2024
Biologia de Fungos Superiores
Nome: Biologia de Fungos Superiores
Cód.: BIO14188M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Ciências Biológicas
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Unidade curricular eminentemente com aplicação prática em saída de campo e de identificação de macrofungos (cogumelos).
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
A unidade curricular visa dar aos estudantes uma visão geral sobre a biologia, taxonomia e filogenia dos fungos superiores (Ascomycota e Basidiomycota) e da sua importância nos ecossistemas naturais, enquanto bioindicadores e do seu potencial aproveitamento económico.
No final da unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:
- Conhecer os diversos tipos de macrofungos.
- Reconhecer e identificar os principais grupos taxonómicos dos macrofungos.
- Compreender a importância dos macrofungos nos ecossistemas - saber aplicar as normas de boas práticas para a colheita das frutificações comestíveis de macrofungos.
- Aplicar os conhecimentos adquiridos sobre a biodiversidade e conservação dos macrofungos.
- Possuir conhecimentos básicos sobre usos diversos dos macrofungos.
- Compreender a importância dos f
No final da unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:
- Conhecer os diversos tipos de macrofungos.
- Reconhecer e identificar os principais grupos taxonómicos dos macrofungos.
- Compreender a importância dos macrofungos nos ecossistemas - saber aplicar as normas de boas práticas para a colheita das frutificações comestíveis de macrofungos.
- Aplicar os conhecimentos adquiridos sobre a biodiversidade e conservação dos macrofungos.
- Possuir conhecimentos básicos sobre usos diversos dos macrofungos.
- Compreender a importância dos f
Conteúdos Programáticos
1. O Reino dos Fungos: organismos eucariotas e heterotróficos.
2. Principais marcos históricos da Micologia.
3. Caracterização dos verdadeiros fungos. Organização celular: a célula fúngica (estrutura e ultraestrutura); estrutura das hifas (ultraestrutura e modelo de crescimento).
4. Os principais grupos taxonómicos, classificação, caracterização somática e reprodutora (sexual e assexual): Divisões: Ascomycota e Basidiomycota. Ciclos de vida e metabolismo. Fisiologia e ecologia: saprofitismo, parasitismo, mutualismo.
5. Importância dos fungos como: biodegradadores da matéria orgânica e bioindicadores. Importância económica e usos diversos dos macrofungos.
6. Biodiversidade e conservação de macrofungos.
7. O papel dos fungos nas florestas: Wood wide web
2. Principais marcos históricos da Micologia.
3. Caracterização dos verdadeiros fungos. Organização celular: a célula fúngica (estrutura e ultraestrutura); estrutura das hifas (ultraestrutura e modelo de crescimento).
4. Os principais grupos taxonómicos, classificação, caracterização somática e reprodutora (sexual e assexual): Divisões: Ascomycota e Basidiomycota. Ciclos de vida e metabolismo. Fisiologia e ecologia: saprofitismo, parasitismo, mutualismo.
5. Importância dos fungos como: biodegradadores da matéria orgânica e bioindicadores. Importância económica e usos diversos dos macrofungos.
6. Biodiversidade e conservação de macrofungos.
7. O papel dos fungos nas florestas: Wood wide web
Métodos de Ensino
Aulas teóricas e práticas com ensino presencial. Nas aulas teóricas serão apresentados os conceitos, a estrutura da matéria, proceder- se-á à orientação do processo de aprendizagem. As aulas práticas decorrerão em laboratórios e "no campo", sempre que possível,
através de visitas de estudo a locais de reconhecido interesse. A avaliação será efectuada através de um exame escrito de perguntas: de escolha múltipla, completar frases, desenvolvimento e identificação de espécimes de macrofungos (escala 0 a 20 valores).
através de visitas de estudo a locais de reconhecido interesse. A avaliação será efectuada através de um exame escrito de perguntas: de escolha múltipla, completar frases, desenvolvimento e identificação de espécimes de macrofungos (escala 0 a 20 valores).
Bibliografia
ALEXOUPOULOS, C. J., Mims, C. W. & Blackwell, M. 1996. Introductory Mycology. 4rd. ed. John Wiley & Sons, New York.
COURTECUISSE, R., 1999. Mushrooms of Britain and Europe (Collins Wildlife Trust Guide Mushrooms). HarperCollins Publ., London.
JENNINGS, D. H. & Lysek, G. (1996). Fungal Biology. Bios Scientific Plublishers, Oxford.
MOORE, David, Nauta, M. M., Evans, S. E., Rotheroe, M. Edts. 2001. Fungal Conservation - Issues and Solutions. Cambridge University .
MUELLER, G. Foster, M. & Bills, G. 2004. Biodiversity of Fungi - Inventory and Monitoring Methods. Academic Press. SVRCEK, M., 2000. Mushrooms. Silverdale, Leicester.
UICN (2001) Categorias y Criterios de la Lista Roja de la UICN. Comisión de Supervivencia de Especies de la UICN. UICN, Gland
, Suiza y Cambridge, UK
WOLFSLEHNER, B., Prokofieva, I. and Mavsar, R. (editors). 2019. Non-wood forest products in Europe: Seeing the forest around the trees. What Science Can Tell Us 10. European Forest Institute.
Webgrafia actual
COURTECUISSE, R., 1999. Mushrooms of Britain and Europe (Collins Wildlife Trust Guide Mushrooms). HarperCollins Publ., London.
JENNINGS, D. H. & Lysek, G. (1996). Fungal Biology. Bios Scientific Plublishers, Oxford.
MOORE, David, Nauta, M. M., Evans, S. E., Rotheroe, M. Edts. 2001. Fungal Conservation - Issues and Solutions. Cambridge University .
MUELLER, G. Foster, M. & Bills, G. 2004. Biodiversity of Fungi - Inventory and Monitoring Methods. Academic Press. SVRCEK, M., 2000. Mushrooms. Silverdale, Leicester.
UICN (2001) Categorias y Criterios de la Lista Roja de la UICN. Comisión de Supervivencia de Especies de la UICN. UICN, Gland
, Suiza y Cambridge, UK
WOLFSLEHNER, B., Prokofieva, I. and Mavsar, R. (editors). 2019. Non-wood forest products in Europe: Seeing the forest around the trees. What Science Can Tell Us 10. European Forest Institute.
Webgrafia actual
Equipa Docente
- Celeste Maria Martins Santos e Silva [responsável]