2024
Seminários em Bioarqueologia
Nome: Seminários em Bioarqueologia
Cód.: BIO14699M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Ciências Biológicas
Língua(s) de lecionação: Português, Italiano
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Esta UC visa apresentar os temas potenciais para as dissertações, bem como o delineamento do estudo, metodologias a utilizar e análise de resultados.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
A UC funciona como antecâmara do projecto de dissertação, e pretende dotar os alunos das capacidades necessárias e suficientes para uma bem-sucedida concretização das dissertações. As críticas construtivas que os docentes farão nas sessões de seminário, pretendem assegurar as melhores condições em termos de conhecimento e competências por parte dos alunos, para o desenvolvimento seguro e eficaz dos seus projectos de dissertação.
A UC visa também antecipar o papel do orientador científico com vista ao estudante sentir apoio durante as diversas etapas da dissertação.
Em suma, pretende-se que os estudantes:
1. Desenvolvam e consolidem um espírito crítico sobre as metodologias utilizadas na investigação em bioarqueologia;
2. Sejam capazes de elaborar questões de investigação e de delinear os procedimentos necessários para obter as respectivas respostas;
3. Adquiram as melhores competências em comunicação oral científica;
4. Sejam capazes de incorporar os ODS na prática bioarquelógica.
A UC visa também antecipar o papel do orientador científico com vista ao estudante sentir apoio durante as diversas etapas da dissertação.
Em suma, pretende-se que os estudantes:
1. Desenvolvam e consolidem um espírito crítico sobre as metodologias utilizadas na investigação em bioarqueologia;
2. Sejam capazes de elaborar questões de investigação e de delinear os procedimentos necessários para obter as respectivas respostas;
3. Adquiram as melhores competências em comunicação oral científica;
4. Sejam capazes de incorporar os ODS na prática bioarquelógica.
Conteúdos Programáticos
Apresentação geral de temas potenciais para dissertações.
Objectivos gerais do programa de trabalhos.
Delineamento do estudo, metodologias de campo e de análise.
Primeiros resultados e tratamento de dados.
Avaliação final da estrutura e do conteúdo: objectivos; metodologias, sinopse de conhecimentos, revisão bibliográfica.
Objectivos gerais do programa de trabalhos.
Delineamento do estudo, metodologias de campo e de análise.
Primeiros resultados e tratamento de dados.
Avaliação final da estrutura e do conteúdo: objectivos; metodologias, sinopse de conhecimentos, revisão bibliográfica.
Métodos de Ensino
S: quatro sessões de seminário nas quais cada aluno apresentará o seu tema de dissertação e os diversos aspectos e circunstâncias que o envolvem em cada um dos momentos. O papel dos docentes estará focado na crítica construtiva da apresentação, sublinhando os aspectos que deverão ser melhorados.
Avaliação
A avaliação incidirá sobre as apresentações orais e subsequentes relatórios, feitos por cada estudante individualmente, ao longo das quatro sessões, sendo cada uma tem a mesma proporção (1/4) na classificação final.
Em cada sessão haverá uma discussão crítica e pública por parte do júri da disciplina das várias propostas apresentadas pelos estudantes, quer na forma oral (com suporte audiovisual), quer na forma escrita (relatório sucinto). A avaliação não-contínua implicará a entrega de um relatório final e respectiva apresentação oral.
Em cada sessão haverá uma discussão crítica e pública por parte do júri da disciplina das várias propostas apresentadas pelos estudantes, quer na forma oral (com suporte audiovisual), quer na forma escrita (relatório sucinto). A avaliação não-contínua implicará a entrega de um relatório final e respectiva apresentação oral.
Bibliografia
Bongers, A. & Macartney, D. (2020). Principles of Scientific Communication. CHEM803, Queens University, Ontario.
Haber, R.J., & Lingard, L.A. (2001). Learning oral presentation skills. Journal of General Internal Medicine, 16(5): 308-314.
Haber, R.J., & Lingard, L.A. (2001). Learning oral presentation skills. Journal of General Internal Medicine, 16(5): 308-314.