2024

Integração de cuidados de saúde em urgência e emergência

Nome: Integração de cuidados de saúde em urgência e emergência
Cód.: ENF14767O
12 ECTS
Duração: 15 semanas/312 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivo:
Desenvolver conhecimentos e capacidades de compreensão em Cuidados de Saúde em urgência e emergência.

Competências a desenvolver:
• Demonstra um elevado nível de compreensão acerca das Políticas e Modelos e princípios Éticos em Cuidados de Saúde em urgência e
emergência.
• Demonstra competências sobre a aplicação da evidência científica na prática clínica, especificamente nos cuidados à pessoa em situação
de urgência e emergência.
• Demonstra competências nos cuidados à pessoa que necessita de transporte por via terrestre, aérea e/ou marítima em situação de
urgência e emergência.

Conteúdos Programáticos

-Modulo 1 - Políticas e Modelos de Cuidados de Saúde em urgência e emergência
-Módulo 2 - Ética nos cuidados de saúde urgentes e emergentes
-Módulo 3 - Prática baseada na evidência em urgência e emergência
-Módulo 4 - Cuidados de saúde no transporte da pessoa por via terrestre, aérea e marítima

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino aprendizagem especificas adoptadas: método do desdobramento ou de estudo de caso progressivo e simulação.

Avaliação

Na avaliação continua consideramos utilizar metodologias de avaliação sustentadas na utilização de evidência científica que deem resposta às metodologias de ensino aprendizagem especificas adotadas: método do desdobramento ou de estudo de caso progressivo e simulação. A avaliação será individual contínua com recurso a exercícios práticos desenvolvidos em grupo, baseados em casos reais, no mínimo 4 exercícios, sobre os quais será efetuada média ponderada.

Avaliação por exame:
- Prova escrita

Bibliografia

• De Campos, A.C. (2015). Saúde & Preconceito. Mitos, falácias e enganos. Lisboa: Livros Horizonte
• Pinho, J.A., (2020). Enfermagem em Cuidados Intensivos. Lisboa. Lidel.
• Urden, L. D., Stacy, K. M., & Lough, M. E. (2019). Priorities in Critical Care Nursing-E-Book. Elsevier Health Sciences.
• Vincent, J. L., Abraham, E., Kochanek, P., Moore, F. A., & Fink, M. P. (2017). Textbook of Critical Care E-Book. Elsevier Health Sciences.
• Wiegand, D. L. (2017). AACN Procedure Manual for High Acuity, Progressive, and Critical Care. (7th Ed.). St. Louis, Missouri: Elsevier.
• Céu Marques, M., Sousa, L., Lopes, M. J., & Magalhães, M. D. (2022). Desenvolvimento do pensamento crítico nos estudantes de
enfermagem. Revista Baiana de Enfermagem?, 36.? DOI: https://doi.org/10.18471/rbe.v36.42849