2023

Seminário II

Nome: Seminário II
Cód.: ARQ09902D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Arquitectura

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1.Investigação empírica em arquitectura
2. A procura da ordem na construção do espaço
3. A importância heurística da viagem em arquitectura
4. Modelos e práticas de “recolha” e “passeio” arquitectónico

Conteúdos Programáticos

O programa constrói-se em torno de processos familiares às modalidades de investigação em arquitectura ligadas com uma dimensão mais empírica e, de certa maneira intuitiva. Procuram- se sistematizar estes processos em três pontos: VIAGENS, RECOLHAS e SÍNTESES.
Nas aulas preparadas procura-se demonstrar como a prática da viagem e as modalidades de recolha se podem articular e convergir para uma síntese onde é clara a construção de estruturas de aproximação ao projecto de arquitectura.
A viagem como meio de abertura ao conhecimento, a partir da insubstituível acção de experiência de lugares e de espaços.
O momento da recolha, como esforço de construção de uma ordem que permite arquivar, registar e descodificar o "material" recolhido.
A síntese como resultado da experiência da viagem e da estratégia da recolha, explanados numa proposta projectual concreta. A questão da representação é, neste ponto, um aspecto fundamental na medida em que se encontra associada à comunicação do projecto.

Métodos de Ensino

Os conteúdos do programa serão desenvolvidos em três partes (cada qual correspondente a cada um dos pontos referidos). Para cada parte será convidado um Professor ou Especialista que se distinga pelo domínio da matéria em causa e que será convidado a apresentar uma conferência.
A disciplina é predominantemente de carácter teórico, estruturando-se num formato de conferência e debate. A avaliação será feita com base na participação activa e qualitativa dos alunos nos debates/conferências.

Bibliografia

Marc Desportes, Paysages en mouvement: transports et perception de l?espace XVIII - XX siècle, Éditions Gallimard, Paris, 2005.
Rebecca Solnit, Wanderlust: A History of Walking, Penguin books, New York, 2001.
Carlos Ferrater & Associados (OAB), Borja Ferrater, Sincronizar la Geometria, Edición ACTAR, Barcelona, 2006.
Juan Antonio Ramirez, La Metáfora de la Colmen: de Gaudí a Le Corbusier, Ediciones
Siruela, Madrid, 1998.
Luis Fernandez-Galiano, Casa, Cuerpo, Crisis, AV Monografías nº 104 (2003), Arquitectura Viva SL, Madrid, 2003.
Alison & Peter Smithson, Sze Tsung Leong and Chuihua Judy Chung (coord.), The Charged Void: Architecture, The Monacelli Press, New York, 2001.
Jacinto Rodrigues, Álvaro Siza, obra e método, Livraria Civilização Editora, Porto, 1992.
Roger Connah, Writing Architecture. Fantomas Fragments Fictions - An Architectural Journey through the 20th Century, The MIT Press, Cambridge, Massachusetts, 1990.