2023

Recursos e Dinâmicas Vivenciais em Saúde Mental

Nome: Recursos e Dinâmicas Vivenciais em Saúde Mental
Cód.: ENF13935L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências da Saúde

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Recursos e Dinâmicas Vivenciais em Saúde Mental

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objectivos:
Conhecer as realidades e os recursos dos diferentes ambientes que apoiam os doentes mentais em Portugal.
Identificar os impactos do sofrimento existencial nas diferentes dinâmicas vivenciais.
Compreender o que são modos de vida disfuncionais e como reagir a eles.
Aprender formas de intervenção para apoiar os cuidadores dos doentes com doença mental.
Competências:
Demonstrar capacidades de análise critica sobre as vivências observadas, por via digital a correr em sala de aula;
Demonstrar capacidade para registar em texto o que pensou, sentiu e que intervenção sugeria, para apoiar as pessoas que visualizou.

Conteúdos Programáticos

Os recursos de apoio aos doentes mentais em Portugal
A inclusão social e as oficinas terapêuticas com utilidade/inutilidade
Os direitos das pessoas com doença mental
Os ambientes hospitalares fechados e abertos: vantagens e desvantagens
O estigma e medo
Os impactos das dinâmicas vivenciais das pessoas com doença mental:
- No próprio doente;
- na família;
- nos irmãos;
- na vida de casal;
- nos cuidadores;
- no ambiente urbano;
- no ambiente laboral;
- na sociedade em geral;
- nas doenças associadas;
Comunicação terapêutica e técnicas de ajuda

Métodos de Ensino

Em consonância com os objectivos são usadas técnicas informativas e expositivas enquadradas no domínio técnico-científico e estratégias interactivas conducentes à participação e reflexão dos estudantes. Além da exposição oral efectuada pelo professor são utilizados slides, filmes e discussão de casos clínicos simulados.
São também incentivados a efectuarem pesquisa bibliográfica e com recurso a bases de dados, em particular da EBSCO para a análise de situações clínicas trabalhadas nas aulas práticas
Avaliação:
De acordo com o Regulamento Escolar Interno, os estudantes podem optar pelo regime de avaliação contínua ou pelo regime de exame. Pretende-se que seja privilegiada a avaliação contínua. A avaliação contínua consta de uma frequência escrita, abrangendo a totalidade da matéria leccionada e tendo uma ponderação de 100% da nota final.
A avaliação por exame compreenderá uma prova escrita, abrangendo a totalidade da matéria leccionada e tendo uma ponderação de 100% da nota final.

Avaliação

Avaliação Contínua:
De acordo com o Regulamento da UE, os estudantes podem optar pelo regime de avaliação contínua ou pelo regime de exame. Pretende-se que seja privilegiada a avaliação contínua.
Avaliação contínua será realizada através:
1. Portefólio Reflexivo - escrito com componente individual (70%)
2. Apresentação do Portefólio Reflexivo (30%)
3. A entrega do trabalho escrito é no último da UC, isto é a 20 dez.

Nota: O Portefólio deve conter pelo menos a análise de 4 temas/textos fornecidos e/ou trabalhados em sala, orientado por uma reflexão sobre as implicações dos conteúdos no exercício profissional de RP e na qualidade dos cuidados.

A avaliação por exame:
De acordo com o Regulamento da UE, compreenderá uma prova escrita, abrangendo a totalidade da matéria lecionada e tendo uma ponderação de 100% da nota final.
Para aprovação à UC o estudante tem de ter no mínimo 9,5 valores em cada uma das componentes.

Bibliografia

Ely, G. Z., Terra, M. G., Silva, A. A. da, Freitas, F. F. de, Leite, M. T. & Brum, B. de N. (2017). PERCEPÇÕES DO SER HUMANO INTERNADO EM UNIDADE PSIQUIÁTRICA SOBRE O VIVER COM DOENÇA MENTAL. Texto & Contexto - Enfermagem, 26(3). https://doi.org/10.1590/0104-07072017000280016

Lee, Y. Y., Liu, V. & Verma, S. (2021). What is life after psychosis like? Stories of three individuals diagnosed with schizophrenia. Journal of Psychiatric and Mental Health Nursing, 28(2), 278–284. https://doi.org/10.1111/jpm.12661

Portugal. (2023). Lei de Saúde Mental, Lei n.º 35/2023, de 21 de julho.

Ramos, Ana Carolina, Sandra Leal Calais, and Marina Cristina Zotesso. (2019). Convivência do familiar cuidador junto a pessoa com transtorno mental. Contextos Clínicos 12.1: 282-302.

Menezes Neto, J. B. de, Silva, E. de S. M. e, Figueira, G. M. & Souza, J. C. (2021). O estigma da doença mental entre estudantes e profissionais de saúde. Research, Society and Development, 10(3

Equipa Docente