2024

Didática da Matemática

Nome: Didática da Matemática
Cód.: PED11447M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

As aprendizagens matemáticas que as crianças das primeiras idades, até aos 10 anos, devem ter oportunidade de fazer são o foco desta UC, que analisa orientações curriculares atuais e como as desenvolver, fundamentadas na investigação em educação matemática, numa perspetiva de matemática para todos.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O1. Desenvolver a capacidade de adotar uma perspetiva crítica sobre as orientações curriculares para a educação matemática nos primeiros anos de escolaridade em Portugal no século XXI
O2. Conhecer recomendações atuais da investigação sobre o ensino, avaliação e aprendizagem da Matemática nos primeiros anos
O3. Conhecer diferentes modelos de ensino, avaliação e aprendizagem da Matemática, identificando as suas implicações nas aprendizagens matemáticas das crianças
O4. Conhecer os processos cognitivos sobre a aprendizagem da matemática elementar
O5. Conhecer ideias sobre o desenvolvimento das capacidades matemáticas transversais
O6. Planificar experiências de ensino, avaliação e aprendizagem da Matemática válidas, com tarefas diversificadas e recursos adequados, privilegiando uma abordagem de ensino exploratório da Matemática
O7. Desenvolver a capacidade de refletir sobre práticas de ensino da Matemática com o propósito da sua regulação

Conteúdos Programáticos

C1. Modelos de ensino, avaliação e aprendizagem da Matemática: do ensino direto ao ensino exploratório; propósitos educativos do seculo XXI
C2. Tarefas matemáticas: classificação e funções; nível cognitivo das tarefas
C3. Dinâmica da aula exploratória de matemática: Natureza das tarefas; comunicação na sala de aula; papel do professor na gestão da aula e na promoção do ensino, avaliação e aprendizagens dos alunos
C4. Temas matemáticos e ênfase: Número (sentido de número); Geometria (sentido espacial); Medida (processo de medir, unidades informais); Dados (contagens e representações); Álgebra (regularidades)
C5. Planificação do ensino, avaliação e aprendizagem da Matemática: importância de planificar; elementos fundamentais da planificação; trajetórias de aprendizagem segundo as orientações programáticas
C6. Reflexão sobre o ensino, avaliação e aprendizagem: análise das produções matemáticas dos alunos para a regulação das práticas

Métodos de Ensino

As metodologias a adotar preveem que o estudante tenha oportunidade de realizar várias tarefas, de natureza diversa, e contemplem diversas formas de trabalho, permitindo aprendizagens relevantes a partir da reflexão de problemas no domínio da educação matemática, o trabalho autónomo, individual e em grupo, de pesquisa e leitura de textos (contacto com a investigação), a comunicação oral (discussão e argumentação) a partir da apresentação de trabalhos realizados em pequenos grupos, a reflexão do trabalho realizado a partir do feedback de docentes e colegas, relacionar as aprendizagens com contextos de salas de jardim de infância. A avaliação contínua é uma estratégia de ensino e aprendizagem, uma vez que está ancorada no feedback contínuo aos estudantes. O email e moodle são recursos privilegiados de organização e acesso aos materiais de aprendizagem e comunicação com o docente e colegas

Avaliação

A avaliação segue o estipulado no Regulamento Académico da UE (Despacho nº7/2019)
Avaliação contínua
Este regime pretende valorizar uma postura de avaliação formativa ao longo do semestre e, naturalmente, inclui vários elementos recolhidos em diversas alturas e incidindo sobre os diferentes temas abordados na disciplina. Como elementos de avaliação serão contemplados:
A- Participação nas atividades das aulas (10%);
B- Trabalho de grupo, orientado por guião, que inclui relatório escrito e apresentação e discussão na aula (50%);
C- Trabalho individual escrito, orientado por guião (40%).
Para a obtenção da classificação final: NF= (10xA + 50xB + 40xC)/100
Em qualquer dos trabalhos de avaliação constantes em B e C a classificação não pode ser inferior a dez valores.
Avaliação por exame final
O exame implica a realização de uma prova escrita que incide sobre todos os conteúdos programáticos e a realização de uma prova prática, relativa à resolução de tarefas práticas.

Bibliografia

- Canavarro, A. P. (2011). Ensino exploratório da Matemática: Práticas e desafios. Educação e Matemática, 115, 11-17
- Latas, J., Borralho, A. & Barbosa, E. (2024). Roadmap RAFA. Da avaliação à inovação pedagógica em sala de aula. UÉvora
- NCTM (2014). Princípios para a Ação – Assegurar a todos o sucesso em Matemática. APM
- Stein, M. K., & Smith, M. (2008). Tarefas matemáticas como quadro para a reflexão: Da investigação à prática. E&M, 115, 22-28
- Stein, M. K., Engle, R. A., Smith, M. S., & Hughes, E. K. (2008). Orchestrating productive mathematical discussions: Helping teachers learn to better incorporate student thinking. Mathematical Thinking and Learning, 10(4), 313-340
- Vale, I., Pimentel, T., Barbosa, A., Borralho, A., Barbosa, E., Cabrita, E. & Fonseca, L. (2011). Padrões em Matemática: Uma Proposta Didáctica no âmbito do Novo Programa para o Ensino da Matemática. Texto Editores

Equipa Docente