2024

Materiais Biológicos

Nome: Materiais Biológicos
Cód.: BIO14695M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências Biológicas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Esta UC aborda as características dos materiais biológicos mais frequentes em contexto arqueológico e o seu potencial informativo.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Pretende-se que os estudantes:
Tomem contacto com os materiais biológicos mais frequentes em contexto arqueológico;
Conheçam as possibilidades e limitações das análises dos materiais biológicos;
Adquiram/fortaleçam as vantagens das abordagens transdisciplinares na investigação das populações do passado.

Conteúdos Programáticos

Identificação e interpretação de restos arqueológicos vegetais: pólen, fitólitos, grãos de amido.
As origens do cultivo e da domesticação das plantas.
Recoleção e práticas agrícolas (estratégias de subsistência).
As fontes de combustível utilizadas: uma abordagem antracológica.
Palinologia: morfologia do pólen (caracteres de diagnóstico). Indicadores polínicos de transformações ambientais e impacto antrópico.
Conceitos de classificação botânica e grupos de plantas terrestres.
Recolha de amostras para procura e identificação de parasitas.
Metodologias a utilizar para a recolha adequada de DNA e de outros materiais biológicos (e.g.proteínas).
Seminários de conteúdo variável, mas que se pretende que cubram assuntos como a Paleoparasitologia, Paleohistologia, Proteómica e DNA antigo.

Métodos de Ensino

Aulas TP serão presenciais, de carácter expositivo, com recurso a suporte audio-visual e plataforma Moodle. As aulas TP contarão com a existência de colecções de referência úteis como o acervo do Herbário, do Banco de Sementes, da Colecção de Palinologia da Universidade de Évora
As aulas S terão a participação de investigadores internacionais.

Avaliação

A avaliação contínua será constituída por uma prova teórico-prática (40%), pela realização de uma monografia sobre um tópico programático (40%) e por exercícios baseados na análise de artigos científicos ou de problemas concretos (20%). Os estudantes terão acesso a uma avaliação final, constituída por um exame final, de acordo com o estipulado no Regulamento Académico da Universidade de Évora.

Bibliografia

Taylor, T.N. (1981). Paleobotany. An Introduction to Fossil Plant Biology. McGraw-Hill.
Le Bailly, M., Maicher, C., Roche, K., & Dufour, B. (2021). Accessing Ancient Population Lifeways through the Study of Gastrointestinal Parasites: Paleoparasitology. Applied Sciences, 11(11), 4868.
Serrano, J. G., Ordóñez, A. C., & Fregel, R. (2021). Paleogenomics of the prehistory of Europe: human migrations, domestication and disease. Annals of Human Biology, 48(3), 179-190.
Hendy, J. (2021). Ancient protein analysis in archaeology. Science Advances, 7(3), eabb9314.