2023

Análise da Prática Psicomotora

Nome: Análise da Prática Psicomotora
Cód.: DES13911L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Pretende-se compreender a potencialidade da prática psicomotora em contexto educacional, através da observação e intervenção direta com crianças, ao nível do 1º ciclo

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Ao nível dos conhecimentos, os objetivos são:
- Conhecer e compreender a especificidade da prática psicomotora em contexto educativo;
- Conhecer e relacionar as fases do processo de ensino-aprendizagem;
- Conhecer e descrever os fatores de sucesso pedagógico na intervenção psicomotora;
- Conhecer e descrever os fatores de eficácia psicomotora;
- Conhecer e compreender as etapas do modelo de intervenção psicomotora;
- Compreender o processo de observação psicomotora.
Ao nível das competências, o aluno deverá ser capaz de:
- Identificar e aplicar as estratégias necessárias para uma intervenção psicomotora em contexto educativo eficaz;
- Definir os diferentes níveis de objetivos em função das características do programa de intervenção definido;
- Planear uma sessão adequada e coerente às características de um grupo;
- Identificar e definir as etapas de observação psicomotora.

Conteúdos Programáticos

a. Psicomotricidade na escola segundo João dos Santos, Bernand Aucouturier, André Lapierre, e Pedro Onofre
b. Processo de ensino aprendizagem
c. Fatores de eficácia pedagógica
d. Estratégias de intervenção
e. Modelo de intervenção psicomotora
f. Introdução ao planeamento
g. Objetivos gerais, específicos e operacionais
h. Introdução à observação psicomotora
i. Aball – programa de intervenção

Métodos de Ensino

Esta UC contempla, semanalmente, uma aula T (60 min) e uma aula TP (120 min), realizadas na sala de aula, na sala de psicomotricidade e em escolas da comunidade.
Nas aulas T serão abordados os conteúdos teóricos necessários para a contextualização e compreensão da intervenção psicomotora. Nas aulas TP, far-se-á a transposição destes conteúdos, através da dinamização e observação prática de um plano de sessão, junto da população alvo.
A avaliação contínua será realizada através da entrega de reflexões de textos analisados, plano de sessão dinamizado pelos alunos, relatório de observação de uma sessão, e uma frequência escrita. É necessária a presença em pelo menos 75% das sessões. O aluno não pode obter nota inferior a 9,5 valores em nenhum momento de avaliação.
A avaliação por exame consistirá numa prova escrita e numa prova prática.

Bibliografia

Fernandes, J., Filho, P., & Rezende, A. (2018). Psicomotricidade, jogo e corpo-em-relação: Contribuições para a intervenção. Cad. Bras. Ter. Ocup, 26(3), 702–709. https://doi.org/10.4322/2526-8910
Fonseca, V. (2010). Manual de observação psicomotora: Significação psiconeurológica dos factores psicomotores (3a). Âncora.
Lapierre, A. (2002). Da psicomotricidade relacional à análise corporal da relação.
Lapierre, A., & Aucouturier, B. (2004). A simbologia do movimento: Psicomotricidade e educação (3a). Filisofart.
Martinez, M., Peñalver, I., & Sanchez, P. (2003). A psicomotricidade na educação infantil uma prática preventiva e educativa. Artes Médicas.
Onofre, P. (2004). A criança e a sua psicomotricidade. Trilhos Editora.
Santos, J. dos. (1991). Ensaios Sobre Educação I. A criança quem é? Livros Horizonte.
Wauters-Krings, F. (2009). Psychomotricité à l’école maternelle. de boeck.