2024
Seminário de Investigação I
Nome: Seminário de Investigação I
Cód.: PED12648D
9 ECTS
Duração: 15 semanas/234 horas
Área Científica:
Ciências da Educação
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Compreender o valor e o papel da investigação em Educação;
Compreender a natureza do processo de investigação, seus objetivos e etapas, incluindo a recolha de dados e a sua análise e o papel da teoria.
Conhecer os principais paradigmas na investigação em Educação, seus fundamentos, propósitos e implicações no processo de investigação;
Conhecer as principais abordagens à investigação, qualitativa, quantitativa e mista, e sua articulação com os paradigmas de investigação;
Conhecer as principais modalidades de investigação em Educação e as especificidades e adequações de cada uma
Ser capaz de selecionar e justificar e apreciar opções metodológicas adequadas tendo em consideração objetivos de investigação concretos.
Compreender a natureza do processo de investigação, seus objetivos e etapas, incluindo a recolha de dados e a sua análise e o papel da teoria.
Conhecer os principais paradigmas na investigação em Educação, seus fundamentos, propósitos e implicações no processo de investigação;
Conhecer as principais abordagens à investigação, qualitativa, quantitativa e mista, e sua articulação com os paradigmas de investigação;
Conhecer as principais modalidades de investigação em Educação e as especificidades e adequações de cada uma
Ser capaz de selecionar e justificar e apreciar opções metodológicas adequadas tendo em consideração objetivos de investigação concretos.
Conteúdos Programáticos
1. Investigar em Educação
Evolução da investigação em Educação;
O papel da investigação em educação;
A natureza, objetivos e etapas do processo investigativo.
2. Paradigmas e abordagens na investigação
Paradigma positivista, interpretativo e sociocrítico: caracterização e implicações na investigação;
Abordagens quantitativa, qualitativa e mista.
3. Modalidades de investigação: Caracterização, propósitos e seu desenvolvimento.
Modalidades com intervenção do investigador (estudos experimentais, design research, investigação-ação, ...)
Modalidades sem intervenção do investigador (estudo extensivo survey, estudo de caso, investigação narrativa, ...)
Evolução da investigação em Educação;
O papel da investigação em educação;
A natureza, objetivos e etapas do processo investigativo.
2. Paradigmas e abordagens na investigação
Paradigma positivista, interpretativo e sociocrítico: caracterização e implicações na investigação;
Abordagens quantitativa, qualitativa e mista.
3. Modalidades de investigação: Caracterização, propósitos e seu desenvolvimento.
Modalidades com intervenção do investigador (estudos experimentais, design research, investigação-ação, ...)
Modalidades sem intervenção do investigador (estudo extensivo survey, estudo de caso, investigação narrativa, ...)
Métodos de Ensino
O trabalho em aula desenvolve-se por responsabilidade e ação do docente e tem como base o trabalho preparatório efetuado pelos doutorandos que serve de suporte à realização de atividades de natureza variada (discussão coletiva e em pequeno grupo em torno das questões em estudo). Os elementos de base do trabalho são teses, livros e artigos selecionados, acessíveis aos estudantes.
A abordagem aos temas tem em conta as suas múltiplas relações e procura corresponder às questões mais relevantes emergentes dos doutorandos, não sendo feita de modo necessariamente sequencial.
A avaliação considera: 1. participação dos estudantes nas discussões nas aulas (20%); 2. análise critica da metodologia de tese de doutoramento em Ciências da Educação, seguindo guião fornecido (80%). Este trabalho inclui feedback pela docente, visando promover a melhoria das aprendizagens. A escolha justificada da tese representa 10% da nota total da uc, a primeira versão do trabalho 30% e a versão final do trabalho 40%
A abordagem aos temas tem em conta as suas múltiplas relações e procura corresponder às questões mais relevantes emergentes dos doutorandos, não sendo feita de modo necessariamente sequencial.
A avaliação considera: 1. participação dos estudantes nas discussões nas aulas (20%); 2. análise critica da metodologia de tese de doutoramento em Ciências da Educação, seguindo guião fornecido (80%). Este trabalho inclui feedback pela docente, visando promover a melhoria das aprendizagens. A escolha justificada da tese representa 10% da nota total da uc, a primeira versão do trabalho 30% e a versão final do trabalho 40%
Bibliografia
Bogdan, R., & Biklen, S. K. (1994). Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto
Cohen, L., Manion, L. & Morrison, K. (2010). Research methods in education. NY: Routledge.
Coutinho, C. P. (2011). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática. Coimbra: Almedina.
Creswell, J. W. (2014). Research design: Qualitative, quantitative and mixed methods approaches. Thousand Oaks: Sage.
Creswell, J. W. (2012). Educational research: Planning, conducting, and evaluating quantitative and qualitative research. Boston: Pearson.
Denzin, N. & Lincoln, Y. (Eds.) (2011). Handbook of qualitative research. London: Sage.
Lessard-Hébert, M., Goyette, G., & Boutin, G. (1994). Investigação qualitativa: fundamentos e práticas. Lisboa: Inst Piaget.
Stake, R. E. (2009). A arte de investigação com estudos de caso. Lisboa: Gulbenkian.
Yin, R. (2016). Qualitative research from start to finish (2nd ed). NY: Guilford Press
Cohen, L., Manion, L. & Morrison, K. (2010). Research methods in education. NY: Routledge.
Coutinho, C. P. (2011). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática. Coimbra: Almedina.
Creswell, J. W. (2014). Research design: Qualitative, quantitative and mixed methods approaches. Thousand Oaks: Sage.
Creswell, J. W. (2012). Educational research: Planning, conducting, and evaluating quantitative and qualitative research. Boston: Pearson.
Denzin, N. & Lincoln, Y. (Eds.) (2011). Handbook of qualitative research. London: Sage.
Lessard-Hébert, M., Goyette, G., & Boutin, G. (1994). Investigação qualitativa: fundamentos e práticas. Lisboa: Inst Piaget.
Stake, R. E. (2009). A arte de investigação com estudos de caso. Lisboa: Gulbenkian.
Yin, R. (2016). Qualitative research from start to finish (2nd ed). NY: Guilford Press
Equipa Docente
- Marília Pisco Castro Cid [responsável]