2024
Programação
Nome: Programação
Cód.: INF14252M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Informática
Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
n.a.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
No final do curso os alunos devem:
- desenvolver conhecimentos e capacidades de raciocínio algorítmico e de programação
- saber usar linguagens direcionadas para o cálculo numérico e programação de sistemas embebidos
- conseguir desenvolver soluções de software
- desenvolver competências de trabalho em equipa no desenvolvimento de soluções de software.
- desenvolver conhecimentos e capacidades de raciocínio algorítmico e de programação
- saber usar linguagens direcionadas para o cálculo numérico e programação de sistemas embebidos
- conseguir desenvolver soluções de software
- desenvolver competências de trabalho em equipa no desenvolvimento de soluções de software.
Conteúdos Programáticos
Introdução ao ambiente de programação: conceitos e ferramentas
Variáveis, expressões e instruções
Definição e Uso de Funções
Estruturas de controlo
Estruturas de dados nativas
Estruturas de dados sequenciais: listas, tuplos e strings
Estruturas de dados associativas: dicionários
Conceitos básicos de input/output (I/O)
Manipulação de ficheiros
Interface gráfica
Uso de funções de biblioteca
Bibliotecas com funcionalidade avançada para cálculo científico
Ferramentas de programação para microcontroladores
Variáveis, expressões e instruções
Definição e Uso de Funções
Estruturas de controlo
Estruturas de dados nativas
Estruturas de dados sequenciais: listas, tuplos e strings
Estruturas de dados associativas: dicionários
Conceitos básicos de input/output (I/O)
Manipulação de ficheiros
Interface gráfica
Uso de funções de biblioteca
Bibliotecas com funcionalidade avançada para cálculo científico
Ferramentas de programação para microcontroladores
Métodos de Ensino
Aulas teóricas; aulas práticas com problemas que acompanham a matéria teórica.
Disponibilização de uma série de exercícios, de dificuldade incremental, cobrindo os tópicos ensinados, para os alunos praticarem o seu domínio da matéria.
Disponibilização de uma série de exercícios, de dificuldade incremental, cobrindo os tópicos ensinados, para os alunos praticarem o seu domínio da matéria.
Avaliação
Avaliação:
(i) 3 frequências ou testes intercalares (3x25%), por escrito, ou um exame final escrito (75%);
(ii) desenvolvimento de um pequeno projeto de programação (25%).
(i) 3 frequências ou testes intercalares (3x25%), por escrito, ou um exame final escrito (75%);
(ii) desenvolvimento de um pequeno projeto de programação (25%).
Bibliografia
Sheppard, K. (2018). Introduction to Python for Econometrics, Statistics and Data Analysis, 3rd Edition. University of Oxford
Downey, A. B. (2016). Think Python - How to Think Like a Computer Scientist, 2nd ed. Green Tea Press
Downey, A. B. (2016). Think Python - How to Think Like a Computer Scientist, 2nd ed. Green Tea Press
Equipa Docente
- José Miguel Gomes Saias [responsável]