2023

Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente

Nome: Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente
Cód.: PSI13097L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta unidade curricular foi programada com o objectivo de capacitar os alunos com as ferramentas teóricas fundamentais para uma compreensão integrada do desenvolvimento humano, criando bases para a construção e promoção de competências no domínio da intervenção prática.
No final desta unidade curricular, o/a aluno/a deverá estar apto a:
- Descrever os principais modelos teóricos, conceptuais e métodos de investigação sobre o desenvolvimento humano;
- Identificar o impacto da hereditariedade vs ambiente no desenvolvimento infantil;
- Caracterizar o período pré-natal;
- Descrever, de forma sistémica e integrada, a sequência de desenvolvimento e os processos e aquisições inerentes a cada etapa ao longo da infância e adolescência
- Analisar, refletir e discutir criticamente as temáticas abordadas.

Conteúdos Programáticos

A Psicologia do Desenvolvimento no quadro da Psicologia científica
- Perspectiva histórica da Psicologia do desenvolvimento
- Factores, processos e contextos do desenvolvimento
2. Desenvolvimento Pré-natal e a criança recém-nascida
- Concepção, Gravidez e parentalidade
- O período neo-natal e o recém-nascido
- Relação precoce e vinculação
3. Desenvolvimento Cognitivo
- Teorias e modelos de desenvolvimento cognitivo
- Estádios do desenvolvimento do pensamento na infância e adolescência
- Desenvolvimento socio-cognitivo e moral
4. Desenvolvimento sócio-afectivo
- Experiências sociais nos primeiros anos de vida: o bebé e a família
- Perspectivas psicodinâmicas do desenvolvimento da criança e adolescente
- Desenvolvimento da autonomia
- Desenvolvimento da consciência de si e dos outros
5. A criança como unidade
- Perspectivas ecológicas do desenvolvimento
- A criança e as suas expressões
- Observação e avaliação do desenvolvimento infantil
6. Perspectivas sobre a adolescência

Métodos de Ensino

Na abordagem aos conteúdos programáticos procura-se uma permanente articulação entre as fundamentações teóricas, a investigação e as implicações práticas. Nas aulas teóricas haverá exposição dos conteúdos nas suas principais linhas conceptuais. Nas aulas práticas será feita a discussão, reflexão e análise de situações práticas e/ou de artigos científicos, que permitam aprofundar o conhecimento sobre as temáticas em estudo.
Na orientação tutorial é feito o acompanhamento e apoio aos trabalhos e ao estudo dos alunos.

A avaliação contínua terá 3 componentes principais: Uma prova de demonstração das aprendizagens globais (40%); 3 trabalhos individuais ou de grupo incidindo na observação e contacto com crianças; Participação nas sessões presenciais e realização dos respectivos trabalhos. Os trabalhos, participação nas sessões e realização dos trabalhos inerentes corresponderão a 60%.
A avaliação por exame consta de uma prova escrita (60%) e 2 trabalhos escritos (20% cada um).

Bibliografia

Cole, M., & Cole, S. R. (2003). Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo. Teoria, dados e implicações. Coimbra: Almedina.

Golse, B (2007). O ser-bebé: as questões do bebé na teoria da vinculação, na psicanálise e na fenomenologia, Lisboa: Climepsi

Smith, P. & Hart, C. (2011). The Wiley-Blackwell handbook of childhood social development. West Sussex: Wiley-Blackwell

Brazelton, B. & Greenspan, S. (2009). A criança e o seu mundo: requisitos essenciais para o crescimento e aprendizagem. Lisboa: Presença

Wilmshurst, L. (2013). Clinical and educational child psychology: An ecological-transactional approach to understanding child problems and interventions. New Jersey: J.Wiley & Sons

van Oudenhoven, N. & Wazir, R. (2007). As novas crianças do século XXI: necessidades emergentes. Lisboa: Texto Editores
Shaffer, D.R. (2005) Psicologia do desenvolvimento: infância e adolescência. São Paulo: Thomson