em desafios para a análise e problematização dos temas em estudo, incluindo a exploração e avaliação de tecnologias emergentes para diversos processos educativos e de investigação. A participação ativa nas aulas é crucial para o sucesso na unidade curricular, exigindo especial atenção dos estudantes à frequência (cf. artigo 105.º do RAUE).

Avaliação

I. Regime de Avaliação Contínua
A avaliação decorre ao longo de todo o período de aulas, com a emissão de feedback construtivo sobre as atividades a realizar em diversos momentos. Para o apuramento da classificação serão consideradas as seguintes componentes:
A) Revisão sistemática de literatura que se enquadre em uma das 4 linhas temáticas estruturantes desta unidade curricular, a realizar colaborativamente (80% da classificação final).
B) Autoavaliação relativa à participação (envolvimento, interação e presença) (20% da classificação final).

II. Regime de Avaliação Final
A avaliação é baseada na realização de uma prova escrita, a realizar no período de avaliação definido no calendário escolar. A classificação obtida no trabalho realizado terá a ponderação de 100% na nota final.

Bibliografia

Almufarreh, A., & Arshad, M. (2023). Promising Emerging Technologies for Teaching and Learning: Recent Developments and Future Challenges. Sustainability, 15, 6917.
Costa, F. A., & Cruz, E. (2023). Mapping the Landscape of Doctoral Research in Technologies in Education: A 25-Year Analysis in Portuguese Universities. Education Sciences, 13(10), 1-25.
Costa, F., Rodriguez, C., Cruz, E., & Fradão, S. (2012). Repensar as TIC na Educação. O Professor como Agente Transformador. Santillana.
Halder, S. (2023). The Routledge Handbook of Education Technology. Routledge India.
Jonassen, D. (2007). Computadores, Ferramentas Cognitivas. Porto Editora.
MGIEP (2019). Rethinking pedagogy: exploring the potential of digital technology in achieving quality education. UNESCO.
Morel, G.M; Spector, J. M. (2023). Foundations of educational technology: Integrative approaches and interdisciplinary perspectives. (3rd Edi.). Routledge.

Equipa Docente