2023

Dramaturgias

Nome: Dramaturgias
Cód.: ARC13923M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Teatro

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: B-learning

Apresentação

A UC Dramaturgias representa uma componente estruturante no campo teórico do curso com uma clara aplicação à prática laboratorial. Entende-se que a sua frequência e aprovação são basilares para uma aquisição crítica eficaz das ferramentas práticas necessárias ao trabalho do actor/encenador.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Conhecimentos:

• aquisição teórica da diversidade dos conceitos de Dramaturgia numa percepção histórica;
• percepção crítica das potencialidades do campo da Dramaturgia na prática teatral contemporânea;
• alargamento da compreensão da função dramatúrgica em contextos artísticos e socioculturais diversos.

Aptidões:

• produção reflexiva pessoal sobre o campo de estudos da Dramaturgia;
• capacidades de análise dramatúrgica aplicada em contextos artísticos específicos;
• articulação dos conhecimentos dramatúrgicos com o trabalho prático de criação;
• experimentação da multiplicidade potencial das obras e das suas leituras.

Competências:

• praticar a análise dramatúrgica aplicada à formação do actor-encenador;
• desenvolver novas práticas de leitura e interpretação do texto teatral;
• promover a produção do sentido da obra encenada/interpretada com materiais verbais e não verbais pela sua aplicação à cena.

Conteúdos Programáticos

1. Princípios gerais

1.1. As raízes da dramaturgia europeia: a tradição aristotélica;
1.2. A epicidade na tradição dramática europeia;
1.3. Da dramaturgia do texto para a dramaturgia da cena: a invenção da encenação;
1.4. O século XX e o início do séc. XXI: questionamentos e novos modelos para a escrita dramática e cénica.

2. Tópicos na Dramaturgia contemporânea

2.1. Dramaturgia do actor;
2.2. Dramaturgia visual e sonora;
2.3. A dramaturgia no trabalho criativo em cena;
2.4. Performance e teatro performativo
2.5. A dramaturgia colaborativa (devised theatre) e o actor-encenador.
2.6. Dramaturgia do teatro documentário
2.7. Dramaturgia e novas tecnologias;
2.8. Dramaturgia do espectador;
2.9. Dramaturgia autobiográfica;


Métodos de Ensino

Metodologias de Ensino:
A aprendizagem é realizada a partir de leituras individuais de referência (bibliografia), discutida em sessões colectivas de visionamento e comentários de documentos vídeo ou espectáculos ao vivo, e da realização de um trabalho individual de reflexão crítica sobre o conteúdo da unidade curricular.

Avaliação:
Assiduidade e pontualidade: 25%
Participação activa nas sessões: 25%
Realização de um dossiê individual de reflexão crítica: 50%


Bibliografia

Ackerman, A. & Puchner, M. (eds.) (2006). Against Theatre: Creative Destructions on the Modernist Stage. London: Palgrave.
Auslander, P. (2008). Liveness: Performance in a Mediatized Culture. London & New York: Routledge.
Bellisco, M, Cifuentes, M. J., Artea (org.).(2011). Repensar La Dramaturgia: Errancia y Transformacion. Murcia: Centro Parraga & CENDEAC.
Fischer-Lichte, E. (2019). A Estética do Performativo. Lisboa:Orfeu Negro.
Lehmann, H.-T. (2017). Teatro pós-dramático. Lisboa: Orfeu Negro.
Romanska, R. (2015). The Routledge Companion to Dramaturgy. London & New York: Routledge.
Sarrazac, J-P (2012). Léxico do teatro moderno e contemporâneo. São Paulo, Cosac Naify.
Rancière, J. (2014). O espectador emancipado. São Paulo, Martins Fontes.
Trencsenyc, K. & Cochrane, B. (2014). New Dramaturgy. London: Bloomsbury.
Turner C. & Berndt, S.K. (2008). Dramaturgy and Performance. Basingstoke: Palgrave Macmillan

Equipa Docente