2024
Seminário de Investigação II
Nome: Seminário de Investigação II
Cód.: PED12654D
9 ECTS
Duração: 15 semanas/234 horas
Área Científica:
Ciências da Educação
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Francês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Conhecer as principais estratégias e instrumentos de recolha de dados;
Conhecer os principais recursos e técnicas de análise de dados.
Compreender os critérios para a apreciação de uma investigação, nomeadamente a nível de rigor, relevância e consistência;
Problematizar o papel do investigador na investigação em educação e desenvolver uma postura de responsabilidade ética como investigador.
Conhecer as principais formas de relato dos resultados e conclusões de uma investigação para a comunidade científica e/ou outros públicos.
Conhecer os principais recursos e técnicas de análise de dados.
Compreender os critérios para a apreciação de uma investigação, nomeadamente a nível de rigor, relevância e consistência;
Problematizar o papel do investigador na investigação em educação e desenvolver uma postura de responsabilidade ética como investigador.
Conhecer as principais formas de relato dos resultados e conclusões de uma investigação para a comunidade científica e/ou outros públicos.
Conteúdos Programáticos
1. Estratégias e instrumentos de recolha de dados (entrevistas, questionários, observação...)
2. Recursos e técnicas de análise de dados (software disponível, análise estatística, análise documental...)
3. Qualidade de uma investigação em educação (questões de validade interna, externa, conceptual, fidedignidade e generalização; critérios de qualidade na investigação em educação).
4. Ética da investigação em educação (proteção aos participantes e instituições envolvidas na investigação; integridade da investigação e responsabilidade para com a comunidade científica; atitude de responsabilidade do investigador).
5. Apresentação e relato de uma investigação (a tese, o artigo científico, a comunicação em congressos científicos; divulgação do conhecimento junto de públicos profissionais e da sociedade em geral).
2. Recursos e técnicas de análise de dados (software disponível, análise estatística, análise documental...)
3. Qualidade de uma investigação em educação (questões de validade interna, externa, conceptual, fidedignidade e generalização; critérios de qualidade na investigação em educação).
4. Ética da investigação em educação (proteção aos participantes e instituições envolvidas na investigação; integridade da investigação e responsabilidade para com a comunidade científica; atitude de responsabilidade do investigador).
5. Apresentação e relato de uma investigação (a tese, o artigo científico, a comunicação em congressos científicos; divulgação do conhecimento junto de públicos profissionais e da sociedade em geral).
Métodos de Ensino
O trabalho em aula desenvolve-se por responsabilidade e ação do docente e tem como base o trabalho preparatório efetuado pelos doutorandos que serve de suporte à realização de atividades de natureza variada (discussão coletiva e em pequeno grupo em torno das questões em estudo). Os elementos de base do trabalho são teses, livros e artigos selecionados.
A abordagem aos temas tem em conta as suas múltiplas relações e procura corresponder às questões mais relevantes emergentes da experiência dos doutorandos, não sendo feito de modo necessariamente sequencial.
Quando oportuno, as aulas contam com intervenção de participantes convidados (investigadores e doutorandos) sobre os temas da unidade curricular.
A avaliação considerará três elementos principais: (i) a participação dos estudantes nas discussões das aulas (20%), (ii) escolha justificada de um artigo científico (20%) e (iii) realização da análise critica do artigo selecionado, com particular foco na(s) metodologia(s) utilizadas (60
A abordagem aos temas tem em conta as suas múltiplas relações e procura corresponder às questões mais relevantes emergentes da experiência dos doutorandos, não sendo feito de modo necessariamente sequencial.
Quando oportuno, as aulas contam com intervenção de participantes convidados (investigadores e doutorandos) sobre os temas da unidade curricular.
A avaliação considerará três elementos principais: (i) a participação dos estudantes nas discussões das aulas (20%), (ii) escolha justificada de um artigo científico (20%) e (iii) realização da análise critica do artigo selecionado, com particular foco na(s) metodologia(s) utilizadas (60
Bibliografia
Arthur, J. (ed) (2012). Research methods and methodologies in education. Sage.
Barnett, V. (1986). Interpreting multivariate data. Chischester: John Wiley & Sons
Bergman, M. M. (ed)(2008). Advances in mixed methods research: theories and applications. Sage
Denzin, N. & Lincoln, Y. (Eds.) (2011). Handbook of qualitative research. Sage.
Ghiglione, R.& Matalon, B. (2005). O inquérito: teoria e prática. Celta Editora
King, N. & Horrocks, C. (2010). Interviews in qualitative research. SAGE
Moreira, J. M. (2009). Questionários: teoria e prática. Almedina.
Neuman, W. L. (2011). Social research methods: qualitative and quantitative approaches. Pearson Education
Silverman, D. (2010). Doing qualitative research: A practical handbook. (4th ed.) Sage.
Simons, H. (2009). Case study research in practice. SAGE
Yin, R. (2016). Qualitative research from start to finish. (2nd ed). Guilford Press
Barnett, V. (1986). Interpreting multivariate data. Chischester: John Wiley & Sons
Bergman, M. M. (ed)(2008). Advances in mixed methods research: theories and applications. Sage
Denzin, N. & Lincoln, Y. (Eds.) (2011). Handbook of qualitative research. Sage.
Ghiglione, R.& Matalon, B. (2005). O inquérito: teoria e prática. Celta Editora
King, N. & Horrocks, C. (2010). Interviews in qualitative research. SAGE
Moreira, J. M. (2009). Questionários: teoria e prática. Almedina.
Neuman, W. L. (2011). Social research methods: qualitative and quantitative approaches. Pearson Education
Silverman, D. (2010). Doing qualitative research: A practical handbook. (4th ed.) Sage.
Simons, H. (2009). Case study research in practice. SAGE
Yin, R. (2016). Qualitative research from start to finish. (2nd ed). Guilford Press
Equipa Docente
- Paulo Jaime Lampreia Costa [responsável]