2025
Recursos e Dinâmicas Vivenciais em Saúde Mental
Nome: Recursos e Dinâmicas Vivenciais em Saúde Mental
Cód.: ENF13935L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Ciências da Saúde
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Recursos e Dinâmicas Vivenciais em Saúde Mental
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objectivos:
Conhecer as realidades e os recursos dos diferentes ambientes que apoiam os doentes mentais em Portugal.
Identificar os impactos do sofrimento existencial nas diferentes dinâmicas vivenciais.
Compreender o que são modos de vida disfuncionais e como reagir a eles.
Aprender formas de intervenção para apoiar os cuidadores dos doentes com doença mental.
Competências:
Demonstrar capacidades de análise critica sobre as vivências observadas, por via digital a correr em sala de aula;
Demonstrar capacidade para registar em texto o que pensou, sentiu e que intervenção sugeria, para apoiar as pessoas que visualizou.
Conhecer as realidades e os recursos dos diferentes ambientes que apoiam os doentes mentais em Portugal.
Identificar os impactos do sofrimento existencial nas diferentes dinâmicas vivenciais.
Compreender o que são modos de vida disfuncionais e como reagir a eles.
Aprender formas de intervenção para apoiar os cuidadores dos doentes com doença mental.
Competências:
Demonstrar capacidades de análise critica sobre as vivências observadas, por via digital a correr em sala de aula;
Demonstrar capacidade para registar em texto o que pensou, sentiu e que intervenção sugeria, para apoiar as pessoas que visualizou.
Conteúdos Programáticos
Os recursos de apoio aos doentes mentais em Portugal
A inclusão social e as oficinas terapêuticas com utilidade/inutilidade
Os direitos das pessoas com doença mental
Os ambientes hospitalares fechados e abertos: vantagens e desvantagens
O estigma e medo
Os impactos das dinâmicas vivenciais das pessoas com doença mental:
- No próprio doente;
- na família;
- nos irmãos;
- na vida de casal;
- nos cuidadores;
- no ambiente urbano;
- no ambiente laboral;
- na sociedade em geral;
- nas doenças associadas;
Comunicação terapêutica e técnicas de ajuda
A inclusão social e as oficinas terapêuticas com utilidade/inutilidade
Os direitos das pessoas com doença mental
Os ambientes hospitalares fechados e abertos: vantagens e desvantagens
O estigma e medo
Os impactos das dinâmicas vivenciais das pessoas com doença mental:
- No próprio doente;
- na família;
- nos irmãos;
- na vida de casal;
- nos cuidadores;
- no ambiente urbano;
- no ambiente laboral;
- na sociedade em geral;
- nas doenças associadas;
Comunicação terapêutica e técnicas de ajuda
Métodos de Ensino
Em consonância com os objetivos são usadas técnicas informativas e expositivas enquadradas no domínio técnico-científico e estratégias interativas conducentes à participação e reflexão dos estudantes. Além da exposição oral efetuada pelo professor são utilizados slides, filmes e discussão de casos clínicos simulados.
São também incentivados a efetuarem pesquisa bibliográfica e com recurso a bases de dados, em particular da EBSCO para a análise de situações clínicas trabalhadas nas aulas práticas
São também incentivados a efetuarem pesquisa bibliográfica e com recurso a bases de dados, em particular da EBSCO para a análise de situações clínicas trabalhadas nas aulas práticas
Avaliação
De acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Évora, os estudantes podem optar pelo regime de avaliação contínua ou pelo regime de exame. Pretende-se que seja privilegiada a avaliação contínua que consiste em:
-Realização de uma Prova Escrita, abrangendo a totalidade da matéria lecionada e tendo uma ponderação de 60% da nota final.
-Trabalho escrito, elaborado em grupo e tendo uma ponderação de 40% da nota final.
Nota: O Trabalho escrito deve conter pelo menos a análise de 4 temas trabalhados em sala de aula, orientado por uma reflexão sobre as implicações dos conteúdos no exercício profissional de Reabilitação Psicomotora e na qualidade dos cuidados. Deverá ser entregue até ao último dia de aulas da UC.
A avaliação por exame: compreenderá uma prova escrita, abrangendo a totalidade da matéria lecionada e tendo uma ponderação de 100% da nota final.
Para aprovação na UC, o estudante deverá obter classificação mínima de 9,5 valores em cada uma das componentes de avaliação.
-Realização de uma Prova Escrita, abrangendo a totalidade da matéria lecionada e tendo uma ponderação de 60% da nota final.
-Trabalho escrito, elaborado em grupo e tendo uma ponderação de 40% da nota final.
Nota: O Trabalho escrito deve conter pelo menos a análise de 4 temas trabalhados em sala de aula, orientado por uma reflexão sobre as implicações dos conteúdos no exercício profissional de Reabilitação Psicomotora e na qualidade dos cuidados. Deverá ser entregue até ao último dia de aulas da UC.
A avaliação por exame: compreenderá uma prova escrita, abrangendo a totalidade da matéria lecionada e tendo uma ponderação de 100% da nota final.
Para aprovação na UC, o estudante deverá obter classificação mínima de 9,5 valores em cada uma das componentes de avaliação.
Bibliografia
Ely, G. Z., Terra, M. G., Silva, A. A. da, Freitas, F. F. de, Leite, M. T. & Brum, B. de N. (2017). PERCEPÇÕES DO SER HUMANO INTERNADO EM UNIDADE PSIQUIÁTRICA SOBRE O VIVER COM DOENÇA MENTAL. Texto & Contexto - Enfermagem, 26(3). https://doi.org/10.1590/0104-07072017000280016
Lee, Y. Y., Liu, V. & Verma, S. (2021). What is life after psychosis like? Stories of three individuals diagnosed with schizophrenia. Journal of Psychiatric and Mental Health Nursing, 28(2), 278284. https://doi.org/10.1111/jpm.12661
Portugal. (2023). Lei de Saúde Mental, Lei n.º 35/2023, de 21 de julho.
Ramos, Ana Carolina, Sandra Leal Calais, and Marina Cristina Zotesso. (2019). Convivência do familiar cuidador junto a pessoa com transtorno mental. Contextos Clínicos 12.1: 282-302.
Menezes Neto, J. B. de, Silva, E. de S. M. e, Figueira, G. M. & Souza, J. C. (2021). O estigma da doença mental entre estudantes e profissionais de saúde. Research, Society and Development, 10(3
Lee, Y. Y., Liu, V. & Verma, S. (2021). What is life after psychosis like? Stories of three individuals diagnosed with schizophrenia. Journal of Psychiatric and Mental Health Nursing, 28(2), 278284. https://doi.org/10.1111/jpm.12661
Portugal. (2023). Lei de Saúde Mental, Lei n.º 35/2023, de 21 de julho.
Ramos, Ana Carolina, Sandra Leal Calais, and Marina Cristina Zotesso. (2019). Convivência do familiar cuidador junto a pessoa com transtorno mental. Contextos Clínicos 12.1: 282-302.
Menezes Neto, J. B. de, Silva, E. de S. M. e, Figueira, G. M. & Souza, J. C. (2021). O estigma da doença mental entre estudantes e profissionais de saúde. Research, Society and Development, 10(3
Equipa Docente
- Maria João Revés Mendes Silva [responsável]
