2024
Projeto III
Nome: Projeto III
Cód.: VIS12196M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Design
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
O contexto e pretexto de I&D inscreve-se no âmbito do projeto de investigação integrado: Comunicação / Editorial / Tipografia / User Experience / Interaction Design / Motion Media / Estratégias / Produto / Serviço / Ambientes / Estudos de Design / Design para a Sustentabilidade / Biomimética /...
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Esta UC prepara o projeto de investigação de Mestrado em Design, com enfoque em Design Editorial, Design de Produto ou Design de Interação, nas modalidades: Trabalho de Projeto; Dissertação; Relatório de Estágio
Os objetivos de aprendizagem promovem o desenvolvimento de capacidades de exploração, conceptualização e reflexão crítica, através de estratégias e itinerários de Design, informados e inspirados
Os conhecimentos, aptidões e competências desenvolvem-se num nível de complexidade elevado e aplicam-se aos processos integrados de Investigação e Desenvolvimento em Design
a. Ser capaz de encontrar uma oportunidade de Design e um contexto de investigação;
b. Saber organizar um documento síntese que configure uma proposta de investigação em Design compatível com o ciclo de estudos no qual se inscreve;
c. Saber convocar e discutir o aparato crítico adequado à argumentação;
d. Saber comunicar em todas as dimensões discursivas;
e. Ser eticamente comprometido;
f. Procurar Ser Inovação.
Os objetivos de aprendizagem promovem o desenvolvimento de capacidades de exploração, conceptualização e reflexão crítica, através de estratégias e itinerários de Design, informados e inspirados
Os conhecimentos, aptidões e competências desenvolvem-se num nível de complexidade elevado e aplicam-se aos processos integrados de Investigação e Desenvolvimento em Design
a. Ser capaz de encontrar uma oportunidade de Design e um contexto de investigação;
b. Saber organizar um documento síntese que configure uma proposta de investigação em Design compatível com o ciclo de estudos no qual se inscreve;
c. Saber convocar e discutir o aparato crítico adequado à argumentação;
d. Saber comunicar em todas as dimensões discursivas;
e. Ser eticamente comprometido;
f. Procurar Ser Inovação.
Conteúdos Programáticos
Os conteúdos programáticos desta UC são o suporte teórico à elaboração da Proposta do Projeto de Investigação e ao seu desenvolvimento.
1. Perspetivas para o Design:
Especulação participada sobre visões de futuro;
2. Universos de Investigação e Desenvolvimento em Design:
Visões; Estratégias; Itinerários; Processos; Métodos; Instrumentos.
3. O Trabalho Científico e a Proposta de Projeto de Investigação:
Título, Resumo; Palavras-Chave; Abstract; Keywords; Índice; Introdução (Problemática, Questões de Investigação, Objetivos); Enquadramento Teórico/Estado da Arte; Hipótese/Argumento; Calendário Previsional; Referências; Bibliografia.
4. Variedade e Complexidade:
Referências inspiradoras; Cultura em Design;
5. Experiências e Experimentação em Design:
Conferências, seminários, workshops e Assistência a Provas Públicas de Mestrado em Design.
1. Perspetivas para o Design:
Especulação participada sobre visões de futuro;
2. Universos de Investigação e Desenvolvimento em Design:
Visões; Estratégias; Itinerários; Processos; Métodos; Instrumentos.
3. O Trabalho Científico e a Proposta de Projeto de Investigação:
Título, Resumo; Palavras-Chave; Abstract; Keywords; Índice; Introdução (Problemática, Questões de Investigação, Objetivos); Enquadramento Teórico/Estado da Arte; Hipótese/Argumento; Calendário Previsional; Referências; Bibliografia.
4. Variedade e Complexidade:
Referências inspiradoras; Cultura em Design;
5. Experiências e Experimentação em Design:
Conferências, seminários, workshops e Assistência a Provas Públicas de Mestrado em Design.
Métodos de Ensino
Exposição participada, debate, acompanhamento individual tutorial, discussão suscitada pelos pontos de situação dos projetos individuais de investigação desenvolvidos pelos alunos, exploração e simulação de casos, visionamento e debate de vídeos e filmes, resolução de problemas concretos, visionamento de outro material iconográfico relevante e aulas em contexto.
Critérios de avaliação:
1. Originalidade e oportunidade do tema; capacidade de contextualização e discussão apoiada na revisão de literatura (e/ou outros métodos) (20%);
2. Desenho de itinerário de processo / metodologias de investigação; questões de investigação, objetivos (20%);
3. Adequação, em extensão e em compreensão, do trabalho produzido até cada momento de avaliação (20%);
4. Fundamentação, argumentação, conceptualização e desenvolvimento (20%);
5. Qualidade global; potencial de Ser Inovação (20%).
Ver o brief da UC
Critérios de avaliação:
1. Originalidade e oportunidade do tema; capacidade de contextualização e discussão apoiada na revisão de literatura (e/ou outros métodos) (20%);
2. Desenho de itinerário de processo / metodologias de investigação; questões de investigação, objetivos (20%);
3. Adequação, em extensão e em compreensão, do trabalho produzido até cada momento de avaliação (20%);
4. Fundamentação, argumentação, conceptualização e desenvolvimento (20%);
5. Qualidade global; potencial de Ser Inovação (20%).
Ver o brief da UC
Bibliografia
Archer, Bruce, 1995. The Nature of Research. Co-design, Interdisciplinary Journal of Design, January, pp. 6-13.
Bayazit, Nigan, 2004. Investigating design: a review of forty years of design research. Design Issues, 20(1), Winter, pp. 16-2.
Doordan, Dennis, 2018. Design research today: challenges and opportunities, Archives of Design Research, 31(3), pp. 5-15.
Laurel, Brenda, ed., 2003. Design Research: methods and perspectives. Cambridge, MA: the MIT Press.
A bibliografia de apoio a esta UC será recomendada a cada aluno de acordo com a especificidade da sua área de investigação, tendo-se como referência complementar a bibliografia de outras UC do curso.
The literature supporting this UC will be recommended to each student according to their specific area of research, however it will be taken as reference base the bibliography of other study cycle UC.
Bayazit, Nigan, 2004. Investigating design: a review of forty years of design research. Design Issues, 20(1), Winter, pp. 16-2.
Doordan, Dennis, 2018. Design research today: challenges and opportunities, Archives of Design Research, 31(3), pp. 5-15.
Laurel, Brenda, ed., 2003. Design Research: methods and perspectives. Cambridge, MA: the MIT Press.
A bibliografia de apoio a esta UC será recomendada a cada aluno de acordo com a especificidade da sua área de investigação, tendo-se como referência complementar a bibliografia de outras UC do curso.
The literature supporting this UC will be recommended to each student according to their specific area of research, however it will be taken as reference base the bibliography of other study cycle UC.