2024
Inovação Pedagógica com recurso a Tecnologias Digitais
Nome: Inovação Pedagógica com recurso a Tecnologias Digitais
Cód.: PED14724M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Ciências da Educação
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
O1. Desenvolver competências básicas em TIC e no uso de computadores, que permitam recuperar, avaliar, armazenar, produzir, apresentar e trocar informação e de comunicar e participar em redes colaborativas via Internet
O2. Selecionar e avaliar recursos e ferramentas digitais para gestão de recursos de aprendizagem, planeamento e storytelling de aulas
O3. Dominar ferramentas básicas de construção de conteúdos, armazenamento e partilha de materiais e de comunicação em diferentes ambientes
O4. Explorar diferentes tecnologias digitais - tecnologias de realidade imersiva (RI), virtual (RV) e aumentada (RA), com potencial pedagógico para o ensino e aprendizagem da área de docência
O5. Criar cenários de aprendizagem mobilizando abordagens pedagógicas inovadoras com recurso à tecnologia
O2. Selecionar e avaliar recursos e ferramentas digitais para gestão de recursos de aprendizagem, planeamento e storytelling de aulas
O3. Dominar ferramentas básicas de construção de conteúdos, armazenamento e partilha de materiais e de comunicação em diferentes ambientes
O4. Explorar diferentes tecnologias digitais - tecnologias de realidade imersiva (RI), virtual (RV) e aumentada (RA), com potencial pedagógico para o ensino e aprendizagem da área de docência
O5. Criar cenários de aprendizagem mobilizando abordagens pedagógicas inovadoras com recurso à tecnologia
Conteúdos Programáticos
1. Literacia digital e fundamentos da Tecnologia Educativa.
2. Conceção, produção e avaliação de recursos educativos: componentes e modelos de análise de recursos educativos análise de software educativo e de websites; análise de outros recursos multimédia.
3. Criação de objetos de ensino e aprendizagem digitais
4. Ambientes virtuais de aprendizagem: sistemas de gestão da aprendizagem e sistemas de gestão de conteúdos.
5. Desenho de cenários de aprendizagem
2. Conceção, produção e avaliação de recursos educativos: componentes e modelos de análise de recursos educativos análise de software educativo e de websites; análise de outros recursos multimédia.
3. Criação de objetos de ensino e aprendizagem digitais
4. Ambientes virtuais de aprendizagem: sistemas de gestão da aprendizagem e sistemas de gestão de conteúdos.
5. Desenho de cenários de aprendizagem
Métodos de Ensino
Em linha com a Política Pedagógica da UÉ, as metodologias da UC, sustentadas na abordagem socioconstrutivista, pressupõem a participação ativa dos estudantes na co-construção do conhecimento. São privilegiadas estratégias diversificadas, como a aprendizagem invertida e baseada em projetos, bem como a partilha e discussão de conceitos em trabalho individual e colaborativo. Os estudantes poderão realizar apresentações, analisar literatura relevante, visualizar vídeos, aplicar conhecimentos em exercícios práticos e refletir sobre as aprendizagens. O recurso a ambientes LMS permitirá alargar e complementar o trabalho desenvolvido em sala de aula. Prevê-se ainda a participação de especialistas para aprofundar temáticas e dar a conhecer investigação na área. A participação ativa é fundamental para o sucesso na UC, exigindo especial atenção à frequência (cf. artigo 105.º do RAUE).
Avaliação
I. Regime de Avaliação Contínua
A avaliação decorre ao longo de todo o período de aulas, de forma contínua, mediante a realização de tarefas de natureza diversa, individuais e em grupo. Para o apuramento da classificação final serão consideradas as seguintes componentes:
A. Checkpoint de Aprendizagem (Quiz) ? 30%
B. Trabalho de Grupo (Proposta de Atividade com Tecnologias) ? 40%
C. Participação e implicação (Flashback das Aulas) ? 30%
II. Regime de Avaliação Final
A avaliação consiste numa prova escrita, a realizar no período de avaliação definido no calendário escolar. A classificação obtida na prova escrita terá a ponderação de 100% na nota final.
A avaliação decorre ao longo de todo o período de aulas, de forma contínua, mediante a realização de tarefas de natureza diversa, individuais e em grupo. Para o apuramento da classificação final serão consideradas as seguintes componentes:
A. Checkpoint de Aprendizagem (Quiz) ? 30%
B. Trabalho de Grupo (Proposta de Atividade com Tecnologias) ? 40%
C. Participação e implicação (Flashback das Aulas) ? 30%
II. Regime de Avaliação Final
A avaliação consiste numa prova escrita, a realizar no período de avaliação definido no calendário escolar. A classificação obtida na prova escrita terá a ponderação de 100% na nota final.
Bibliografia
Bates, A. W. T. (2019). Teaching in a Digital Age - Second Edition. PressBooks.
Costa, F., Rodriguez, C., Cruz, E., & Fradão, S. (2012). Repensar as TIC na Educação. Santillana.
Costa, F.A; Cruz, E.; Sousa, E. (2024). Aprender Com Tecnologias, Inovar Práticas. O Projeto Escol@s Digitais. IEUL.
Fialho, I., Cid, M. & Coppi, M. (2023). Advantages and difficulties in the use of digital platforms and technologies by teachers and students. Revista Brasileira de Educação, 28, e280050.
Jonassen, D. (2007). Computadores, Ferramentas Cognitivas. Porto Editora.
Lucas, M.& Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro europeu de competência digital para educadores. UA.
MGIEP (2019). Rethinking pedagogy: exploring the potential of digital technology in achieving quality education. UNESCO
OECD (2010). Inspired by Technology, Driven by Pedagogy. A systemic approach toTechnology-based school Innovations. OECD.
Paniagua, A. & Istance, D. (2018). Teachers as Designers of Learning Environments. OECD
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Paniagua, A. & Istance, D. (2018). Teachers as Designers of Learning Environments. OECD