2024

Pedagogia da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Nome: Pedagogia da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Cód.: PED11449M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Compreender a dimensão sistémica das práticas educativas em Educação de Infância como garante dos direitos das crianças num
quadro de educação para a sustentabilidade
Analisar criticamente os documentos reguladores da ação educativa do educador de infância e do professor do 1.ºCEB
Perspetivar a construção e o desenvolvimento curricular como processo integrador numa dinâmica em espiral
Conhecer diversos referenciais pedagógicos de organização e gestão do trabalho em Creche, Pré-escolar e 1.º CEB e refletir criticamente,
no sentido de fundamentar escolhas
Conhecer modelos pedagógicos, estratégias e procedimentos para a educação de infância e analisar os respetivos processos
e instrumentos
Desenvolver competências de observação, registo e análise de situações educativas para a regulação e problematização da ação
educativa e apropriação de linguagem científica
Desenvolver uma atitude reflexiva e investigativa, criando hábitos de pesquisa, seleção, organização e tratamento de informação

Conteúdos Programáticos

1. Direitos das crianças, educação para a sustentabilidade e pedagogia da educação de infância.
2. Currículo e Projetos Curriculares - desenvolvimento e gestão
2.1. Orientações Curriculares em Portugal:
2.1.1. Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar e Orientações Pedagógicas para Creche
2.1.2. Organização Curricular e Programas - 1.º Ciclo EB
2.2. Projeto curricular de turma enquanto instrumento concetual e organizativo da ação educativa
2.3. Currículos de diferentes países (ex: Austrália; Espanha; Brasil)
3. Desenvolvimento Curricular: Observação, Planeamento, Ação, Avaliação
3.1. Processos e instrumentos de observação, planeamento e avaliação para as aprendizagens
4. Modelos pedagógicos para a educação de infância (Movimento Escola Moderna; High-scope; Abordagem Régio-Emília; Waldorf;
Forest schools): fundamentos e ação
5. Modos de aprender e ensinar em educação de infância
5.1. O Brincar
5.2. O Trabalho de Projeto
5.3. Temas transdisciplinares

Métodos de Ensino

- Gestão cooperada do processo de aprendizagem;
- Aulas expositivas com debate;
- Análise e discussão crítica de textos;
- Trabalho de campo em escolas com J.I. e 1.º Ciclo EB e analise de problemas situados em contexto de aula;
- Realização de trabalhos de investigação com comunicação à turma de forma colaborativa;
- Utilização da plataforma moodle e outros dispositivos digitais como recursos comuns onde se disponibiliza informação relevante no âmbito da UC e se constrói uma rede de comunicação que alimente os processos de aprendizagem;
- Acompanhamento dos processos de aprendizagem diferenciados através de tutoria (OT).

Avaliação

Componentes da avaliação contínua:
A - Trabalho de pesquisa em grupo com comunicação à turma sobre uma das componentes do programa;
B - Trabalho de reflexão individual incidindo sobre uma componente da docência no J. I. e no 1.º ciclo EB baseado no trabalho de campo levado a cabo por cada estudante.
A classificação final será obtida através da fórmula: (A+B)/ 2
Componente de avaliação final:
A avaliação final implicará a realização de uma prova escrita (50%)e a componente B do regime de avaliação continua (50%). Os conteúdos da prova escrita incidirão sobre todas as matérias trabalhadas no âmbito da unidade curricular.

Os/as estudantes são apoiados por uma docente no desenvolvimento do trabalho de grupo e preparação da aula, bem como no desenvolver do trabalho individual, em regime de tutoria e de feedback formativo oral e escrito.

Bibliografia

Folque, M. A. (2018) O aprender a aprender no Pré-escolar: o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. (3ª Edição). FCG.
Folque, M. A.., Almeida, T., Rasteio, A. & Simões, A. (2025 no prelo). Challenges and possible paths in Education for Sustainability in Portugal. In E. Ärlemalm-Hagsér & S. Elliot (Ed.) Envisioning sustainable futures with young children: International case studies in ECEfS. (pp. xx-xx). Springer.
Leal da Costa & Sarmento, T. (2019). O que fazemos com o que fazem connosco... trilhar caminhos em interação. Revista @mbienteducação, 12 (2), 58-71.
Oliveira-Formosinho, J. (Org.) (2007) Modelos Curriculares para a Educação de Infância. Porto Editora.
Pollard, A. (Ed.) (2014). Readings for Reflective Teaching for schools. 2nd Edition. Bçoomsbury.
Niza, S. (1998). Organização social do trabalho de aprendizagem no 1.º ciclo do Ensino Básico. Inovação, 11(1), 77-98.
Oliveira-Martins, G. (Org.)(2017). Perfil dos alunos à saída da Escolariedade Obrigatória. Despa