2024
Metodologias de Investigação em Educação
Nome: Metodologias de Investigação em Educação
Cód.: PED11169M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Ciências da Educação
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Conhecer os supostos epistemológicos que diferenciam as grandes vias de abordagem à realidade educativa.
Desenvolver competências de investigação em educação, identificando as suas especificidades. Aplicar conceitos fundamentais de investigação em educação, na análise e desenho da pesquisa. Conhecer métodos e técnicas de recolha de dados de investigação em educação. Conhecer técnicas de tratamento e análise de dados resultantes de investigação em educação. Construir projetos de investigação metodologicamente fundamentados e adequados aos problemas em estudo. Analisar e elaborar relatórios críticos de investigação; Ser capaz de utilizar a dimensão de investigação, mobilizando saberes anteriormente referidos, associada a projetos de intervenção no âmbito da educação.
Desenvolver competências de investigação em educação, identificando as suas especificidades. Aplicar conceitos fundamentais de investigação em educação, na análise e desenho da pesquisa. Conhecer métodos e técnicas de recolha de dados de investigação em educação. Conhecer técnicas de tratamento e análise de dados resultantes de investigação em educação. Construir projetos de investigação metodologicamente fundamentados e adequados aos problemas em estudo. Analisar e elaborar relatórios críticos de investigação; Ser capaz de utilizar a dimensão de investigação, mobilizando saberes anteriormente referidos, associada a projetos de intervenção no âmbito da educação.
Conteúdos Programáticos
Fundamentos epistemológicos da investigação em educação.
A ética da investigação.
Estratégias de investigação e desenhos de investigação: a inter-relação entre paradigma(s), problema(s), objetivos e métodos de investigação.
Métodos, técnicas e instrumentos de recolha e análise de dados.
O projeto de investigação e a ação educativa. A investigação-ação como estratégia de consolidação da prática docente.
A escrita de relatórios científicos: o caso específico do relatório de Prática de Ensino Supervisionada.
A ética da investigação.
Estratégias de investigação e desenhos de investigação: a inter-relação entre paradigma(s), problema(s), objetivos e métodos de investigação.
Métodos, técnicas e instrumentos de recolha e análise de dados.
O projeto de investigação e a ação educativa. A investigação-ação como estratégia de consolidação da prática docente.
A escrita de relatórios científicos: o caso específico do relatório de Prática de Ensino Supervisionada.
Métodos de Ensino
De acordo com os objetivos da unidade curricular, serão desenvolvidas metodologias que privilegiem a participação dos estudantes nas aulas, através do debate, da crítica fundamentada e da intervenção reflexiva, bem como da experimentação de instrumentos de investigação, contribuindo, simultaneamente, para a consolidação dos seus saberes e para a respetiva mobilização. Ainda de acordo com os objetivos, serão desenvolvidos modelos de aula centradas nos estudantes e no seu desenvolvimento pessoal e profissional
Avaliação
Para obter aprovação na unidade curricular, qualquer estudante que tenha cumprido os critérios de assiduidade mínima, deverá realizar dois trabalhos individuais: um que consistirá na análise crítica de um artigo de investigação (50%) e outro que consistirá na realização de um projeto de investigação na área específica do seu curso (50%). Os trabalhos solicitados aos estudantes são adequados às áreas relativas à especificidade de cada curso.
Bibliografia
Arthur, J. (ed) (2012). Research methods and methodologies in education. Sage.
Bergman, M. M. (ed) (2008). Advances in mixed methods research: theories and applications. Sage
Denzin, N. & Lincoln, Y. (Eds.) (2011). Handbook of qualitative research. Sage.
Creswell, J.W. & Poth, C.N. (2018). Qualitative inquiry and research design. (4th ed). Sage
Efron, S. E. & Ravid, R. (2013). Action Research in Education. A Practical Guide. Guilford.
King, N. & Horrocks, C. (2010). Interviews in qualitative research. SAGE
Leavy, P. (2017). Research design. Guilford
Moreira, J. M. (2009). Questionários: teoria e prática. Almedina.
Neuman, W. L. (2011). Social research methods: qualitative and quantitative approaches. Pearson Education
Silverman, D. (2010). Doing qualitative research: A practical handbook. (4th ed.) Sage.
Simons, H. (2009). Case study research in practice. SAGE
Yin, R. (2016). Qualitative research from start to finish. (2nd ed). Guilford
Bergman, M. M. (ed) (2008). Advances in mixed methods research: theories and applications. Sage
Denzin, N. & Lincoln, Y. (Eds.) (2011). Handbook of qualitative research. Sage.
Creswell, J.W. & Poth, C.N. (2018). Qualitative inquiry and research design. (4th ed). Sage
Efron, S. E. & Ravid, R. (2013). Action Research in Education. A Practical Guide. Guilford.
King, N. & Horrocks, C. (2010). Interviews in qualitative research. SAGE
Leavy, P. (2017). Research design. Guilford
Moreira, J. M. (2009). Questionários: teoria e prática. Almedina.
Neuman, W. L. (2011). Social research methods: qualitative and quantitative approaches. Pearson Education
Silverman, D. (2010). Doing qualitative research: A practical handbook. (4th ed.) Sage.
Simons, H. (2009). Case study research in practice. SAGE
Yin, R. (2016). Qualitative research from start to finish. (2nd ed). Guilford
Equipa Docente
- Marília Pisco Castro Cid [responsável]
- Paulo Jaime Lampreia Costa