2024

Fundamentos da Didática das Ciências

Nome: Fundamentos da Didática das Ciências
Cód.: PED14717M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Compreender o conceito de didática, bem como a natureza e o significado da investigação em didática das ciências
2. Compreender os tipos de conhecimento necessários à profissão de professor
3. Discutir as finalidades educativas das disciplinas da área das ciências e o seu contributo para a promoção da literacia e da cultura científica dos cidadãos
4. Analisar sinergias entre diferentes perspetivas curriculares e suas implicações didáticas
5. Conhecer os fundamentos biológicos, psicológicos e sociológicos da didática
6. Problematizar modelos e tendências curriculares no ensino das ciências, nomeadamente de natureza interdisciplinar e transdisciplinar
7. Compreender a importância da linguagem no ensino e na aprendizagem das ciências
8. Compreender paradigmas avaliativos e principais determinantes das formas de avaliação

Conteúdos Programáticos

1. Conceito de didática: da perspetiva histórica à didática como ciência e sua investigação
2. Conhecimento profissional do professor
3. Relevância da literacia científica: consequências para o currículo escolar
4. Didática e currículo
5. Fundamentos biológicos, psicológicos e sociológicos da didática
6. Modelos e tendências curriculares no ensino das ciências
7. Linguagem, comunicação e aprendizagem nas aulas de ciências
8. Avaliação no processo de ensino e de aprendizagem

Métodos de Ensino

As metodologias privilegiam a participação ativa dos estudantes, através de estratégias diversificadas, como o debate, a análise de documentos, a reflexão e a crítica fundamentada, valorizando-se a articulação com a investigação realizada nesta área. Os estudantes desenvolvem tarefas em sala de aula, de natureza individual e colaborativa, que se apoiam em recursos e instrumentos que facilitem a compreensão dos objetivos de aprendizagem e a sua consecução com êxito. Prevê-se a participação de especialistas em determinadas temáticas por forma a aprofundar e enriquecer a formação nesta área e a proporcionar aos estudantes a oportunidade de conhecerem a investigação que é realizada neste domínio.

Avaliação

A avaliação nesta uc tem em conta o regime de avaliação da Universidade de Évora, que inclui o regime de avaliação contínua e o regime de avaliação final. Regime de avaliação contínua: a avaliação está integrada no ensino e na aprendizagem, desempenhando uma função reguladora. Ocorre ao longo do semestre, de forma contínua, mediante a realização de tarefas de natureza diversa, individuais e em grupo. A classificação final será obtida a partir da realização de 4 tarefas (T) de análise e reflexão crítica de documentos relativos aos temas abordados, sendo também tida em conta a participação (P) dos estudantes. CF=90% T + 10% P. Regime de avaliação final: os estudantes que optarem por este regime realizam uma prova escrita (PE), cuja classificação será a classificação final da UC. CF = 100% PE.

Bibliografia

Bybee, R., Powell, J., Trowbridge, L. (2008). Teaching secondary school science: strategies for developing scientific literacy. Pearson.
Correia, S. & Cid, M. (2021). Avaliação das aprendizagens nas aulas de Ciências Naturais e Biologia e Geologia: das perceções às práticas. Revista Brasileira de Educação, 26, 1-21.
Chalmers, A. (2013). What is this thing called science?. Open University.
Corrigan, D., Buntting, C., Dillon, J., Jones, A. & Gunstone, R. (Eds.). (2015). The future in learning science: What's in it for the learner? Springer.
Epifânio, R. & Dimas, S. (Coords.) (2021). Manuel Ferreira Patrício (Vol. I). Movimento Internacional Lusófono.
Flores, A., & Barwani, T. (Eds.) (2016). Redefining teacher education for the post-2015 era: global challenges and best practices. Nova Science.
NASEM (2021). Call to action for science education: Building opportunity for the future. National Academies Press.
Vygotsky, L. (1986). Pensamiento y lenguaje. La Pléyade